terça-feira, 9 de junho de 2009

Projecto Flores & Cidade das Profissões


No próximo sábado, dia 13 de Junho, pelas 14h45, a Cidade das Profissões irá apresentar um mini-documentário intitulado "Rotas e Percursos". Esta pequena sessão de "cinema" surgiu no âmbito de um projecto ambicioso de jovens artistas, o Projecto Flores.
Espera-se que o conjunto de iniciativas de engloba este projecto seja um estímulo para (voltar a) encher de vida esta rua histórica da Cidade Invicta.

APRESENTAÇÃO DE 2º PROJECTO FINAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS E PRODUÇÃO DE OBRAS SITE SPECIFIC.

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO

No seguimento do Curso de Especialização em Intervenções Artísticas em Espaços Públicos e Produção de Obras Site Specific organizado pela Universidade Lusófona do Porto, será apresentado no sábado 13 de Junho, das 15h ás 19h, na Rua das Flores, o segundo projecto final intitulado “Rua das Flores”, pelos alunos Adriana Oliveira, João Medeiros e Irene Loureiro.

O mote sobre o qual o grupo 2 desenvolveu o seu projecto final foi: A Rua das Flores como futura rua pedonal. Os alunos assumiram a posição de produtores e lançaram o tema em formato de convocatória à comunidade artística portuense. Destacar o espaço exterior da Rua das Flores como espaço principal a ser ocupado artísticamente e valorizar a comunidade que a habita foram dois pontos importantes a ter em conta na hora de apresentar propostas. Assim sendo variadas propostas de animação cultural e artística serão apresentadas ao longo da tarde de sábado 23 de Maio. Instituições localizadas na Rua das Flores como é o caso da Cidade das Profissões e a Fundação da Juventude estarão presentes com workshops e instalações. Outros participantes como é o caso do Atelier da luz tentarão explorar e aproveitar ao máximo esta rua, transformada por uma tarde, em espaço pedonal e de passeio.

O curso pós-laboral que se iniciou em Outubro de 2008 contou com 20 alunos, de diferentes áreas artísticas e culturais, e trabalhou temas relacionados com a arte pública, arte de intervenção e arte comunitária como também analisou iniciativas culturais no espaço público dentro e fora da cidade do Porto. Personalidades do mundo artístico português como é o caso de Joana Vasconcelos, Ricardo Nicolau, Miguel Von Haffe Perez, entre outros, foram convidados, nesta primeira edição, a reflectir sobre esta temática e a dar o seu testemunho.

Após 30 horas teóricas os alunos tiveram como objecto de avalição a criação de um projecto prático de intervenção artística num espaço público do centro da cidade do Porto. Nesse âmbito foram então designados 5 grupos com 5 localizações diferentes e em 5 momentos diferentes do ano. Cada projecto, designado como Interferência, tem como objectivo incentivar os alunos a desenhar uma intervenção para um espaço público como também a aprender a produzir dita intervenção.

Depois de ter sido apresentado em Julho de 2008 com o evento “Eléctrico Interferido”, o projecto Interferência Porto voltou a surgir em Outubro de 2008 em formato teórico com este novo curso e em parceria com a Universidade Lusófona do Porto. O Interferência Porto tem como objectivo fomentar a reflexão sobre a utilização artística e cultural dos espaços públicos portugueses e pretende apresentar uma nova edição do curso já em 2010. A partir do mês de Maio e até ao final do ano de 2009 as 5 Interferências serão apresentadas e implementadas em espaços bem conhecidos do centro da cidade do Porto.


Para mais informações contactar:

S.P.O.T

Ana Neto (coordenadora do curso)

+351 93 443 48 79

ana.spot@gmail.com

Universidade Lusófona do Porto

Sofia Brandão (dep. Comunicação)

+351 22 207 32 32

sofia.brandao@ulp.pt

Criadores do projecto “Rua das Flores”

Adriana Oliveira (representante do grupo)

+351 91 441 80 84


Venha descobrir o que é o Projecto Flores aqui : http://projecto-flores.blogspot.com/

Sem comentários: