terça-feira, 2 de junho de 2009

Apresentação do projecto "Escol(h)as" às Escolas

No dia 29 de Maio de 2009 decorreu na Cidade das Profissões a apresentação do projecto "Escolas Conscientes, Escol(h)as Consequentes" às Escolas do 2.º e do 3.º ciclo do Ensino Básico da rede pública do Porto. Nesta sessão, estiveram representadas as EB/2, 3 da Areosa, do Dr. Leonardo Coimbra, de Aldoar, do Viso, de Augusto Gil, as Escolas Secundárias com 3.º ciclo de Clara de Resende e Irene Lisboa.

O projecto "Escol(h)as" nasce de um acordo de colaboração estabelecido entre a Cidade das Profissões e o Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (SCPOV-FPCEUP), e integra actualmente o portfolium de projectos de intervenção escolar do Programa Porto de Futuro, da Câmara Municipal do Porto.

Este projecto é dirigido aos professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e assume como objectivo central a promoção (indirecta) do desenvolvimento vocacional dos alunos através da intervenção (directa) sobre os seus agentes educativos. Se é reconhecido que os professores influenciam as escolhas vocacionais dos alunos, considera-se que esta influência pode ser preparada e planeada, tornando-se sistemática e intencional.

O projecto "Escol(h)as" envolve uma série de contactos entre a equipa de intervenção e as escolas (os seus professores e alunos):

- A intervenção junto dos professores prevê que se atinjam os seguintes objectivos: a promoção da compreensão das variáveis críticas na estruturação do projecto vocacional dos indivíduos; a reflexão em torno do papel do professor enquanto agente de desenvolvimento vocacional; e o apoio à organização de práticas de infusão curricular de objectivos de exploração vocacional (de que forma é que o ensino e a aprendizagem das matérias curriculares podem ser articulados com a exploração das temáticas vocacionais?).

- A aproximação aos alunos far-se-á em dois momentos distintos: um Momento A ("A Escola e as Escolhas"), em que se pretende construir significado para o papel da Escola e dos Professores no seu processo de "orientar-se"; e um Momento B ("A disciplina e as profissões"), em que se procederá à exploração da relação dos alunos com o mundo das profissões, utilizando-se como estímulo para essa reflexão os conteúdos específicos de uma matéria curricular.

O projecto "Escol(h)as" foi implementado, na sua edição-piloto, junto de 13 professores, tendo-se atingido indirectamente 282 alunos.
A Cidade das Profissões prevê uma forte adesão ao projecto no ano lectivo de 2009/2010.

A Cidade das Profissões irá contactar, a partir de Setembro de 2009, os professores que manifestaram, na sessão de apresentação do projecto, o seu interesse em participar.
Se não efectuou a sua pré-inscrição e tem interesse em fazê-lo agora, e/ou se desejar obter mais informações sobre o projecto, contacte:


Catarina Reis
catarina.reis@cdp.portodigital.pt

Cidade das Profissões
Rua das Flores, n.º 152-158, 4050-263 Porto
Telefone: 22 33 923 60 (das 9h00 às 17h00)
Url: http://cdp.portodigital.pt

Sem comentários: