sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Semana do Emprego - Mostra de Oportunidades de Emprego e Formação




De 24 a 28 de Novembro decorre a Semana do Emprego - Mostra de Oportunidades de Emprego e Formação nas instalações da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Esta iniciativa foi organizada pela Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso e pela Associação Metropolitana de Serviços.

A Semana do Emprego surge devido à necessidade de alertar para os desafios que se colocam aos recursos humanos num cenário de crescimento e progresso do mercado de trabalho. A formação (escolar e/ou profissional) vem, de certa forma, dar resposta a estas exigências, sendo possível verificar o seu impacto em termos de produtividade, aumento de remunerações, progressão de carreira e, de uma forma mais ampla, no desenvolvimento das comunidades.

Os principais objectivos desta acção são: a) divulgar a oferta de emprego e de formação disponível; b) sensibilizar, informar e apoiar os indivíduos em situação de desfavorecimento no seu processo de integração no mercado de trabalho; c) evidenciar a importância da qualificação para uma integração no mercado de trabalho potencialmente mais inclusiva; d) sensibilizar e informar para o empreendedorismo; e) contribuir para a formulação de representações positivas sobre perfis profissionais qualificados; f) promover o trabalho em rede ao nível da promoção de empregabilidade de indivíduos em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

A Cidade das Profissões participou na Semana do Emprego mediando a sessão “O trabalho de ontem e de hoje...que mudanças?”. Com esta conferência pretendia-se sensibilizar e informar os destinatários para as mudanças no trabalho e emprego, apoiar e promover a pesquisa activa de emprego e salientar a importância da capacidade de adaptação dos indivíduos como forma de responder aos desafios impostos pelo mercado de trabalho. Estiveram representadas nesta conferência empresas muito importantes na região do Vale do Ave, nomeadamente, Bial (pelo Dr. Miguel Portela, Director de RH), Casfil, Lda (pelo Dr. José Carlos Alves) e Euveo – Trabalho Temporário (pelo Dr. Miguel Pereira). Contou-se, ainda, com o testemunho do Sr. Vitor Oliveira (APPACDM Maia), um jovem com um percurso de vida, escolar e profissional rico, capaz de fazer frente aos obstáculos que lhe foram colocados.

Não se pretendeu com esta sessão encontrar respostas para os dilemas transversais do mercado de trabalho (i.e., a dificuldade de integração no mercado de trabalho dos jovens licenciados, dos adultos com mais de 40 anos, a difícil gestão dos papéis de vida, entre outros); contudo, esta foi ocasião de reflectir sobre:

  • a importância da formação e da competência como resposta à progressiva especialização das empresas;

  • a pesquisa de emprego e a importância de assumir uma atitude activa de procura;

  • o processo de recrutamento e selecção e a importância de enviar candidaturas espontâneas e preparar as várias fases de selecção (entrevistas e provas de selecção);

  • o “desaparecimento” do emprego para toda a vida, pois hoje em dia os percursos profissionais já não são lineares, mas assumem-se como “voos de borboletas”, ziguezagueantes;

  • as competências transversais mais valorizadas no mercado de trabalho: força de vontade, iniciativa, pro-actividade, persistência, adaptação e aprendizagem contínua.

A Cidade das Profissões agradece às entidades organizadoras e, também, à UNIVA de Vila das Aves, o convite que nos foi endereçado e todo o apoio prestado.

Sem comentários: