terça-feira, 23 de novembro de 2010

INICIATIVA FORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS

FORMAÇÃO,

CONSULTORIA

INDIVIDUAL E

PERSONALIZADA


A ANJE tem inscrições abertas no âmbito da Iniciativa Formação para Empresários. O objectivo é seleccionar empresários interessados em participar num itinerário formativo que visa o reforço das suas competências em gestão empresarial.

Com a Iniciativa Formação para Empresários pretende-se:

•O Elevar os níveis de qualificação dos empresários através de um itinerário formativo ajustado às necessidades especificas de cada um, como contributo para o progresso da modernização económica

•Promover as capacidades de gestão e de inovação nas micro, pequenas e médias empresas nacionais, até 100 trabalhadores, através da implementação de um percurso formativo composto por formação em sala e por aconselhamento individual, fortemente potenciador da qualificação do capital humano e organizacional;

•Desenvolver a economia nacional por via do aumento da produtividade e da competitividade que advém do aumento da melhoria, desenvolvimento e aquisição de competências dos empresários;

•Fomentar o investimento na formação profissional e, por conseguinte, nos recursos humanos, através da valorização da formação profissional como aliado estratégico da actividade empresarial e da alteração dos modelos de gestão.

As acções a desenvolver consubstanciam-se em duas tipologias:

1.Competências em gestão: nível base, para empresários que, independentemente do nível de escolaridade, apresentem necessidades de aquisição de competências de gestão de nível base.

2.Competências em gestão: nível avançado, em articulação com estabelecimentos de ensino superior, destinado a empresários que sejam detentores de, no mínimo, habilitação correspondente ao nível secundário de educação.

DESTINATÁRIOS

EMPRESÁRIOS/FORMANDOS

São destinatários da Iniciativa Formação para Empresários, os Empresários cujas empresas empreguem um número de trabalhadores igual ou inferior a 100, em conformidade com o artigo 3º da Portaria 183/2010 de 29 de Março.

ITINERÁRIO FORMATIVO

As duas tipologias estruturam-se num percurso com uma duração de 125 horas, integrando uma componente teórico-prática e uma componente de aconselhamento individual:

•Componente teórico-prática de formação em sala (75 horas) - Desenvolvimento de conteúdos relacionados com os domínios considerados mais críticos na gestão de micro e PME, nomeadamente os que se reportam à liderança e organização do trabalho, à estratégia e aos instrumentos de apoio à gestão;

•Componente de aconselhamento individual (50 horas) - Aconselhamento de natureza individual, directo e personalizado, assegurado por um consultor, tendo em vista apoiar o empresário a desenvolver as suas competências e a identificar as suas necessidades de formação, podendo incluir o tratamento de conteúdos relacionados com domínios críticos para cada empresário.

FINANCIAMENTO

Os custos da formação terão que ser comparticipados pelo empresário/formando da seguinte forma:

•Nível Base: pagamento de uma inscrição no valor de 250€, que serão reembolsados quando o empresário conclua, com aproveitamento, a respectiva formação.

•Nível Avançado: pagamento de uma inscrição no valor de 250€, sem direito a reembolso.

MAIS VALIAS PARA OS PARTICIPANTES

A participação neste projecto irá permitir uma melhor orientação do empresário no desenvolvimento das suas competências, contribuindo deste modo para a melhoria dos processos de gestão, modernização e inovação das empresas.

Por outro lado, a conclusão com aproveitamento de um permitirá ao formando:

•Curso nível base - o direito à emissão de um certificado de formação e à capitalização de unidades de formação para o prosseguimento de um eventual percurso de qualificação no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações.

•Curso nível avançado - dá lugar, para além do direito à emissão do certificado de formação, à creditação de 6 créditos, para o prosseguimento de um eventual percurso de qualificação de nível superior, em área afim.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À FORMALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

•Ficha de Manifestação de Interesse do empresário/candidato;

•Cópia do Bilhete de identidade, nº de Identificação Fiscal (NIF) e nº de identificação da Segurança Social (NISS) ou Cartão de Cidadão;

•Cópia de certificado de habilitações ou documento equivalente (apenas necessário para a formação de nível avançado);

•Declaração, assinada por quem obriga a empresa, atestando que tem a situação contributiva regularizada (Finanças e Segurança Social), a certificar oficialmente com as respectivas declarações, no caso de o empresário ser seleccionado;

•Certidão Permanente do Registo Comercial da empresa ou código de consulta;

•Declaração, assinada por quem obriga a Entidade empresa, de cumprimento da Recomendação da Comissão n.º 2003/361/CE de 06 de Maio de 2003, ou seja o seu enquadramento como PME, a verificar pela Entidade Beneficiária caso a Entidade Destinatária seja seleccionada;

•Declaração do número de trabalhadores afectos à empresa, com base na liquidação de contribuições para a Segurança Social, reportado a 31 de Dezembro de 2009 (porque as acções terão início no presente ano de 2010). Com estes elementos pretende-se assegurar que o empresário pertence a uma empresa, e que esta cumpre os requisitos formais, para o empresário poder ser potencialmente seleccionado, estabelecendo-se este compromisso através do preenchimento da ficha de manifestação de interesse, devidamente assinada.

CONTACTOS

ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários

Casa do Farol, Rua Paulo da Gama,

4169-006 Porto

Telefone: 22 010 80 00 / Fax: 22 010 80 10

E-mail: vitoriapereira@anje.pt

W. http://www.anje.pt

W. Projecto: http://pme.aeportugal.pt

INSCRIÇÃO

Faça Download da Ficha e depois de preenchida envie para vitoriapereira@anje.pt

Sem comentários: