sexta-feira, 27 de novembro de 2009

5ª edição da Bolsa Virtual Universia promove ofertas de emprego qualificado


Já arrancou mais uma edição da Bolsa Virtual de Emprego. Esta quinta edição que surge com uma imagem renovada já começou e vai estar online até 6 de Dezembro.
A Bolsa Virtual Universia institui-se como uma abordagem inovadora de combate ao desemprego entre recém-licenciados e jovens profissionais que tenham iniciado recentemente a sua carreira no mundo do trabalho.

Estágios e emprego qualificado, são aqui divulgados num ambiente de navegação internet muito apelativo, a três dimensões, por esta ferramenta que é ainda um excelente meio de comunicação digital para promoção das empresas perante os jovens universitários e recém-licenciados.

Este novo conceito de feira de emprego em plataforma web com stands interactivos, nos quais se pode deixar o curriculum e assistir a entrevistas online com representantes de empresas, vai ter lugar entre os dias 23 de Novembro a 6 de Dezembro. Ao longo de catorze dias as empresas vão poder entrar em contacto com os Universitários portugueses sem necessidade de deslocação, acedendo a uma enorme base de dados de curricula. Os visitantes podem ainda visualizar testemunhos de colaboradores e aceder a apresentações institucionais virtuais de forma a conhecer melhor a instituição à qual pretendem candidatar-se.

Nesta 5ª edição a feira surge com um novo interface. Segundo Pedro Monteiro, Director Geral do Universia Portugal, "o interface do operador foi completamente redesenhado para transmitir um novo ambiente, mais agradável, intuitivo, profissional e atraente ao primeiro contacto", para concluir, "a parte lúdica da navegação da feira está claramente em destaque. Outro factor distintivo é a iluminação da feira, à noite".

O salão de expositores da feira virtual dá, assim, lugar a um prédio de linhas contemporâneas, revestido de vidro, num ambiente mais apelativo e esteticamente mais organizado.

Uma montra de navegação sugestiva, e de fácil uso, permite ao visitante registar-se e ter imediato acesso a um maior e mais diversificado número de informações, bem como produzir e disponibilizar suas próprias informações nesta feira virtual.

Em destaque estão as ofertas de Emprego e um novo espaço criado nos expositores das entidades empregadoras que visa pôr em discussão temas como o Emprego, Competitividade e Empreendedorismo.

"Queremos, com esta V edição, iniciar um novo ciclo de debate e discussão, assente sobretudo em eixos como o Emprego e o Empreendedorismo, levando os Administradores e CEO's das empresas parceiras do projecto a discutir estes temas com a juventude portuguesa que navega na feira", frisa Pedro Monteiro.

De referir, ainda, as zonas das Empresas e Universidades participantes, e o destaque também dado ao Teste de Orientação, uma secção que filtra as competências do candidato e que aparece com uma lista de empresas adequadas ao perfil desse mesmo candidato, e ao Vídeo Currículo, que dá a possibilidade aos cibernautas de deixar não só o currículo tradicional nos stands da feira, mas também o currículo filmado.

Botões interactivos e dinâmicos permitem ainda a passagem ao Quiosque de Imprensa, uma nova zona com as capas das publicações da imprensa nacional, e o acesso a plataformas associadas a outras iniciativas da rede Universia na área da Formação e das Redes Sociais, o caso do ORIENTA e do OUVE.

Sectores de actividade da Feira virtual

Percebida como uma das melhores ferramentas de procura do primeiro emprego para os jovens através da Internet, a Bolsa Virtual de Emprego Universia está, nesta sua V edição, focada em sectores como as Telecomunicações, Banca, Consultoria, Formação, Serviços e a Distribuição.
Apostando unicamente em trabalho qualificado, o projecto continua a contar com a adesão de multinacionais e empresas portuguesas com forte consolidação no mercado e a reunir uma grande parte das Universidades portuguesas e Institutos do Ensino Superior.

"Face à difícil conjuntura actual, nota-se uma quebra nesta edição. Mas, mesmo assim, a Bolsa continua robusta. O Santander Totta, Vodafone, Universia, AKI, Fundação da Juventude, BNP Paribas, Moneris, Select Vedior, Expresso Emprego, Carga de Trabalhos, Mega FM, Mazars, Rumos, Logica, Schneider e Accenture, são as 16 empresas parceiras desta V edição", revela Pedro Monteiro, Director Geral do Universia Portugal.

A Bolsa permite também a realização de um Teste de Orientação que de uma forma simples e dinâmica, adaptada às novas tendências tecnológicas realiza uma selecção das melhores ofertas para o candidato de acordo com vários parâmetros relativos ao tipo de emprego que procuram, competências, condições, etc. As empresas, por outro lado, têm acesso ao curriculum individual de cada um dos candidatos inscritos na feira e a pontuação obtida por cada um deles.

Os visitantes da feira virtual, podem ainda candidatar-se às vagas através de um vídeo-curriculum, uma forma inovadora de apresentação, valorizada principalmente por empresas de áreas tecnológicas. Estas apresentações devem ser simples e não precisam contar com grandes produções, podendo ser feitas por camaras de vídeos, fotográficas ou até por telemóveis.

A Bolsa Virtual Universia realizou-se pela primeira vez em Dezembro de 2007 e institui-se como um evento bianual.

Para mais informações consulte: http://www.universia.pt/
Para aceder a Bolsa Virtual de Emprego: http://bolsaemprego.universia.pt/#home

Sem comentários: