Está disponível desde meados do mês de Junho em Portugal a primeira plataforma de “crowdfunding”. Este novo conceito vem trazer às pessoas a possibilidade de encontrarem recursos financeiros para os seus projetos, ainda que mesmo pequenos, através do envolvimento dos seus potenciais clientes.
O link para o site pode ser encontrado aqui.
Mas esta solução é uma espécie de três em um: combina a possibilidade flexível de obtenção de recursos para o investimento, com a ligação aos apoiantes da ideia, mais ainda a interação com estes no sentido de aprimorar o serviço ou produto e envolver os potenciais clientes no seu aperfeiçoamento.
É portanto uma ideia muito interessante, sobretudo nestes tempos em que o acesso às fontes tradicionais de crédito se vai tornando cada vez mais difícil.
Sistema da soma dos grãos de milho
Neste tipo de sistema os promotores oferecem algo aos seus potenciais clientes, podendo ser várias coisas combinadas, de modo a captar o maior número de interessados, como se pode ver neste exemplo.
Se for da conveniência do promotor parte dessa oferta – que vai servir para financiar o desenvolvimento do projeto – pode ser dada como adiantamento por conta do serviço a prestar. No caso da plataforma da RedeBiz Projetos e ao contrário do que se passa nos EUA, o promotor pode definir livremente que parcela do investimento quer receber no momento em que o comprador se disponibiliza para colaborar. Depois é só preciso que apareçam financiadores suficientes no prazo necessário para viabilizar o projeto.
Obter fãs
Outro aspeto muito importante desta plataforma é a obtenção de fãs. Ela está otimizada para isso. Primeiro porque tem uma área de comentários /com ligação automática ao Facebook, depois porque estes são incentivados a dar opiniões e a interagir com o promotor, sendo tudo isto feito em Rede.
Esta “socialização do produto” torna-se não só uma maneira de entusiasmar os financiadores, como de obter ‘feedback’ das pessoas, contribuindo estas para a reflexão sobre o que se está a oferecer, se for o caso…
Mentoring
Esta plataforma também inclui um serviço de “mentoring” que no fim de contas é um conjunto de especialistas que dão conselhos – se tal for solicitado – acerca do projeto em diversas áreas do seu desenvolvimento: design, otimização do circuito produtivo, marketing, etc.

O interessante é que esta ajuda não implica qualquer desembolso se o projeto não tiver sucesso. Assim, os mentores – que na plataforma se chama o Wizards Lab – prestam esse serviço exclusivamente se acreditarem nele e são remunerados em função dos resultados, de um modo a acertar com o promotor.
Como funciona?
É disponibilizado um “site” para cada projeto, como poderá ver aqui. O conteúdo desse site é todo realizado pelo promotor através de uma área de “back office” disponível após registo gratuito.
Existe nele uma zona para introdução de elementos não publicáveis que se referem a:
►Análise SWOT do promotor (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças relativos ao negócio / evento proposto);
► Dimensão do Mercado;
► Outros elementos relevantes para a avalição do projeto;
Trata-se portanto de uma oferta bastante completa, funcionando integralmente online, que certamente vai ajudar os empreendedores a fazerem aquilo que é mais importante: encontrarem o caminho para chegar ao cliente, motivando-o para adquirir aquilo que lhe é proposto.
E como o promotor não tem de investir em promoção, distribuição e ainda vai receber recursos para financiar o seu investimento, tem a obrigação de oferecer o que tem para vender a preços bastante mais competitivos que os vulgarmente praticados no mercado “aberto”.
►Veja no site os esclarecimentos e exemplos disponíveis sobre o funcionamento da plataforma.
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