quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Porto Cidade Anfitriã do Winter School 2009 do Réseau Cités des Métiers


A Cidade das Profissões integra a rede internacional Réseau Cités des Métiers, criada em França na década de 90 e com representação em diversos países como Espanha, Itália, Suíça, Canadá, entre outros. Todos os anos, em Janeiro, tem lugar o Winter School, um encontro internacional de Cidades das Profissões, para partilha de saberes e experiências, e estímulo à colaboração na Rede. Em 2009, a terceira edição do Winter School teve lugar no Porto nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, juntando-se assim a cidade do Porto às cidades de Milão e Barcelona como cidade anfitriã.

As jornadas de trabalho tiveram lugar no espaço da Cidade das Profissões, na Rua das Flores, e no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Foram debatidos os critérios de qualidade que deverão orientar os serviços de aconselhamento e orientação profissional na Europa e realizados diversos workshops de partilha das metodologias de intervenção privilegiadas nas várias Cidades das Profissões. Temas como a mobilidade internacional, a intervenção com públicos específicos, nomeadamente portadores de deficiência, adultos com mais de 45 anos, profissionais activos e público iletrado, a utilização de ferramentas documentais e das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a formação e desenvolvimento de competências dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho nas Cidades das Profissões, deram corpo ao programa que orientou a partilha intensiva de experiências.

Com mais de 80 participantes num total de 18 Cidades das Profissões, o Winter School contou ainda com a participação de actores fundamentais no âmbito da Educação e do Trabalho, nomeadamente o Sr. Vereador da Educação, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, o Eng.º Vladimiro Feliz, que abriu o evento, o Professor Doutor Joaquim Coimbra, da Universidade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Professor Baptiste Dumas, director da Rhone-Alpes Orientation, que dinamizaram o seminário “Couselling in Europe: Quality Standards” e a Dr.ª Maravillas Rojo, a presidente cessante do Réseau Cités des Métiers e a actual Secretária Geral do Emprego em Espanha, que nos útimos 25 anos se tem dedicado à delineação de políticas activas de emprego e a quem coube o encerramento do Winter School 2009.

O Winter School constituiu uma oportunidade única para um projecto que está a crescer e que procura desenvolver um trabalho sustentado, assente em saber, em parcerias efectivas e na partilha de boas práticas e reforçou o papel da Cidade das Profissões do Porto como parte integrante e activa de uma rede internacional ao serviço dos cidadãos.


Sem comentários: