terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nasceu a primeira Bolsa Social da Europa


Depois do Brasil, Portugal é o segundo destino da Bolsa de Valores Sociais. A ideia foi criada por Celso Grecco e permite comprar acções de organizações de cariz social, acompanhando depois a aplicação desse investimento.

A iniciativa conta com os apoios da Euronext Lisbon, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação EDP. O objectivo é facilitar o financiamento das instituições de solidariedade, ao mesmo tempo que se promove a profissionalização da gestão e a transparência. "Esta é uma plataforma de convergência entre quem dá e quem recebe", afirmou Isabel Mota, administradora da Gulbenkian. "Em Portugal há vontade para ajudar, mas precisamos de novas soluções." A bolsa procurará instituições e projectos que ataquem as causas dos problemas sociais e não os efeitos, recusando associações que recorram ao assistencialismo.

A partir da meia-noite de hoje, no site www.bvs.org.pt, já pode escolher investir um mínimo de dez euros em quatro organizações na área da luta contra a pobreza e exclusão social.

Fonte: Jornal I

Sem comentários: