sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A Evolução dos Saberes

No passado dia 21 de Outubro a Cidade das Profissões organizou um debate intitulado “A Evolução dos Saberes”, em que se procurou analisar a evolução das competências exigidas ao longo do tempo pelo mundo do trabalho.

Esta actividade foi dinamizada pela Drª. Anabela Machado (técnica de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC- da Fundação da Juventude), pelo Dr. José Manuel Castro (representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Delegação Norte e director do CACE Cultural) e pelo Dr. Vitor Pinheiro (representante do Centro de Formação Profissional do Porto – Sector Terciário). Estiveram presentes cerca de 60 participantes, entre alunos da Escola Bento Jesus Caraça e individuais.

A Drª. Anabela Machado abordou os processos de RVCC, como forma dos indivíduos se tentarem adaptar às exigências do mercado de trabalho que tem vindo a necessitar, cada vez mais, de população habilitada e especializada.

O Dr. Vitor Pinheiro apresentou a sua reflexão acerca da evolução das competências necessárias para ingressar no mundo do trabalho e introduziu resultados de um estudo realizado com empresas em que se procurava saber quais os profissionais que as empresas tinham mais dificuldade em contratar, quais as profissões que necessitam mais e, projectando-se no futuro, quais os profissionais que necessitariam daqui a 3 anos. Foi com algum espanto que os participantes verificaram que profissões como, serralheiro civil, canalizador, electricista, entre outras, ocupavam lugar de destaque.

O Dr. José Manuel Castro encerrou este debate, apresentando a sua própria evolução dos saberes no domínio da informática que transpôs, de seguida, para as exigências do mercado de trabalho. Os presentes consideraram curiosa a lista de competências necessárias para “conseguir um emprego”, verificando que estas são transversais a vários domínios da nossa vida.

A moderar este debate esteve a coordenadora da Cidade das Profissões, Drª. Teresa Chaves.

Foi com satisfação que a equipa da Cidade das Profissões acolheu os oradores convidados e parcipantes presentes neste debate “aceso” de ideias e reflexões acerca do mundo do trabalho. A todos, muito obrigado!

Sem comentários: