quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Formação e consultoria para empresários - ANJE

A ANJE já se encontra a receber inscrições para a Iniciativa Formação para Empresários (IFE). Destinado a líderes de micro, pequenas e médias empresas, este programa financiado é composto por 75 horas de formação e 50 horas de aconselhamento individual. O objectivo é reforçar as competências dos nossos gestores e, desse modo, contribuir para a evolução da competitividade empresarial.

Os itinerários formativos serão ajustados às necessidades de cada empresário, sendo à partida definidos dois níveis de intervenção: um voltado para as competências de gestão de nível base, que se dirige a profissionais com maiores carências formativas nos domínios da gestão de empresas; e um outro de competências de gestão de nível avançado, que é executado em articulação com os estabelecimentos de ensino superior e tem como destinatários empresários mais qualificados (ensino secundário é o requisito mínimo de habilitação).

Definido o nível de intervenção, o empresário tem pela frente um programa de 125 horas, onde receberá apoio formativo, informativo e tutorial. A IFE distingue-se, de resto, por conceder aos líderes empresariais - profissionais muitas vezes solitários na condução dos seus negócios – a oportunidade de partilharem dificuldades e esclarecerem dúvidas, obtendo respostas à medida, por parte de experientes consultores. Trata-se da componente de aconselhamento individual, directo e personalizado, que prevê o diagnóstico de necessidades de formação e até o tratamento de assuntos relacionados com domínios críticos para o empresário.

No que à formação teórico-prática diz respeito, destacam-se os conteúdos considerados cruciais para a gestão de micro e PME, os quais se dividem nos seguintes módulos formativos: “Liderança e Organização do Trabalho”, “Estratégia” e “Instrumentos de Apoio Gestão”. Estes módulos são, de resto, transversais ao nível base e ao nível avançado, que, por se adaptarem ao know-how e necessidades dos participantes, divergem apenas no tratamento concedido aos temas.

A IFE pretende, assim, elevar os níveis de qualificação dos empresários, fomentando o investimento na formação profissional e a sua valorização enquanto elemento facilitador e potenciador da modernização empresarial. Em última analise, esta iniciativa ambiciona igualmente contribuir para o desenvolvimento da economia nacional, por via do aumento da produtividade e da competitividade que advém da maior preparação dos gestores nacionais.

A ANJE promove o IFE no âmbito do Programa de Formação – Acção para PME, que é financiado pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano e tem como organismo intermédio a Associação Empresarial de Portugal. Os empresários interessados em beneficiar desta formação, que implica o pagamento de 250 euros, reembolsáveis no caso da formação de nível base, poderão consultar os procedimentos de inscrição em www.anje.pt ou contactar o departamento de formação da ANJE através do telefone 22 010 80 00.

Sem comentários: