quinta-feira, 9 de abril de 2009

Painel de Profissionais das Tecnologias da Informação e da Comunicação

No âmbito do Mês das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), decorreu, no dia 19 de Março, o evento “Painel de Profissionais” - uma oportunidade de aproximação entre o público da Cidade das Profissões e os profissionais da área das TIC.

Nesta actividade, contou-se com a colaboração de três profissionais. O Eng.º Dílio Ribeiro é licenciado em Engenharia Electrotécnica e integra o Projecto “Porto Digital”; o Prof. António Ferreira, licenciado em Design e Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, referiu que actualmente não é fundamental que um designer “tenha jeito” para desenhar: a Informática assume um papel preponderante, sendo uma ferramenta potenciadora da imaginação e da criatividade do designer e permitindo obter produtos finais de elevada qualidade. Reforçou também a importância da formação e da permanente actualização de conhecimentos, imprescindíveis num mercado de trabalho permeável à Tecnologia e em permanente mudança. Numa fase conclusiva partilhou com o público que trabalha como free-lancer, um tipo de trabalho com vantagens (a possibilidade de apresentar projectos de qualidade, resultantes de um longo processo de reflexão e análise) e desvantagens (o facto de ter de cumprir prazos muito rigorosos). Por fim, contou-se com a participação do Prof. Fernando Faria Paulino, Antropólogo e Professor de Semiótica e Vídeo-documentário no Instituto Superior da Maia. O seu trabalho funde os estudos acerca da diversidade cultural e as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Enquanto Antropólogo, utiliza o método de observação participante, deslocando-se aos locais de investigação por longos períodos de tempo. Salienta-se a referência a Margaret Mead, pioneira na utilização da fotografia, como método de pesquisa. Neste campo da Antropologia Visual, a imagem assume uma dupla função: de exploração e de exposição, demonstrando que é pertinente a aplicação das novas tecnologias digitais (hipermedia) às Ciências Sociais e Humanas.

Importa referir que ao longo das apresentações, o público presente revelou-se entusiasmado e interessado na temática, facto que se comprovou com as suas participações.

Sem comentários: