sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"Um dia com....a Cantaria Artística"

Foi com muito gosto que no dia 24 de Outubro, das 10 às 12 horas, a Cidade das Profissões acolheu nas suas instalações a sessão informativa “Um dia com... a Cantaria Artística”- o talento de ornamentação, escultura e revestimento em diferentes tipos de pedra.

A sessão contou com a presença quer do Mestre António Pinto, canteiro ornatista em mármore e granito desde 1958, monitor em vários cursos de Cantaria, nomeadamente na Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra (EPCEP) que tem colaborado com diversos artistas em esculturas públicas e realizado obra pessoal, bem como do Mestre Manuel da Silva Pinto e Aprendiz José Manuel da Silva, artesãos conceituados e reconhecidos no âmbito da cantaria artística; representantes do EPCEP.


Todos os presentes tiveram a oportunidade única de presenciar em primeira mão a manifesta sensibilidade dos mestres e do aprendiz em talhar a pedra na sua forma mais tradicional ao empregar ferramentas especiais.

Com o apoio do Mestre António Pinto alguns dos presentes puderam mesmo colaborar na arte de talhar a pedra, colocando, literalmente, a mão "na pedra"!


Sem comentários: