segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sessões de (In)Formação e Atelier – Provas de Grupo

No âmbito das Sessões de empregabilidade desenvolvidas pela, Cidade das Profissões, as provas de grupo, destacam-se pela importância que possuem durante o processo de recrutamento e selecção de candidatos. A pertinência desta abordagem resulta da necessidade de informar e orientar os candidatos a emprego, sobre a utilização deste instrumento que permite ao empregador determinar capacidades, atitudes e uma melhor adequação ao posto de trabalho. Por outro lado, esta sessão tem como objectivo capacitar os participantes para enfrentar as diferentes fases de um processo de selecção, através de exemplos e exercícios práticos.

Provas de Grupo

Porque motivo as empresas utilizam as Provas de Grupo?

Numa envolvente tão competitiva quanto a actual, as empresas recorrem às provas de grupo, com o objectivo de seleccionar os melhores profissionais para atingir o sucesso empresarial.

O que é avaliado?

Normalmente os profissionais da área do recrutamento e selecção, utilizam as provas de grupo ou dinâmicas de grupo, para avaliar o comportamento dos candidatos perante determinadas circunstâncias concretas. Ou seja, analisar as características relacionais dos candidatos, tais como: a capacidade de argumentação, integração nos grupos de trabalho, liderança, tomada de decisão, relacionamento inter pessoal, de influenciar os outros , de aplicar experiências passadas a novas situações...

Como são organizadas?

Reune-se um grupo reduzido de candidatos a quem, sob o controlo de um ou vários supervisores, é sugerida a discussão de um tema apresentado, dentro de um certo limite de tempo.

Qual a sua importância?
Numa era em que a eficácia e a eficiência têm uma importância crescente, torna-se urgente a escolha da “pessoa certa para o lugar certo”. Neste sentido, as provas de grupo, permitem reunir feedback's tanto para as entidade empregadoras, no que diz respeito a uma escolha acertada, mas também para os candidatos, no desenvolvimento de competências que promovam o seu desempenho profissional. Este instrumento de selecção pode funcionar como uma oportunidade para os candidatos observarem e aprenderem com os candidatos seleccionados.

Sem comentários: