sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Homenagem a Fernando Lanhas


Como forma de agradecimento pela obra e pensamento de Fernando Lanhas, decidiu o Clube Literário do Porto homenagear mais um grande artista desta Cidade, um dos maiores nomes da arte portuguesa do século XX.

Nascido no Porto, em 1923, é um homem de múltiplos interesses, Arquitecto de formação, pintor, desenhador, poeta, arqueólogo, astrónomo, etnólogo, paleontólogo, coleccionador, etc.

A sua pintura introduziu o abstraccionismo em Portugal a partir de finais dos anos 40, tendo desenvolvido ao longo da sua carreira, uma concepção original da pintura.

Muito mais se poderia dizer sobre Fernando Lanhas, mas prefere o Clube Literário do Porto, convidar o público em geral a visitar este espaço e participar no mês de actividades que pretende organizar em sua homenagem, em simultâneo com a mostra que fará, alusiva à sua obra literária e ao seu pensamento.

A exposição inaugura a 5 de Setembro de 2009 pelas 16h00 e poderá ser visitada de Segunda a Domingo, das 09h00 à 01h00 da manhã (entrada livre).


Fórum Aberto: «Práticas Intergeracionais a Nível Local: Caminhos e Experiências»

Exmos Senhores,

O Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto convida a participar no próximo dia 10 de Setembro, num Fórum aberto ao público sob o tema «Práticas Intergeracionais a Nível Local: Caminhos e Experiências».

Este é um Fórum que surge no âmbito do Workshop Grundtvig “DIAL-UP: develop intergenerational activities locally:unchain your potential” e que contará com a Participação e Intervenção de diversos convidados de vários países da EU; especialistas em questões da intergeracionalidade, entre os quais se destacam:

Brigitte Nguyen-Duong, Petra Eickhoff, Hoang Nguyen-Duong, e Stephan G. Geffers da Alemanha

Vanya Ivanova da Bulgária;

Stephan G. Geffers da Alemanha; Kaie Laane e Uudo Laane da Estónia;

Gabor Dombi
e Judit Farago da Hungria;

Rodica Miala e Roxana Timplaru da Roménia;

Joan Font da Espanha e, finalmente,

Andrea Howard e Andrew Quinn e Darren Jones do Reino Unido.

O Forúm é uma organização conjunta da Associação VIDA, do Departamento de Sociologia da FLUP, do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e da REAPN, Núcleo do Porto.

O evento é co-financiado pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency
da Comissão Europeia e a participação dos intervenientes, é financiada pela Agência Nacional “Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida”, ao abrigo do Programa Grundtvig.

A participação é gratuita e confere certificado de presença.

Serão distribuídas cópias impressas da versão portuguesa do Guia de Ideias para Planear e Implementar Projectos Intergeracionais,aos participantes.


Alexandra Lopes
Directora do Departamento de Sociologia
da FLUP













Departamento de Sociologia da
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n, 4150-564 Porto
Telefone e Fax: 22 607 71 90
E-mail: ds@letras.up.pt
URL: http://www.letras.up.pt/ds

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Setembro - Mês do Emprego - Inscrições Fechadas

A Cidade das Profissões informa que as inscrições para os workshops (a) de pesquisa activa de emprego e (b) de desenvolvimento pessoal e profissional, a ter lugar no âmbito do Mês de Emprego, se encontram oficialmente encerrados.

100 milhões para apoio ao empreendedorismo

Jornal de Notícias

2009-08-21

VIRGÍNIA ALVES

Os desempregados e jovens à procura do primeiro emprego e alguns trabalhadores independentes têm agora um novo programa de apoio ao empreendedorismo, cujas candidaturas começam no dia 15 de Setembro.

Com o objectivo de estimular o empreendedorismo e a criação de emprego por desempregados, o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social avançou com um novo programa de apoio que inclui duas linhas de crédito com garantia mútua e bonificação de taxa de juro, num total de 100 milhões de euros.

Uma das linhas, denominada Invest+, tem um montante de crédito de 85 milhões e destina-se a apoiar projectos com valor superior a 15 mil euros e até 200 mil euros, sendo o montante máximo de financiamento até 95% do investimento, com limite máximo de 100 mil euros e limite de 50 mil euros por postos de trabalho criado.

Já a outra linha, a Microinvest, prevê apoiar projectos mais pequenos, com um investimento máximo por projecto de 15 mil euros, tendo a linha um limite máximo de 15 milhões de euros.

Para aceder a estes financiamentos, pelo prazo de sete anos, com dois anos de carência de capital e bonificação da taxa de juro, os interessados poderão dirigir-se a um dos bancos aderentes (CGD, BCP, BES, BPI, Santander, BPN, Banco Popular, Crédito Agrícola, Montepio e Barclays), a partir de 15 de Setembro, e apresentar o seu projecto. As candidaturas terminam quando for esgotado o plafond previsto para as linhas de crédito definidas.

Para a elaboração do projecto, os candidatos contarão com apoio técnico e de consultadoria por parte de entidades privadas sem fins lucrativos e autarquias locais. Entidades que serão seleccionadas e credenciadas, em breve, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O programa do Ministério do Trabalho destina-se a desempregados inscritos há nove meses, independentemente do motivo de inscrição. E ainda a jovens, entre os 18 e os 35 anos, à procura do primeiro emprego e a trabalhadores independentes, cujo rendimento seja inferior ao salário mínimo (450 euros por mês).

As empresas a criar não podem ter uma dimensão inicial superior a 10 postos de trabalho e, pelo menos, metade dos promotores têm de ser desempregados ou à procura do primeiro emprego. Além disso, o valor do investimento não pode ultrapassar os 200 mil euros.

Sem metas definidas, o Ministério do Trabalho estima que o programa possa resultar na "criação de 2700 empresas e 4400 postos de trabalho".

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Curso de Educação Formação para Jovens Tipo II - Técnico/a Comercial

O Departamento de Formação e Projectos do Espaço t, está a promover o Curso de Educação e Formação de Jovens - tipo II na área comercial, com data de início a 1 de Setembro.

Destinatários/as: Jovens à procura do 1º emprego; idades entre os 15 e 22 anos; habilitações ao nível do 6º, 7º ou frequência do 8º ano;

Marcação de entrevista: Departamento de Formação Praça dos Poveiros, nº56 2º andar, Porto Contactos: 22 601 61 66 formacao@espacot.pt

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"NetWorking" - Inscrições Encerradas

A Cidade das Profissões informa que as inscrições para o Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Profissional: "Networking - Como tirar partido das redes sociais para promover a sua empregabilidade" se encontram oficialmente encerradas.