quinta-feira, 21 de julho de 2011

Business Ignition Programme: Candidaturas de 18 de Julho a 26 de Agosto (1ª Fase)

Introdução

As pesquisas realizadas sobre o tema do crescimento económico têm apontado a inovação e o empreendedorismo como os principais factores de desenvolvimento de um país. Muitos dos processos de Inovação nascem actualmente nas Academias, que investem na criação e desenvolvimento das competências em ambientes apropriados. A nossa experiência mostra-nos que o sucesso da geração, gestação e sobrevivência das spin-off e start-ups que nascem no meio académico depende muito pouco da ideia subjacente ao negócio, mas sobretudo das capacidades de converter ideias em conceitos de negócio, e em criar, desenvolver e implementar estratégias adequadas. Não basta ter boas ideias… É preciso dispor de empreendedores preparados para as converter em negócios. Muitos dos projectos que nascem no meio académico falham por causa da dificuldade em identificar conceitos de produto ou segmentos de mercado suficientemente fortes; ficam restringidos a pequenos nichos de mercado, não conseguindo construir uma estratégia que lhes permita conquistar e alcançar outras dimensões do mercado.

BIP cartaz
Público-Alvo

- Alunos do 2º e 3º ciclo (ou equivalente da U.Porto);
- Docentes e Investigadores da U.Porto;
- Alumni da Universidade do Porto que estejam a desenvolver actividade profissional em empresas, preferencialmente nas áreas de desenvolvimento e comercialização de novos produtos/serviços.

Objectivos

As características dos empreendedores não são inatas, e embora também “tenham berço”, podem ser desenvolvidas e treinadas. O Business Ignition Programme visa dotar os participantes de capacidades que lhes permitam efectuar a gestão da inovação e do processo empreendedor da ideia do seu negócio.

O Programa combina sessões conjuntas com sessões aplicativas. Esta metodologia de trabalho, baseada nos chamados Action Learning Groups (ALG’s) tem sido largamente utilizada pela EGP-UPBS com imenso impacto nas organizações suas parceiras e representa um traço distintivo e um factor de valorização das acções da EGP - UPBS. Os objectivos centrais são os seguintes:
- Durante o programa, os participantes desenvolverão o seu conhecimento sobre a gestão da inovação e do processo empreendedor;
- Em simultâneo trabalharão activamente a aplicação de conhecimentos, gerando ideias e conceitos de negócio;
- Os resultados do programa serão materializados em 5 a 10 “elevator pitch” a apresentar pelos participantes numa sessão especial.

Coordenação

UPIN - Universidade do Porto Inovação, sedeado na Reitoria da Universidade do Porto.


Coordenação Científica

EGP-UPBS: Paulo Sobral


Calendário e Horário de funcionamento

O Business Ignition Programme terá início no dia 20 de Setembro, decorrerá ao longo de 19 semanas, e terá a seguinte estrutura:
- 9 Sessões Expositivas, com duração de 4 horas cada, num total de 36 horas, sobre temas relevantes para o processo empreendedor: gestão para empreendedores, marketing e inovação, tópicos financeiros para empreendedores, e processos criativos;
- 9 Sessões Aplicativas, com duração de 4 horas cada, num total de 36 horas, consistindo predominantemente na apresentação de resultados pelos participantes e sua discussão com um coach;
- 17 Sessões de Preparação em Grupo, com duração de 4 horas cada, num total de 68 horas, durante as quais os participantes discutirão em pequenos grupos os resultados a apresentar nas Sessões Aplicativas.

As sessões ocorrerão às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30m às 22h30m, nas instalações da EGP-UPBS.

Para mais informações clique aqui

Sem comentários: