quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mês das Artes – Balanço Final


De 7 a 30 de Janeiro, a Cidade das Profissões organizou e dinamizou o Mês das Artes. Esta iniciativa arrancou com uma exposição de peças de Cerâmica (da Artesã Adosinda Pereira) e de Joalharia (Galeria, Escola de Joalheiros Contacto Directo) que foi visitada por muitos curiosos que passeavam na Rua das Flores.
Durante o Mês das Artes, a Cidade das Profissões proporcionou aos participantes ocasiões de contacto directo, de esclarecimento de dúvidas e de reflexão relativamente aos percursos vocacionais/profissionais no mundo das Artes.
Rumo ao Futuro contou com a presença do Dr. Ricardo Luz (Gestluz Consultores), Dr. Ricardo Moreira (Consultor Criativo) e da Drª. Maria João Portugal (Designer de Instrumento, actualmente a trabalhar na Escola Superior de Artes e Design). Nesta actividade procurou-se dar conta da importância da criaitividade na gestão das empresas e do potencial da zona norte de Portugal na criação, das chamadas, indústrias criativas.
A entrada no mundo do trabalho artístico e muitas vezes, repleta de obstáculos e desafios, conduzindo, por vezes, à criação do próprio emprego. Foi para dar resposta a esta (e outras) necessidade(s) que foram criadas a Cooperativa Árvore e a Fundação José Rodrigues – Fábrica Social, que hoje em dia se assumem como instituições de apoio (e muitas vezes como incubadoras de negócios) aos jovens artistas com sonhos empreendedores. Neste painel, intitulado Empreender, contamos com a colaboração do engenheiro Amândio Secca e o pintor José Emídio, representantes da Cooperativa Árvore e com a Drª. Ilda Nunes da Fábrica Social.
A equipa do Teatro Nacional de S. João abriu o pano às Profissões de Bastidores, realçando a importância do trabalho em equipa, da formação como base para crescer profissionalmente e da persistência para desafiar os preconceitos associados ao mundo do teatro.
Um dia com...
  • O Teatro de Marionetas do Porto teve como objectivo dar a conhecer as funções do dia-a-dia dos profissionais que trabalham neste teatro de renome no Porto – desde as oficinas onde são criadas as marionetas e máscaras até ao palco em que são apresentadas ao público.
  • Uma bailarina permitiu aos participantes perceber quais as exigiências desta profissão e o percurso formativo inerente. Estiveram presentes duas professoras da Ginasiano Escola de Dança, Joana Castro e Sara Moreira.
  • A caracterização e a maquilhagem foi dinamizado pela Dourocabe – Formação Profissional de Cabeleireiro. Para além de ter consituído uma oportunidade para conhecer as especificidades desta profissão, foi, também, ocasião para os participantes mudarem a sua imagem.
  • Uma ceramista desafiou os participantes a colocar as mãos no barro e dar asas à sua imaginação. Adosinda Pereira foi capaz de motivar quer os participantes individuais, quer os utentes da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, a contactar com o seu lado mais artístico.
O Mês das Artes culminou com (Per)Cursos - a divulgação da oferta formativa de algumas das mais importantes escolas artísticas da cidade do Porto, nomeadamente: Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola de Ensino Artístico Soares dos Reis, Galeria, Escola de Joalharia Contacto Directo, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Instituto Politécnico do Porto e Escola Superior Artística do Porto.
Transversalmente a todas estas actividades, a Cidade das Profissões leva a cabo, mensalmente, sessões de informação e promoção de competências de Empregabilidade. Para além das sessões previstas na agenda de actividades, a equipa da Cidade das Profissões acolheu a turma do 10º ano de Secretariado da Escola Secundária Alexandre Herculano – exemplo da importância da preparação precoce para a integração no mercado de trabalho.

Dando continuidade à actividade desenvolvida pela Cidade das Profissões no âmbito dos meses temáticos de informação e exploração vocacional/profissional, Março será o mês dedicado às Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC).
Em breve poderá ter acesso à agenda de actividade para o Mês das TIC.
Contamos consigo!

Sem comentários: