sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cromossoma X - Mulheres em profissões de Homens



Porque é que associamos a educação de infância às mulheres e a construção civil aos homens?
Porque é que as meninas brincam com bonecas e os rapazes com carrinhos?

Dia 13 de Outubro foi o dia escolhido pela Cidade das Profissões para abordar a questão da igualdade de género e os estereótipos associados a determinadas profissões.

“Cromossoma X” consistiu num painel composto por mulheres que desempenham funções tipicamente associadas ao mundo masculino. Estiveram presentes Ana Pinto (técnica de construção civil), Drª. Cristina Campos (representante do Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte - CICCOPN), Drª. Isabel Pinto (técnica de segurança e formadora no CICCOPN) e Susana Cruz (motorista de táxi). Este painel foi mediado pela Drª. Rosa Oliveira, representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

As convidadas abordaram as suas experiências diárias (aceitação da sua profissão, quer pelos colegas do sexo masculino, quer da população em geral) e percurso formativo e profissional.

Este encontro de ideias permitiu identificar alguns estereótipos de género, como por exemplo, “as mulheres com profissões de homens são muito masculinas”; “as mulheres ao volante são um perigo constante”; “os homens que escolhem profissões tipicamente associadas às mulheres são homossexuais”, entre outros, que nos influenciam no momento de optar por determinada área de estudos.

Para além disso, também se verificou que progressivamente estas crenças começam a perder a sua razão de ser e que “não há profissões de homens e de mulheres; há PROFISSÕES!”

Com esta actividade, gerou-se um ambiente propício à reflexão e desconstrução de crenças transmitidas de geração em geração. São, de facto, vários os “mitos” associados a determinadas profissões e, esta foi uma das primeiras oportunidades criadas pela Cidade das Profissões para debater e alterar formas de pensar que podem influenciar as nossas escolhas vocacionais/profissionais.

Este tipo de iniciativa irá ser continuado no próximo mês (Mês da Hotelaria e Restauração) na actividade “Sexo das Profissões”. Encontrará mais informações no portal CdP (http://cdp.portodigital.pt).

Sem comentários: