quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Participação da CdP "Destination Portugal"





No dia 4 de Outubro de 2008, a Cidade das Profissões, em parceria com o Centro de Congressos de La Vilette (Cité des Sciences et de l'Industrie) realizou o atelier - "Trabalhar em Portugal" - através de vídeo-conferência.

Nesta iniciativa estiveram envolvidas várias entidades: a equipa da Cidade das Profissões, em Portugal, fez-se representar por duas conselheiras (Drª. Ana Bento e Drª. Carolina Ferreira), uma advogada especialista em Direito do Trabalho (Drª. Maria José Miranda) e com o testemunho de uma empresária (Drª. Raquel Santos) representante d`A Metalúrgica, Bakeware Production, SA; em França, estiveram presentes uma conselheira EURES (Drª. Cheneval), um empresário português com actividades em França (Dr. Rui Vieira), uma representante de Cap Magellan (Drª. Estelle Valente) e a equipa da Cité des Sciences et de l`Industrie.

Foram abordados vários aspectos, nomeadamente:
- A situação actual do Mercado de Trabalho em Portugal, especificamente na Aŕea Metropolitana do Porto, explorando os sectores de actividade que apresentam uma maior dinâmica de crescimento;

- Estratégias para a procura activa de emprego e a importância do Portal da Cidade das Profissões e do programa EURES como ponto de partida para esta pesquisa;

- Passos a dar para a criação de um negócio em Portugal.

Estiveram presentes na Cité des Sciences et de l`Industrie cerca de 20 participantes, descendentes de portugueses que pretendem (re) construir os seus projectos de vida em Portugal, tendo a iniciativa superado as expectativas de todos os envolvidos, reforçando, desta forma, a ponte entre os dois países.

A equipa da Cidade das Profissões gostaria de agradecer a todos os intervenientes , não podendo esquecer os técnicos Karl e Jean Pierre (em França) e Jorge Soares (em Portugal) que permitiram a realização desta videoconferência.




1 comentário:

tiagolessa disse...

Muito bem, na linha da frente tecnológica!