segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Cidade das Profissões participa no X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal / Galiza



A Cidade das Profissões participou no “X Congresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal / Galiza”, subordinado ao tema: “Uma década de trabalho e aprendizagens”, que decorreu nos dias 9 e 10 de Outubro de 2008, no Centro Cultural de Chaves (antiga Estação do Comboio) situado no Largo da Estação.

O Congresso, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional / Delegação Regional do Norte em colaboração com a Universidade do Porto e a Junta da Galiza e a Universidade de Santiago de Compostela, centrou-se na exploração e reflexão acerca do trabalho conjunto realizado ao longo destas anos procurando retornar algumas das questões fundacionais deste movimento de aproximação entre sistemas e profissionais de educação/formação das duas regiões. A iniciativa pretendeu, por um lado, sedimentar ensinamentos, proximidades e confiança construída entre formadores, professores, investigadores, técnicos e políticos das duas regiões e, por outro, explorar e lançar novos desafios da temática da Formação para o Trabalho.

No âmbito do X Congresso, a Cidade das Profissões apresentou na sessão temática “(Novos) profissionais e processos para a qualificação” a Comunicação “Cidade das Profissões: (Re)Pensar as práticas de orientação vocacional à luz de uma experiência formativa” em co-autoria com a Ex.ma Sr.ª Doutora Filomena Parada (1) e o Ex.mo Sr. Prof. Doutor Joaquim Luís Coimbra (1). O objectivo da Comunicação foi o de criar um espaço aberto para debate e reflexão sobre o que tem sido feito no reforço do papel da Cidade das Profissões na capacitação dos seus utentes para construtivamente lidarem com as novas necessidades vocacionais.

Para conhecer o programa clique aqui

(1) Centro de Desenvolvimento Vocacional e de Aprendizagem ao Longo da Vida, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Sem comentários: