terça-feira, 5 de abril de 2011

Cascais: Projecto "O Sótão" – Oficinas de Desenvolvimento Humano



Se pensas que isto é um programa de desenvolvimento pessoal igual a todos os outros... tira os macaquinhos do Sótão!

Este é o espaço onde podes conhecer melhor quem és, gerir melhor o teu tempo, ganhar mais confiança e desenvolver o potencial pessoal e profissional que tens escondido dentro de ti. Cada degrau é uma etapa que te permite chegar até ao topo.

No Sótão, ajudamos a desenvolver as capacidades pessoais e sociais, apoiamos a definição e concretização de projectos pessoais, promovemos o auto-conhecimento num espaço de partilha único.

Através de dinâmicas de grupo, jogos, debates, reflexões propomos explorar o que existe dentro do Sótão de cada um e ajudar a pintá-lo, reinventá-lo e preenchê-lo.
Se queres descobrir o potencial que existe dentro de ti e que pode ser desenvolvido, esta é a tua oportunidade. DESCOBRE!

O que é:
O projecto Sótão – Oficinas de Desenvolvimento Humano é dirigido a jovens e adultos. O Sótão consiste em proporcionar um espaço de liberdade e partilha, onde através de actividades variadas desenvolvidas em 40 horas e que envolverão várias técnicas (teatro do oprimido, psicodrama, etc.) e que tocarão várias áreas de expressão (expressão escrita, expressão dramática, expressão musical, etc.), os participantes serão conduzidos à exposição de actividades planeadas que envolverão cada um deles, sendo possível a cada um viver experiências e sensações ao nível inter e intra pessoal.

Deseja-se que cada hora de oficina promova sensações particulares, permitindo que factores tão íntimos e escondidos da identidade, como a capacidade de relação e exposição ao outro, o confronto com as fraquezas e capacidade de adaptação, sejam despontados de forma desprendida e espontânea. E depois do arrepio inicial, cada um na troca com o outro, tenha a possibilidade de pensá-los e trabalhá-los.

O nosso principal objectivo é conseguir tocar uma das vertentes do Desenvolvimento Humano: o conhecimento dos nossos limites e o abater barreiras dentro de nós colocam-nos sobre a estrada da capacitação individual. O badalado “empowerment” não deve ser promovido obedecendo somente a critérios de discriminação positiva dirigindo-se apenas a grupos oprimidos, (como no caso do "empowerment" do género feminino), mas deve ser colocado à disposição de todos os seres humanos que desejem superar-se para conseguirem assim evoluir, tornar-se pessoas melhores.

Objectivos:
Promover o auto-conhecimento e a mobilização dos recursos pessoais
* Promover espaços de partilha e de suporte entre pares
* Desenvolver as capacidades pessoais e sociais dos jovens
* Apoiar a definição e concretização de projectos pessoais

Metodologias:
Dinâmicas de grupo,
* Role-playing,
* Expressões artística, dramática, plástica, corporal e escrita,
* Debates,
* Reflexões,
* Jogos pedagógicos e
* Acompanhamento individual

A quem se destina:
Jovens dos 17 aos 25 anos.

Número limite de participantes:
18 jovens.

Duração:
60 horas, em sessões semanais de 3 horas ao longo de 6 meses.

Horário:
Terça-feira das 18h às 21h.
Quarta-feira das 10h às 13h.
(das duas alternativas, será escolhido o horário com mais jovens inscritos)

Valor de participação:
10€ mensais.


As inscrições decorrem até 8 de Abril de 2011, para o e-mail: djuv@cm-cascais.pt

NB: Além da ficha de inscrição, devidamente preenchida, é necessário enviar, um cópia do BI ou do Cartão do Cidadão.

Sem comentários: