quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arranca a Semana Global do Empreendedorismo SGE2010







Já teve inicio a Semana Global do Empreendedorismo 2010! Durante o dia de ontem centenas empreendedores e de jovens foram até à Culturgest ouvir falar sobre coragem, criatividade e inovação

A abertura a nível mundial da Semana Global do Empreendedorismo teve inicio ontem, dia 15 de Novembro, na Culturgest em Lisboa. Esta iniciativa organizada pela APBA - Associação Portuguesa de Business Angels, e pela SEDES, irá decorrer de 15 a 21 de Novembro.

Esta é uma iniciativa, que foi lançada pela Kauffman Foundation nos EEUU e visa a criação de um movimento global que promova o empreendedorismo, a criatividade e a inovação, explica o Engº João Trigo da Roza, Presidente da Comissão Executiva da SGE 2010. A adesão foi forte neste primeiro dia, é óptimo ver que os jovens portugueses se interessam por este tema, que vêm partilhar as suas ideias inovadoras, e conhecer outras realidades, continua.


Centenas de convidados assistiram às apresentações realizadas no Grande Auditório da Culturgest, entre os oradores estiveram presentes, Jonathan Ortmans, Presidente Mundial da GEW2010; o Engº João Trigo da Roza, Presidente da APBA ; o Professor Luis Campos e Cunha, Presidente da SEDES; o Engº Carlos Moreira da Silva CEO da La Seda e Embaixador da SGE2010 e o Dr Faria de Oliveira, Presidente da Caixa Geral de Depósitos.

Durante o dia foi lida uma mensagem, do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, onde o líder português falou sobre a importância de aliviar a pressão social que recai sobre os jovens empreendedores e em como é importante aceitar o fracasso como parte integrante do processo aprendizagem para chegar ao sucesso.

No decorrer do primeiro dia da Semana Global do Empreendedorismo foi ainda lançado o livro "Lucrar na Crise" de Jack Soifer e Filipe Pamplona de Castro Soeiro, um exemplo de como o empreendedorismo e aposta nestes corajosos pode ser a chave para fugir à crise.

A participação de muitos empreendedores e inovadores portugueses como sejam a Fatima Lopes e Prof. Elvira Fortunato, serviu de incentivo para o público mais jovem conhecer a realidade do que de melhor se faz em Portugal


Já no final do dia, foi entregue o prémio ao grupo Glutone, vencedor do concurso que integra a SGE 2010, "Start-up weekend Lisbon" . Na parte da manha os finalistas do Start-up weekend tiveram o feedback de um painel de Llevado nível composto por Dr. Luís Laginha CEO da Euronext Lisbon, Dr. Luís Filipe Costa Presidente do IAPMEI e a Dra Clara Braga da Costa Administradora da Inovcapital.

Foi um excelente começo, esperamos que continue assim durante o resto da semana, com as pessoas envolvidas nas dezenas de actividades realizadas pelos parceiros da SGE em todo o país a dar o seu contributo para construirmos um país mais empreendedor. Hoje tivemos aqui alguns testemunhos de empreendedores consagrados e também de alguns jovens que serão os nossos empreendedores do futuro!, conclui o Engº João trigo da Roza.


Para mais informações, por favor veja:

www.apba.pt
www.sge.org.pt/

Sem comentários: