quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Candidaturas abertas aos Projectos IJUP [ Iniciação à Investigação 2011]

Até 16 de Setembro de 2011



Já estão abertas as inscrições para o Concurso 2011 dos Projectos IJUP - Projectos Pluridisciplinares para Estímulo à Iniciação da Investigação na U.Porto. O concurso destina-se à apresentação de projectos de investigação com carácter multidisciplinar, que resultem da interacção entre diferentes áreas/departamentos/faculdades e do envolvimento de estudantes de pré e/ou pós-graduação na investigação científica.

Segundo os organizadores, "com este programa pretende-se estimular nos estudantes o gosto pelas actividades e processos relacionados com a criação de conhecimento, promovendo assim o aparecimento de novos modelos de aprendizagem, de uma nova geração de investigadores e de futuros profissionais mais disponíveis para criar novas formas de diálogo entre a comunidade científica e a sociedade".

As candidaturas devem ser formalizadas até dia 16 de Setembro de 2011, através do registo e preenchimento de formulário próprio e de acordo com o Regulamento do concurso. Podem candidatar-se equipas de investigação provenientes Unidades Orgânicas da U.Porto, Laboratórios Associados e outros Centros de Investigação e Desenvolvimento do espaço U.Porto de investigação, individualmente ou em associação. A entidade beneficiária é a Instituição Proponente (IP) do(s) projecto(s) de investigação.

As candidaturas devem ser apresentadas por um investigador responsável (IR), possuidor do grau de Doutor, sendo que só serão elegíveis candidaturas que envolvam pelo menos um estudante de pré-graduação ou de segundo ciclo da U.Porto.

O financiamento do programa é garantido pelas verbas do protocolo U.Porto/Banco Santander Totta. Este ano, o programa passa ainda a contar com um financiamento da UNICER, da CEREALIS e da COFANOR para projectos que se enquadrem nas suas áreas de interesse.

Recorde-se que os resultados dos projectos seleccionados serão apresentados pelos estudantes envolvidos durante o IJUP'12 - Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porot. Em 2011, o IJUP contou com a presença de mais de mil estudantes, tendo-se assistido à apresentaçao de 490 projectos em áreas tão distintas como Biologia, Ciências da Saúde, Literatura, Engenharia ou Comunicação.

Mais informações em http://www.ijup.up.pt/

Sem comentários: