terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Vídeo Currículo

O Vídeo Currículo é uma nova ferramenta digital da qual se pode retirar muitas vantagens, tanto para as pessoas que procuram emprego como para aqueles que desejam trocar de trabalho. À partida, destaca-se de outras candidaturas, uma vez que ainda não é um procedimento muito comum. Os especialistas aconselham que se utilize esta ferramenta como meio opcional ou complementar ao currículo tradicional, já que o currículo em papel contém um grande número de dados, difíceis de transpor para um vídeo.

Quais as vantagens em relação ao modelo tradicional?

Este novo método de apresentar candidaturas traz algumas vantagens em relação ao modelo clássico de CV, nomeadamente:

. A Pré-selecção: uma vantagem muito importante é permitir que uma empresa faça uma primeira triagem dos candidatos, porque este método contém informação que, com o sistema tradicional, só se conseguiria obter mediante uma entrevista directa e cara a cara com o candidato;

Melhora as competências do candidato: Durante a preparação do vídeo, o candidato realiza um processo de reflexão sobre uma série de competências que lhe serão úteis para a gravação, sobretudo a capacidade de comunicar e o “à-vontade” de estar em frente a uma câmara. O resultado final permite ao candidato adquirir mais conhecimentos, experiência e segurança para enfrentar, por exemplo, a futura entrevista de trabalho;

. Menos erros: Com o Vídeo Currículo reduz-se em grande parte o número de enganos e mal entendidos. Por exemplo, se o indivíduo que faz o Vídeo Currículo diz que sabe falar perfeitamente inglês, na gravação terá que demonstrá-lo.

A Cidade das Profissões, no próximo dia 12 de Fevereiro, vai realizar um workshop sobre um projecto português, desenvolvido por 4 mulheres empreendedoras - "Meet My CV " - uma ferramenta inovadora que aposta na actualização dos currícula no novo formato vídeo!

Aproveite e venha conhecer!

Sem comentários: