sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como vai funcionar o novo incentivo aos desempregados

Ministro Álvaro Santos Pereira, prevê a criação de um subsídio no valor de 419,22 euros para as empresas que contratem desempregados.

Ministro Álvaro Santos Pereira, prevê a criação de um subsídio no valor de 419,22 euros para as empresas que contratem desempregados.

  • Medida custa 100 milhões de euros e tem apoio comunitário.

1 - Quem pode receber?
Será criado um subsídio no valor de um Indexante dos Apoios Sociais (419,22 euros) a atribuir a empresas que contratem desempregados há mais de seis meses.

2 - Quanto tempo dura?
No máximo, o subsídio pode durar seis meses. E o período mínimo de contrato também terá de ser de seis meses.

3 - O apoio pode aumentar?
O valor pode ser majorado, nomeadamente quando a empresa contrata desempregados sem termo ou se recrutar desempregados há mais de 12 meses.

4 - Qual o valor do salário?
Isso depende da empresa e daquilo que vier a ser acordado com o trabalhador. A empresa será responsável pela diferença entre o valor do apoio e a remuneração. O salário mínimo é hoje de 485 euros.

5 - Quais os deveres?
Desde logo, a empresa tem de garantir formação ao trabalhador. Mas haverá outros requisitos, como a necessidade de existir criação líquida de emprego. A proposta do Governo também diz que a empresa tem de ter a situação regularizada perante o Fisco e a Segurança Social. É possível que venha a ser limitado o número de ofertas apoiadas por empresa.

6 - Qual o processo?
O processo será pouco burocrático, diz o Governo. As empresas devem inscrever a oferta de trabalho nos centros de emprego e sinalizar a vontade de ter direito ao apoio. Os centros, depois, devem "indicar os trabalhadores que preencham as características da vaga e haverá um processo de ajustamento", diz o Executivo. Mas quem escolhe o candidato é a empresa.

7 - O desempregado tem de aceitar?
As regras de aceitação de emprego são as mesmas que já hoje existem: as obrigações dos desempregados não mudam.

8 - O subsídio acaba?
O processo não muda. Se o desempregado aceitar o emprego, o subsídio é suspenso e pode retomá-lo no final, caso venha a ser afastado da empresa. Actualmente, o subsídio é suspenso em caso de actividade profissional com duração inferior a três anos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pós-graduação em Avaliação Psicológica - RRMindCenter

No âmbito da parceria estabelecida entre a Cidade das Profissões e a RR MindCenter, vimos por este meio divulgar informação relativa a uma pós-graduação em Avaliação Psicológica que será desenvolvida por este instituição.

Pós-graduação em Avaliação Psicológica

Técnicas de Avaliação Psicológica e uso de testes validados para a população portuguesa

Coordenação Científica: Miguel Ricou
Coordenação Pedagógica: Cristina Campos

Introdução
A Avaliação Psicológica é um acto exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos psicólogos relativamente a outros profissionais (art. 4.1 do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
A avaliação psicológica pode desempenhar um papel de crucial importância na compreensão do funcionamento mental. Durante as últimas décadas, a psicologia tem utilizado vários instrumentos de avaliação psicológica, porém, muitas vezes, sem a devida compreensão sobre os procedimentos e metodologias necessários à avaliação científica dos fenómenos humanos.

Esta formação pós-graduada fundamenta-se nas carências resultantes da escassez de formação especializada no domínio da avaliação psicológica.

O curso terá início em Novembro de 2011 e será leccionado por um conjunto de especialistas com vasta experiência ao nível da construção e utilização de instrumentos de avaliação psicológica de crianças e adultos em diferentes contextos, com a participação de alguns dos responsáveis pela validação das provas em Portugal. Desta forma, o curso será subdividido por módulos conforme a área específica de avaliação a tratar.

Objectivos
I. Fornecer conhecimentos actualizados e treino em instrumentos de avaliação psicológica que estejam empiricamente validados para a população portuguesa;
II. Garantir a utilização apropriada dos instrumentos através da formação que respeita a normas de administração, cotação e interpretação;
III. Assegurar competências relativamente à selecção de material de avaliação apropriado e com validade científica;
IV. Facultar competências ao nível da realização de relatórios de avaliação psicológica;
V. Promover o conhecimento das normas e limites que regem o processo de avaliação psicológica, de acordo com o Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses.

Metodologia de Ensino
O método de ensino estará de acordo com uma abordagem teórico-prática, através de métodos de exposição aberta e momentos de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Metodologia de Avaliação
Assistência mínima a 75% da duração total do curso;
Teste escrito de avaliação de conhecimentos no final de cada módulo.

Destinatários
Licenciados em Psicologia

Fundamentação
Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Avaliação Psicológica, só serão aceites inscrições de Psicólogos ou alunos do 2º ciclo de estudos em Psicologia. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa implica o domínio de conhecimentos específicos inerentes à avaliação psicológica, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior poderão reconhecer, através da atribuição de créditos, a formação pós-graduada, podendo esta constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

Duração
A Pós-graduação decorrerá de 5 de Novembro de 2011 a 18 de Maio de 2012, num total de 180h, em horário pós-laboral.
Sextas – 19H00/22H00
Sábados – 9H30/12H30 – 14H00/17H00

Plano Curricular

Módulo I - Avaliação Psicológica
i. Objectivos da Avaliação Psicológica
ii. Entrevista de avaliação e administração de testes
iii. Questões éticas da Avaliação Psicológica
Formadores: Isabel Leal, Miguel Ricou

Módulo II - Avaliação cognitiva em crianças
i. WISC III
ii. WPPSI-R
iii. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
iv. Avaliação das dificuldades de aprendizagem
Formadores: Maria João Seabra Santos, Liliana Sousa, Octávio Moura

Módulo III - Avaliação cognitiva em adultos
i. BPRD
ii. WAIS III
iii. WMS III
iv. Matrizes Progressivas de Raven (forma geral)
Formadores: Catarina Canário, Liliana Sousa

Módulo IV – Avaliação emocional e do comportamento na criança
i. Modelo Multiaxial de Achenbach (SCICA, CBCL, TRF, YSR)
ii. STAIC-C2
iii. CMAS-R
iv. FSSC-R
v. CDI
vi. Sistema de Avaliação da Obediência
Formadores: Pedro Dias, Mariana Pereira, Isabel Soares

Módulo V – Avaliação da personalidade
i. MMPI-2
ii. MMPI-A
iii. NEO-PI-R
iv. NEO-FFI
v. Teste de Rorschach (Sistema Integrativo de Exner)*
Formadores: Rosa Novo, Margarida Lima, Abel Pires
*Por implicar uma formação extensa (50h), que encareceria o custo total do curso, o teste de Rorschach será integrado nesta pós-graduação, mas terá um custo adicional reduzido, podendo o formando optar por fazê-lo ou não.

Módulo VI – Avaliação Neuropsicológica
i. Características gerais e objectivos da avaliação neuropsicológica
ii. Avaliação Neuropsicológica como meio complementar de diagnóstico
iii. Testes de rastreio cognitivo
MoCA
MMSE
Teste do Relógio
iv. Instrumentos específicos da Avaliação Neuropsicológica
GDS
GAI
15-IMT
TeLPI
Figura Complexa de Rey
Torre de Hanoi
Token Test
Outros instrumentos específicos
Formadores: Lara Alves, Sandra Freitas

Módulo VII – Avaliação em Psicogerontologia
i. Contextualização da Avaliação em Psicogerontologia
ii. Avaliação funcional do Idoso
iii. ACE-R
iv. CDR
v. Escala de Demência de Blessed
vi. ADAS
vii. Avaliação da capacidade financeira e testamentária
viii. Avaliação neuropsicológica de condutores idosos
Formadores: Liliana Sousa, Lara Alves, Inês Ferreira

Módulo VIII – Avaliação psicológica forense
i. Avaliação psicológica forense e prática pericial forense
ii. Avaliação psicológica das famílias nos processos de promoção e protecção e elaboração de relatórios para fins judiciais
iii. Avaliação psicológica de crianças vítimas de abuso sexual e de crianças vítimas de negligência, maus tratos físicos e/ou psicológicos
iv. CPIC (adolescentes e jovens adultos)
v. Avaliação psicológica de vítimas de violência
vi. Avaliação psicológica de agressores
Formadores: Rui A. Gonçalves, Madalena Alarcão, Isabel Alberto, Octávio Moura

Módulo IX – Orientação escolar e profissional
i. CDSE-SF
ii. Escolha de cartões ocupacionais
iii. EVV (Escala de Exploração Vocacional)
iv. IPC (Inventário de Preocupações da Carreira)
v. Estratégias e recursos de exploração vocacional
vi. Avaliação da qualidade das práticas de intervenção vocacional
Formadores: José Tomás Silva, José Pacheco Miguel, Maria do Céu Taveira, Inês Nascimento

Módulo X – Integração da Avaliação Psicológica
i. Integração da Avaliação Neuropsicológica com outras áreas científicas (Psiquiatria/ Neurologia/ Farmacologia)
ii. Filosofia da avaliação psicológica
iii. Estrutura e redacção de um relatório de avaliação psicológica
Formadores: Lara Alves, Mário Simões

Corpo Docente
Abel Pires
Catarina Canário
Inês Saraiva Ferreira
Isabel Alberto
Isabel Leal
Isabel Soares
José Pacheco Miguel
José Tomás Silva
Lara Alves
Liliana Sousa
Madalena Alarcão
Margarida Lima
Maria do Céu Taveira
Maria João Seabra Santos
Mariana Pereira
Mário Simões
Miguel Ricou
Octavio Moura
Pedro Dias
Rosa Novo
Rui Abrunhosa Gonçalves
Sandra Freitas

Investimento
Custo total
- 1530€ (IVA incluído à taxa em vigor)
Para inscrições até 30 de Setembro de 2011
1730€ (IVA incluído à taxa em vigor)
Para inscrições após 30 de Setembro de 2011

Módulos:
Avaliação psicológica: 136€
Avaliação cognitiva em crianças: 221€
Avaliação cognitiva em adultos: 351€
Avaliação emocional e do comportamento em crianças: 156€
Avaliação da personalidade: 195€
Avaliação neuropsicológica: 156€
Avaliação em psicogerontologia: 286€
Avaliação psicológica forense: 273€
Orientação escolar e profissional: 429€
Avaliação Psicológica e elaboração de relatórios: 65€

Nota: O Teste de Rorschach terá um funcionamento em paralelo, uma vez que pressupõe um número de horas mais extenso (50h). Assim, este curso terá um custo adicional de 250€ para formandos que frequentem a pós-graduação. Haverá também a possibilidade de inscrição apenas no Teste de Rorschach, sendo neste caso a propina de 500€.

Modalidades de pagamento
Inscrição e propina: 250€ no acto de inscrição e 5 propinas mensais de 256 €.
Pronto pagamento beneficia de 10%** de desconto (153€).
Estudantes universitários beneficiam de 5%** de desconto, mediante comprovativo.

Pagamentos (opções)
Numerário
Cheque à ordem de Ricou e Rolo, Lda.
Transferência (NIB: 0010 00003852481000196) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail ou CTT).
Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo.

Documentação necessária para a validação da candidatura
Ficha de inscrição; CV; Certificado de Habilitações; Fotocópia de BI / Cartão do Cidadão ou Passaporte; Envio de comprovativo de pagamento da inscrição.

Critérios de selecção
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário).
- Serão aceites um máximo de 20 formandos no curso.

Data limite de inscrição
14 de Outubro de 2011

Candidaturas e informações
RRMindcenter
Av. da Boavista, 1015, sala 303
Porto
Tlm: 931660326, Tlf: 224027941
Email: rrmindcenter@gmail.com
URL: mindcenter.info

Programa para desempregados há 6 meses


As empresas vão passar a ter benefícios se contratarem pessoas no desemprego há mais de seis meses. A medida é do Ministério da Economia e tem um orçamento de 100 milhões de euros.

Este programa deve abranger 35 mil desempregados que receberão formação e cerca de 420 euros.

O anúncio foi feito no programa Prós e Contras, da RTP1, onde o ministro Álvaro Pereira Santos Pereira garantiu também que os centros de emprego conhecerão uma remodelação.

EST FILM LAB



O FEST FILM LAB é uma estrutura de excelência a nível mundial na área da aprendizagem no Cinema e Audiovisual. Não é apenas mais um instituto de ensino técnico e workshops, é sim um instituto que apresenta workshops regulares e durante todo o ano com os melhores formadores do mundo na sua área de actuação. O FEST FILM LAB oferece workshops que podem mudar uma carreira, verdadeiros game changers, nunca apresentaremos workshops com formadores que não sejam amplamente reconhecidos e de competências provadas na área profissional. O projecto assenta numa equipa que já trouxe a Portugal nomes como Tom Stern, David Macmillan, Alex Rodriguez, Etgar Keret entre muitos outros nomes da Industria cinematográfica. O nosso compromisso e garantia é que qualquer formação obtida com o FEST FILM LAB, tem conteúdo, real valor e reconhecimento em qualquer parte do globo, e não apenas mais uma linha a quem pouca gente da atenção num CV.

O FEST FILM LAB levará a cabo as suas actividades em colaboração com a Fundação da Juventude nas instalações desta fundação, ao abrigo da parceria de colaboração, mais especificamente no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos.

24 e 25 de Setembro

Workshop DSLR’S Philip Bloom

[mais informações]

1 e 2 de Outubro

Workshop de Formação de Actores Nancy Bishop

[mais informações]

5 e 6 de Novembro

Workshop de Edição Alex Rodriguez, Nomeado Para Um Oscar

[mais informações]

Site oficial FEST FILM LAB




terça-feira, 27 de setembro de 2011

129 profissões estratégicas para a próxima década | P3

129 profissões estratégicas para a próxima década | P3

Recrutamento - Iuris FDUP Junior


RECRUTAMENTO 2011/2012: envia uma breve carta de motivação juntamente com os teus dados pessoais (Nome, Morada, Idade, Ano e Curso) para recrutamentoifj@live.com.pt ou preenche a ficha de candidatura no gabinete dos seguranças da FDUP de 27/9 a 7/10!
Vais perder a oportunidade de pertencer a uma rede internacional de júnior empresários? De contactar com o mercado de trabalho e tornares-te um júnior empreendedor?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Feira Internacional de Negócios para PME




ATENÇÃO!
Preço para estudantes: 10 euros.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lions Club Matosinhos - workshop “À conquista do 1º emgrego”

Se és um jovem licenciado à procura de primeiro emprego ou em situação de emprego precário (com a formação superior concluída há menos de 2 anos) e residente no concelho de Matosinhos, estas sessões são para ti!

Já pensou no seu próximo passo profissional? Quanto tempo dedicou a este processo? Explorou todas as alternativas? Qual o caminho que vai seguir? Qual a sua estratégia? Como escrevo o CV?

De facto esta fase é de extrema importância pois permite ao profissional ou futuro profissional fazer uma reflexão profunda, uma introspecção, sobre a sua carreia passada e presente e preparar o futuro, alargando as possibilidades de êxito. Esta clarificação permite orientar de uma forma sistemática e eficiente os seus esforços na busca de um novo projecto profissional incluída numa estratégia de carreia.

Em cada sessão teremos a presença de um empresário/empreendedor, que irá abordar a temática, "O que se espera de um recém-licenciado”

Potencie as suas possibilidades de Sucesso!

Competências a Desenvolver:

  • Comunicação Interpessoal
  • Escuta Activa
  • Procura activa de emprego
  • CV e Carta de Motivação

Objectivos:

Desenvolvimento do “Plano de Acção”, aumentar o potencial de empregabilidade, clarificar e Estabelecer os objectivos a curto e médio prazo.

Optimização de CV e Carta de Motivação

Destinatários:

Jovens licenciados à procura de primeiro emprego ou em situação de emprego precário (com a formação superior concluída há menos de 2 anos), residentes no concelho de Matosinhos.

Conteúdos:

Utilização de técnicas de Coaching.

Investimento:

Gratuito, limitado 15 participante por edição.

Data, Hora e Local:

Datas: 1º Edição 24/09/2011 e 1/10/2011 Horário: 9H30 às 12H30

Local: Lions Clube Matosinhos

Praça dos Pescadores 21,9º

Matosinhos

Coach

Miguel Beirão: Director Executivo da NewayFocus, Coach certificado internacionalmente pelo IICD e Consultor em várias PME´s.

Gestor com vasta experiência no sector industrial (18 anos), formação superior em Engª Electrotécnica. Nos últimos dois anos exerce a função de Coach, Consultor de gestão de diversas PME´s e Formador. Exerceu durante 5 anos a função de Director Geral de uma unidade produtiva multinacional, e anteriormente de Director de Produção em empresas nacionais e multinacionais.

Exerceu funções de gestão em multinacionais como: Siemens Semicondutores, Qimonda, Gametal – Kirchhoff Portugal, Hofesa grupo Hunter Douglas e várias empresas nacionais.

Inscrições:

O número de participantes está limitado a 15, que passarão por um processo de selecção.

O processo de inscrição só é válido após a recepção da ficha de candidatura, cópia de BI ou CC (para prova de concelho de residência) e Curriculum Vitae.

Faça a sua inscrição, AQUI, ou em www.newayfocus.pt

  • O Lions clube de Matosinhos foi fundado de 1966, tem como lema “Nós Servimos”. Faz parte do Lions Clubs Internacional, a maior organização mundial de Clubes de serviços voluntários, actuando através do envolvimento comunitário e cooperação internacional com 1,3 milhão de sócios que trabalham juntos para responder às necessidades que desafiam as comunidades. Neste momento, agrupam-se em 45.000 Clubes espalhados por 205 países e regiões.
  • A NewayFocus – Coaching & Consulting Lda, tem como fundador Miguel Beirão, o nome NewayFocus, pretende traduzir o próprio projecto:
  • Neway - novos caminhos, novos paradigmas, novas percepções, novas soluções….
  • Focus – manter o foco, manter a atenção, focalizar…..

Queremos fazer este “NewayFocus” consigo, “Side by Side” porque, quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.

Nesta vontade de servir e ajudar, o Lions Club de Matosinhos e a NewayFocus – Coaching & Consulting Lda, juntaram esforços nesta iniciativa única: promover uma workshop para desenvolver as condições de empregabilidade dos jovens licenciados do concelho de Matosinhos.

Mais informação sobre este evento

20 Coisas Que Aprendemos Para Inovar

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

#The50 Things Every Creative Should Know

#The50 Things Every Creative Should Know

Iniciação à Internet e pesquisa de informação [formação gratuita - Oeiras]



Formação destinada a todos os que pretendem dar os primeiros passos na Web, dotando os formandos de competências de navegação, pesquisa e utilização de funcionalidades e recursos de informação na Web.

Esta acção de formação é gratuita.

Informações e Inscrições:
Espaço Multimédia
e-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt
Telf. 210 977 432

Imagem para concurso procura-se!



A Fundação da Juventude vai lançar a 20ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, e precisa de uma imagem de divulgação. Estamos a lançar o desafio a todos os interessados. Faz uma proposta de cartaz e envia para comunica@fjuventude.pt, até ao dia 11 de Outubro de 2011.

Nota: O cartaz deverá seguir em formato .jpeg, .psd ou .ai, com resolução de 300dpis.

Para conheceres melhor o Concurso visita os mini-sites das edições anteriores:

www.fjuventude.pt/jcientistas2010

www.fjuventude.pt/jcientistas2011

Mostra o que vales! Participa!

Não percas a oportunidade de teres o teu cartaz afixado em todas as escolas do país!

Mais informações: comunica@fjuventude.pt

E-commarketing Show apoia empresas inovadoras




E-commarketing Show apoia empresas inovadoras


A organização do e-commarketing Show disponibiliza espaço gratuito a empresas que apresentem projectos inovadores com potencial de mercado até 30 de Setembro

A exposição profissional de comércio electrónico e publicidade interactiva e-commarketing Show volta a apoiar, na edição de 2011, a participação na feira de empresas com ideias inovadoras, que impulsionem o comércio electrónico, através da disponibilização de espaço gratuito. O evento vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa nos dias 13 e 14 de Outubro.

“O objectivo é a promoção do empreendedorismo, trazendo novas ideias de negócio para que a inovação seja fomentada de forma a potenciar o comércio electrónico. O e-commarketing Show criou a área Innovation para dar oportunidade a empresas que sejam inovadoras de se apresentarem ao mercado gratuitamente”, afirmou Agustín Torres, director do e-commarketing Show.

A organização do e-commarketing destinará assim um espaço gratuito na área de stands àquelas empresas (com menos de dois anos de existência) que apresentem o seu projecto, com soluções inovadoras e de valor acrescentado para o sector do e-commerce, seja através de serviços ou de aplicações tecnológicas, até de 30 de Setembro de 2011. As propostas devem ser enviadas via e-mail para: ecommarketing@fopren.pt.Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

“O convite para a feira de 2010 foi feito através do concurso de Innovation, os resultados foram espectaculares. Os contactos comerciais ultrapassaram bastante as expectativas”, referiu Tiago Franco, CEO da Imaginary Cloud, relativamente à primeira edição do e-commarketing Show.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prorrogação do período de candidaturas ao Programa de Estágio da empresa brasileira Elektro

Inscrições para programa de estágio na empresa brasileira Elektro decorrem até dia 25 de Setembro.


Distribuidora de energia elétrica possui cerca de 30 vagas abertas

A distribuidora de energia elétrica Elektro prorrogou até o dia 25 de Setembro o prazo de inscrições para o programa de estágio Mais Energia.

Os interessados devem-se inscrever no site da Elektro (www.elektro.com.br).

Encontram-se disponíveis cerca de 30 vagas distribuídas nas sedes da Elektro.

A empresa cobre 223 cidades no estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul.

O programa de estágio da Elektro tem o objetivo de procurar novos talentos para a organização e proporcionar ao estagiário, uma visão integrada do ambiente empresarial, sem perder de vista o desenvolvimento destes jovens.

Podem-se inscrever universitários que estão no penúltimo e último ano do curso em 2012. Para participar no processo de selecção, o estudante deve possuir conhecimentos intermédios de inglês, disponibilidade para estagiar no mínimo 18 horas semanais e estar a frequentar cursos nas seguintes áreas: Engenharias Eléctrica, Mecânica, de Computação e Telecomunicações, Administração de Empresas, Estatística, Ciências Económicas, Sistemas da Informação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Jornalismo, Relações Públicas, Propaganda e Marketing, Direito e Psicologia.

Serão abertas vagas nas cidades de Andradina, Votuporanga, Itanhaém, Ubatuba, Limeira, Registro e Atibaia de acordo com as necessidades da empresa.

Além das inscrições no site, o processo de selecção prevê a análise qualitativa da ficha de inscrição, testes virtuais de inglês e raciocínio lógico, dinâmica de grupo e entrevista.

Os benefícios que a Elektro oferece são: assistência médica, vale refeição, auxílio transporte, bolsa auxílio conforme carga horária de estágio, seguro de vida em grupo e o Programa Estar Bem Elektro (academia, acesso a actividades culturais, entre outras acções gratuitamente).


Para mais informações, consulte o portal da Elecktro em www.elektro.com.br

O Empreendedorismo está na Moda!

Correio do Minho - Notícias

Agenda de Outubro CdP

Confere aqui a(s) tua(s) área(s) de interesse!

Todos os meses encontrarás na Cidade das Profissões alguma actividade que te ajudará a explorar os teus interesses, a desenvolver as tuas competências e a evoluir profissionalmente.

Consulta a nossa agenda de actividades para o mês de Outubro! Inscreve-te!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As mil e uma formas de financiar a sua empresa

Quem já não ouviu falar de crédito bancário; linha de crédito, leasing e factoring; bem comobusiness angels e capital de risco? Alguns destes financiamentos ainda estão pouco fomentados em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países desenvolvidos, e o seu acesso por parte das empresas ainda é muito dificultado.

Consciente desta realidade, questionamos empresários e entidades bancárias acerca das ofertas de financiamento existentes em Portugal, bem como comparamos o que de melhor, e de pior, existe em alguns países europeus.

Quando resolve iniciar uma actividade ou financiar uma empresa já existente, o empresário tem duas grandes formas de o fazer: capitais próprios e capitais alheios. No caso da opção por capitais próprios, estes não têm qualquer contrapartida fixa de remuneração, isto é, pode ou não ser remunerado em função da rendibilidade gerada pela empresa. Na alternativa de recurso a capitais alheios, estes, logo à partida, têm uma remuneração mínima fixada e, em regra, possuem um esquema de reembolso previamente definido.

Enquanto no curto prazo, a própria banca disponibiliza uma panóplia de operações:descontos de letras, desconto de livranças, empréstimos de curto prazo, empréstimos em conta corrente, descoberto bancário, crédito por assinatura, crédito documentário,factoring, entre outros; já no que concerne ao um financiamento a médio e longo prazo a situação é muito mais complicada.

SetaTipos de financiamento

Seta

Capital de risco

Seta

A OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS: Financiamento PME - O que fazer?

Seta

TESTEMUNHOS DOS ESPECIALISTAS: Os empresários

Seta

A Versão da Banca

TIPOS DE FINANCIAMENTO

Crédito Bancário

Uma dívida financeira consiste na obtenção de um empréstimo junto de um credor, normalmente um banco, durante um período de tempo pré-determinado. Quando contrai uma dívida a empresas está, não só obrigada à restituição do capital emprestado, como também ao pagamento de juros, fixados com base numa taxa que é aplicada ao valor do empréstimo. Os empréstimos bancários podem ser de curto prazo (que implica a amortização da dívida até um ano após a contratação do empréstimo) ou de longo prazo (empréstimos por um período superior a um ano). As instituições bancárias tendem a preferir empresas com experiência ou negócio, cujas equipas de gestão mantenham boas relações com a instituição e que apresentem planos de negócio que demonstrem capacidade para cumprir o serviço da dívida.

Normalmente, o crédito bancário é uma forma de financiamento adequada no caso da empresa estar moderadamente endividada e com boa capacidade de gerar cash flows. Empresários com negócios nestas condições podem recorrer a empréstimos bancários para financiarem as suas operações e programas de expansão com condições muito vantajosas sem cederem parte do controlo da empresa. Como é natural, os bancos são mais receptivos e emprestarem dinheiro a empresas sólidas e já estabelecidas no mercado, do que a empresas emergentes. Assim, o financiamento bancário pode ser aconselhável nas seguintes condições:

  • Expansão de um negócio lucrativo;
  • Financiamento de uma grande aquisição (equipamentos, instalações, etc.);
  • Quando o cash flow da empresa é forte e seguro

Ao contrário, o recurso ao financiamento bancário não é aconselhável quando a empresa é demasiado jovem ou não lucrativa. Nestes casos, terá muitas dificuldades para obter financiamento, pois a relação riscos versus retorno de um empresário é desinteressante na óptica do banco. Além disso, mesmo que consiga obter o desejado empréstimo devido ao seu historial de crédito muito positivo, deverão ser-lhe exigidas garantias pessoais que poderão ser incomportáveis, assim como juros demasiado elevados.

Linha de crédito, leasing, factoring

As possibilidades de financiamento através de empréstimos financeiros não se esgotam no empréstimo bancário clássico.

As linhas de crédito são uma forma de empréstimo bancário flexível, orientado para o curto prazo, em que a instituição credora confere à empresa o direito de, dentro de um plafond previamente acordado, retirar fundos consoante as suas necessidades de tesouraria. As linhas de crédito são especialmente indicadas para fazer face a insuficiências temporárias e previsíveis de tesouraria (frequentes, por exemplo, em negócios sazonais) ou para prevenir o aparecimento de rupturas inesperadas.

O factoring é igualmente um instrumento de gestão de tesouraria, ou seja, de cobertura das necessidades de curto prazo. O contrato de factoring consiste na cedência dos créditos da empresa a uma sociedade especializada que se responsabilizará pela cobrança desse crédito. A factoring adianta uma parcela do valor desse crédito à empresa, recebendo em troca uma comissão. Este método tem a vantagem da empresa poder realizar os seus créditos sem estar dependente do prazo de pagamento dos clientes. Tem a desvantagem do custo associado, que reduz a rentabilidade das vendas.

O leasing é um instrumento de financiamento ao qual a empresa pode recorrer quando não pretende afectar grandes quantidades de capital para ter acesso a um determinado bem (normalmente tratam-se de bens de equipamento). Num contrato leasing, o proprietário do equipamento (o locador) autoriza o utilizador (o locatário) a dispor do equipamento em troca de pagamentos periódicos, que incluem capital e juros. Findo o prazo de vigência do contrato, o locador pode adquirir o equipamento objecto do contrato, mediante o pagamento de um valor residual pré-estabelecido. Ao diferir os pagamentos, a empresa consegue garantir uma maior liquidez. No entanto, tem a desvantagem de não ser proprietária do equipamento, tendo por isso que indemnizar a locadora no caso de surgir algum acidente com o equipamento da sua responsabilidade.

Este tipo de financiamento é sobretudo aconselhável para a aquisição de equipamentos que não são estratégicos para a sua empresa, ou apenas serão utilizados por um período de tempo limitado. Um exemplo típico, são os automóveis ao serviço da empresa, que tendem a ser adquiridos em sistema de leasing.

Business angels e capital de risco

Finalmente, temos o financiamento por capital, que consiste na troca de dinheiro por uma parcela do capital e, como tal, de uma parte do controlo da empresa. Numa primeira fase, o empreendedor, face à carência de fundos próprios e aos problemas decorrentes do crédito, pode recorrer a investidores privados, sejam eles família, amigos ou business angels. Estes últimos – normalmente empreendedores que vendem o seu negócio ficando com dinheiro disponível – podem ser uma ajuda preciosa com a sua experiência e know how na gestão de pequenos negócios.

Tipicamente, os business angels cedem capital a empresa emergentes, cuja dimensão é ainda muito pequena para atraírem capital de risco. Por outro lado, tendem a assumir um papel de grande colaboração com o empresário, contribuindo com a sua experiência. Então, o recurso aos business angels é aconselhável nas seguintes situações:

  • Os montantes de financiamento envolvidos são pequenos e a empresa é recente;
  • No caso de o empreendedor ter um ou mais amigos com capacidade financeira que acreditam nele e, por isso, estão disponíveis para investirem no projecto.
  • O empreendedor está disponível para aceitar investidores que tenham um interesse pessoal no seu negócio, mas não quer que a gestão seja influenciada por estranhos.

Ainda em termos de financiamento de capital, temos o capital de risco. As sociedades ou fundos de capital de risco tomam participações normalmente minoritárias e temporárias (3 a 7 anos) no capital da empresa. Trata-se de uma forma de financiamento interessante, na medida em que o empreendedor não só assegura os fundos necessários, como garante um parceiro de capital que irá partilhar o risco com o empresário. Uma vez que o retorno do investidor de capital de risco é a saída do negócio, cabe ao empreendedor explicar como irá garantir uma saída em condições vantajosas.

O recurso ao financiamento via capital de risco só está ao alcance de negócios que apresentem potencial de crescimento ou um elevado retorno de investimento esperado. Esta forma de financiamento é adequada nas seguintes condições:

  • O empreendedor possui uma ideia e uma tecnologia excepcionais, que lhe permitiram (ou permitirão) conquistar uma base de clientes de elevado potencial.
  • O empreendedor está disponível para partilhar o controlo da empresa com terceiros.
  • A empresa está numa fase pré-IPO, isto é, pretende distribuir parte do seu capital em bolsa num futuro próximo, o que implica necessidades extra de capital.

Prémio Universidade

Dianova | Lusófona 1ª Edição 2010-11 “Managing Sustainable Noble Causes”

managing_causes

Um Prémio para a Educação, Formação e Gestão de Talento destinado à promoção do Desenvolvimento e Crescimento da Economia Social e Solidária

O Prémio Dianova | Lusófona “Managing Sustainable Noble Causes" tem por objectivo geral premiar e excelência e originalidade da produção de conhecimento científico teórico-práctico que contribua para:

  1. o incremento de eficiência operacional; e
  2. eficácia organizacional e social das Organizações Sem Fins Lucrativos e da Economia Social em Portugal e ainda em Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau e Moçambique.

Adicionalmente, o Prémio tem por objectivos específicos:

  • Contribuir para a mudança construtiva do sector da Economia Social
  • Incrementar a produção científica sobre a Economia Social em Portugal
  • Aumentar e reforçar as sinergias Universidade-Economia Social-restantes Sectores
  • Potenciar benchmarking de Estudos para capacitar as referidas Organizações das áreas social, cultural, educativa, científica, ambiental e cooperação
  • Atrair novos Talentos Profissionais para o sector da Economia Social

O Prémio no valor de 1.500 € + publicação de Artigo ou Entrevista na revista EXIT© e em Media de referência, será atribuído por um Júri pluridisciplinar, anualmente, a um aluno de curso de Pós-graduação ou Mestrado da Universidade Lusófona, de nacionalidade portuguesa, angolana, moçambicana, cabo-verdiana, guineense e/ou brasileira, que se tenha destacado por uma Dissertação ou Trabalho de Projecto particularmente relevante e inovadora na área da Economia Social.

Destinatários: Pode concorrer qualquer aluno de curso pós-graduado das áreas de Economia, Gestão, Comunicação, Marketing, Direito, Ciência Política, Administração Social e Pública, Psicologia, Sociologia e Serviço Social, devendo enviar propostas de candidatura ao Prémio sob a forma de Dissertação de Mestrado ou Trabalho de Projecto, que vão ao encontro dos objectivos geral e específicos, até às 15 horas do dia 30 de Setembro de 2011, dirigidas ao Director da Escola de Administração de Lisboa (Universidade Lusófona de Humanidades Tecnologias, Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa). A cerimónia de Entrega da 1ª Edição do prémio está prevista para dia 14 de Abril de 2012 na Universidade Lusófona, Campo Grande, Lisboa.

As propostas de candidatura deverão incluir um curriculum vitae detalhado do candidato, uma explicitação clara (Justificação) da relevância e do carácter inovador do seu contributo social ou científico, o Abstract e a respectiva Dissertação ou Trabalho de Projecto.

A entrega pessoal ou por correio deverá incluir 2 cópias dos elementos referidos anteriormente, até à data limite mencionada previamente. Poderá ainda ser submetida online através do site http://premiodianova.ulusofona.pt igualmente até à data limite.

Parceiros Institucionais

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Re-thinking Progress: The Circular Economy

Startup Pirates Battle


Check our landing page!
http://battle.startuppirates.org/
Stay tuned more news are coming! ;)
battle.startuppirates.org

START UP CONCURSO REGIONAL DE IDEIAS DE EMPREENDEDORISMO

Este concurso destina-se a seleccionar ideias empreendedoras, dos vários sectores de actividade, que demonstrem ter aplicabilidade empresarial, em torno da qual se possa perspectivar a criação de novas empresas nomeadamente de base tecnológica e susceptíveis de fazer parte no futuro, das Incubadoras de Empresas da RIERC - Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro.

Pretende-se desta forma, fomentar o empreendedorismo e criar condições para que as boas ideias de negócio, possam ser implementadas e geradoras de empresas.

Para mais informações contactar através de startup@airv.pt

REGULAMENTO CONCURSO START UP

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA START UP (PDF)

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA START UP (WORD)

A Fundação da Juventude apoia lançamento de Rede Social para desempregados - MeJobU. Hoje, às 12h, ao Campo Pequeno. Aparece e traz amigos!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

As redes sociais mudaram para sempre as nossas vidas

Actualmente quase ninguém tira uma fotografia sem a visualizar publicada no Facebook; muitos são os que, sempre que vão a algum lugar digno de nota, lá registam a sua presença electronicamente através de um check-in. Os mais entusiastas da partilha dão diariamente os bons dias, as boas tardes e até as boas noites via Twitter aos seus seguidores/amigos.


É impossível esquecer que, para uma esmagadora maioria, as redes sociais representam lazer: os momentos vividos com amigos, a partilha de estados de espírito ou a exposição daquelas fotografias de férias (de fazer inveja até à melhor amiga). Se bem que são cada vez mais os que encaram as redes sociais de forma profissional, parece-me que até tornarmos algo como o Facebook, Twitter ou LinkedIn (só para nomear alguns) em algo sério - já para não dizer em trabalho - ainda há um longo caminho a percorrer.

Sintoma disso é o facto de, na maioria dos locais de trabalho, as redes sociais estarem bloqueadas. Muitas pessoas quando estão no seu trabalho não podem consultar qualquer tipo de rede social. Muitos motivos racionais são apontados para o justificar e, não posso afirmar cegamente que não concordo com os mesmos, sendo o mais pertinente o facto de levar à distracção e à dispersão do trabalho que se tem pela frente.


No entanto, se bem utilizadas, na minha opinião, as redes sociais podem ser um apoio fundamental em muitos trabalhos. Alguns exemplos retirados da minha experiência sobre como podemos obter contribuições preciosas dos nossos contactos das redes sociais para o nosso trabalho são:


1 – Follow the leader

Parece fácil, mas requer horas de pesquisa e bastantes actualizações ao longo do tempo. No entanto, se conseguirmos ser amigos no Facebook, contactos profissionais no LinkedIn ou seguidores no Twitter de profissionais da nossa área, que se dediquem à partilha de conteúdos nas redes sociais, teremos sempre nos nossos feeds de notícias ou timelines, quantidades infindáveis de aprendizagem que “caíram no nosso colo”, sem que tivéssemos sequer que as procurar.


Identificar opinion makers e gostar de marcas que fazem um bom trabalho online é meio caminho andado para trabalharmos “acompanhados” pelos melhores.


2 – Mi casa es su casa
De igual forma, com alguma dedicação conseguiremos ser aceites em grupos onde se debatem e partilham conhecimentos sobre os temas que mais nos apaixonam. Depois de entrarmos no grupo, uma vez mais iremos ser presenteados com informação que, de outro modo, não teríamos acesso (pelo menos não de forma tão imediata e seleccionada).

3 – Can you help me?

A comunidade de utilizadores de redes sociais tem-se revelado irrepreensível no que toca a ajudar, comentar, partilhar, votar ou dar ideias. Inúmeras vezes pergunto aos meus contactos o que acham de uma ideia ou conceito ou peço alguma recomendação sobre que programa utilizar ou que abordagem seguir para um dado tema. E as respostas, de qualidade, não tardam.


4 – Brainstorming

De forma rápida se faz um brainstorming através das redes sociais. Lança-se uma ideia para o ar e temos no momento várias opiniões, sugestões e, por vezes, ideias completamente diferentes sobre como prosseguir. Tudo em tempo real e num espírito de entreajuda, muitas vezes entre pessoas que nem sequer se conhecem pessoalmente.


5 – What goes around comes around

Claro que a nossa postura online não pode ser só de tirar e receber, também devemos contribuir para a comunidade. Ao partilharmos informação do nosso interesse e ao estarmos disponíveis para ajudar quem precisa de nós, vamos alimentar esta cadeia infinita de conhecimento, ao mesmo tempo que, quem sabe, também nos conseguiremos afirmar profissionalmente junto dos nossos pares.


Sobretudo por estes motivos, sinto-me uma privilegiada por ter acesso às redes sociais no meu local de trabalho. Elas contribuem para que esteja sempre mais informada, mais apoiada e mais a par do que de melhor se faz em todo o mundo na minha área de competências e isso faz de mim, sem sombra de dúvida, uma pessoa mais competitiva! Quem sabe nos próximos anos, tanto empresas como trabalhadores irão encarar deste modo as redes sociais e tornando-se, também eles, mais competitivos e preparados para enfrentar os desafios constantes de uma realidade sempre em mudança.


Há dias dizia o Nilton no Facebook como graçola: “Daqui a uns anos ouviremos miúdos a dizer: os meus Pais conheceram-se no Facebook.” Mas eu posso afirmar
, no dia de hoje, “Eu consegui o meu emprego no Facebook”. E a partir daqui, o céu é o limite!

Sir Ken Robinson: Do schools kill creativity?

"Everyone is a genius, but if you judge a fish by its ability to climb a tree, it's going to spend its whole life believing it's an idiot." - Einstein

Erasmus para Empreendedores com inscrições até 17 de Outubro

Erasmus para Empreendedores com inscrições até 17 de Outubro

A Comissão Europeia está a lançar um programa de Erasmus para jovens empreendedores, que permitirá aos candidatos que pensam abrir um negócio – ou acabaram de o fazer – a oportunidade de trocar experiências e ideias com outras pequenas e médias empresas da União Europeia.

As inscrições para o programa decorrem até 17 de Outubro e estão abertas a todos que quiserem “potenciar o seu espírito empresarial”. “[Queremos] ajudar os jovens europeus a enfrentar as dificuldades que se apresentam na hora de montar uma empresa ou desenvolvê-la e favorecer a cooperação e mobilidade entre empresários europeus, passando períodos em empresas já consolidadas de outros países”, explica a Comissão Europeia.

A iniciativa faz parte do programa europeu de apoio às PMEs – Small Business Act – e vai já no seu quarto ano. Em 2012, a Comissão Europeia vai destinar 4,3 milhões de euros para este projecto.

Saiba tudo sobre esta oportunidade de crescer como empresário e empreendedor.

Podem participar no programa qualquer entidade pública ou privada que dê apoio às PMEs, desde entidades públicas com responsabilidade em assuntos económicos, câmaras de comércio ou organismos similares, organizações de ajuda a pessoas e associações empresariais e redes de apoio a empresas.

Os interessados podem ainda apresentar-se de forma individual ou constituir uma associação formada pelo mínimo de duas entidades jurídicas independentes de um mesmo País ou de vários Estados-membros da UE.

Em 2010, a Comissão Europeia recebeu 2.518 solicitações, tendo sido aprovadas 1.146 de novos empreendedores e 652 empresas estabelecidas. O maior número de solicitações chegou de Espanha – 23% do total.

O máximo que cada associação pode receber é 180 mil euros – e cada empreendedor em nome individual não pode se ajudado com mais de 150 mil euros.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Montemor-o-Novo entrega terras não cultivadas… a quem as quer cultivar

Montemor-o-Novo entrega terras não cultivadas… a quem as quer cultivar

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a lançar o projecto Banco de Terras, que irá entregar terras por cultivar a todos os cidadãos interessados em fazê-lo. “É uma ideia bastante simples e que imita apenas o que se fez durante muito tempo. As pessoas que têm terras e não as querem cultivar cedem-nas a outras que não as têm, mas que querem cultivar”, explicou ao Café Portugal Carlos Pinto de Sá, presidente do município.

O objectivo da iniciativa, que surgiu num concurso local de ideias, é colocar a população a produzir e dar uso a terrenos não cultivados.

“Surgiram 15 ideias, mas esta foi a vencedora porque apela à produção agrícola, que consideramos ser a questão fundamental do país”, revelou Carlos Pinto de Sá.

O projecto, galardoado com cinco mil euros, foi subscrito por Ana Fonseca, mas envolve a Rede de Cidadania, associação de cidadãos daquele concelho em prol do desenvolvimento sustentável, de cujo grupo coordenador a promotora faz parte.

“O papel da Rede de Cidadania é o de facilitador desta ideia, como elo de ligação entre quem tem terra e quem a quer trabalhar, e o de promover cursos de formação e tratar de aspectos burocráticos”, explicou Ana Fonseca.

A iniciativa está já em marcha, tendo sido assinado uma parceria com a autarquia para definir as actividades, a divulgação e as acções de formação do projecto, que vai estar acessível no portal da câmara municipal.

No início, o banco de terras vai nascer em duas freguesias urbanas do concelho – Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo –, mas o objectivo é alargá-lo a todo o concelho, quando houver um maior número de interessados.

“Há aqui muitas pessoas que vieram de Lisboa em busca do mundo rural. Têm casa na cidade, gostavam de cultivar qualquer coisa, mas não têm terra e estão interessados e também temos pessoas que querem disponibilizar terreno”, continuou Ana Fonseca.

Os promotores querem pôr em contacto os mais velhos, que embora tenham sempre cultivado já não têm força para produzir, com voluntários interessados em aprender.

O projecto, a desenvolver ao longo de dois anos, arranca agora, com a nova estação agrícola.

“Temos cada vez menos autonomia alimentar, o que é gravíssimo. Queremos mostrar que é possível criar um banco de terras, em que as pessoas podem fazer horta, ter um rebanho ou fazer um pomar. O importante é pôr as pessoas a produzir”, concluiu a responsável.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

JOHN CLEESE WCF

John Cleese on creativity.

10 Rules For Entrepreneurs To Live By


My mind is buzzing with thoughts of a book I just finished reading: The Intelligent Entrepreneur by Bill Murphy, Jr. The author follows the inspiring stories of three entrepreneurs who turn their backs on traditional careers after business school, launch businesses, and make millions.

Murphy offers 10 rules to follow if you want to succeed as an entrepreneur. As much for me to remember as for you to get the goods quickly, here are the rules with my interpretations.

1) Make the commitment. You need to decide to be an entrepreneur and leave the traditional path behind. A good friend of mine, who has built a $400M company, once told me that choosing to be an entrepreneur, deciding to give up the seemingly safe employer-employee world, is like disengaging from the matrix. Once you have experienced reality, you never want to go back.

2) Find a problem, then solve it. There are two types of businesses --“pain” and “pleasure.” “Pain” businesses have a higher success rate because they address more urgent problems. Venture out to address a problem that is personal, that you care about, that you would love to solve.

3) Think big. You can never build what you cannot imagine, so to build a business that has big impact, you have to believe you can do it from the start. You come at the problem with a calm confidence. There is no reason to scream “We can do it!” because you just know it; it’s inevitable. Whatever is stopping you for really believing you can do what your business plan says you can do, dissect it, extract it, and throw it away.

4) You can’t do it alone. There are two types of people: big-idea people and get-it-done people. Very few of us can do both. Be honest with yourself, decide which type you are, then find (hire or partner with) someone who complements you.

5) You must do it alone. Entrepreneurial journeys are lonely. When I launched my consulting business I spent every day for three weeks alone at my computer, working an Excel database I had built of 300 prospective clients, sending 100 emails a day, trying to get my first project. Even after you’ve gotten your business going and have built a team, you will find yourself alone. Leadership, after all, is having no one else to ask.

6) Manage risk. Most ventures fail because they run out of money. So never forget “DROOM”--Don’t Run Out of Money. Live by that motto. Calculate what you will need in the worst-case scenario and make sure you have enough. I do this every week now for my business, and I have not hit a cash crunch since.

7) Learn to lead. You will reach a point at which you must shift from managing to leading. This means setting a vision and communicating it. It means making promises (“We will get there”) and keeping them.

8) Learn to sell. This is my favorite. All innovators are sales people. They are selling every day--to investors, to employees, to suppliers, to customers. By convincing everyone that the iPod will change the world, Steve Jobs makes it so. Yet no business school I know of teaches sales! Study the sales process by reading books like SPIN Selling. Get practice by, for example, volunteering to raise funds for your favorite cause. But most importantly, find your passion. If you really believe your product and company and you share it passionately, you will become a magnet.

9) Persist. If you are willing to persist through the tough times, you have a much better chance of succeeding. Develop stubbornness.

10) Play the game for life. Don’t just do this for the money; do it to realize who you are, to create the life you are here to live. One of my favorite quotes from the book reads “Entrepreneurship...isn’t just about solving a problem, building a venture, managing risk, or making money. It’s about having a positive impact on the world, making the most of the gifts you’ve been given, and realizing your full potential as a human being.”

I’m pasting these rules on the wall next to my desk. Thank you, Bill Murphy.

[Image: Flickr user CT State Library]




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Já pensaste em trabalhar para as Nações Unidas?

Os empresários mais geniais do mundo

São inventores e empresários. Não se limitaram a ter uma boa ideia, mas rentabilizaram-na e revolucionaram o mundo

A revista brasileira Exame criou o ranking dos dez empresários mais geniais de sempre.

1. Alexander Graham Bell: conhecido como inventor do telefone e criador da companhia telefónica Bell. Tem 30 patentes registadas em seu nome.

2. Henry Ford: criou o Ford T que veio revolucionar a indústria automóvel. A linha de produção, com operários especializados em cada etapa, mudou a rentabilização do trabalho na indústria.

3. Werner von Siemens: Melhorou o telégrafo, inventou o motor eléctrico e criou a Telegraphen-Bauanstalt von Siemens & Halske que acabaria por ficar conhecida como Siemens.

4. Thomas Edison: fundador da Edison General Eletric (hoje conhecida sem o primeiro nome) tem 1.300 patentes registadas em seu nome. É a ele que devemos a invenção da energia eléctrica, da lâmpada ou do fonógrafo.

5. Levi Strauss: inventou as calças de ganga, criou a marca Levi’s e revolucionou o vestuário.

6. Sam Walton: fundou a Walmart e com ela um novo conceito: as cadeias de hipermercados.

7. Walt Disney: criador do cinema de animação e de muitas das suas personagens ícones como o Mickey Mouse ou o Pato Donald.

8. Larry Page e Sergey Brin: inventaram o motor de busca Google, um dos gigantes da tecnologia, e, com ele, criaram um sinónimo mundial para o verbo “procurar”.

9. Mark Zuckerberg: o criador do Facebook, que, se fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo

10. Steve Jobs: o fundador da Apple revolucionou o mundo da tecnologia com a invenção do computador pessoal (Macintosh) e ainda do iPod, iPhone e iPad.


"Empresas sem Chefes" - Sérgio Almeida


Sérgio Almeida, director da PowerCoaching - entidade parceira da Cidade das Profissões - publicou no jornal Vida Económica um artigo sobre Liderança.
És um bom líder?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Foco - Formação e Competências [anje]

Conheces a AIESEC?

Presente em mais de 107 países e territórios e com mais de 50.000 membros, a AIESEC é a maior organização mundial gerida por estudantes universitários. Tendo como objectivo proporcionar uma plataforma para o desenvolvimento da liderança nos jovens, a AIESEC oferece-lhes a oportunidade de se tornarem cidadãos globais e adquirirem a experiência e as competências relevantes para no futuro mudarem o mundo.

A entrevista telefónica

Entrevistas de Emprego
Para não estar totalmente desprevenido caso o telefone toque.
Apesar de não ser um meio ainda muito frequente, a entrevista telefónica começa a ser utilizada pelas empresas para a primeira fase de triagem de candidatos. Este é um método eficaz para o recrutador, especialmente pelo factor "surpresa" que ajuda a avaliar o candidato sem a "máscara" ensaiada para entrevistas.
Tirando o desconforto inicial pelo inesperado da situação, o facto de estar num ambiente que lhe é familiar e não ter contacto visual directo com o entrevistador também poderá ser benéfico para o próprio candidato, deixando-o mais relaxado e confiante. Para não estar totalmente desprevenido caso o telefone toque, aqui ficam algumas dicas para "sobreviver" a uma entrevista telefónica.

1. Tenha sempre o seu CV presente
- Este é o primeiro contacto que a empresa teve consigo, e por isso a entrevista há-de ser essencialmente baseada nas informações contidas no mesmo. Procure recordar-se de todas as informações que disponibilizou neste documento e, se possível tenha sempre um CV "à mão" para poder consultá-lo enquanto a entrevista estiver a decorrer.

2. Seja organizado
- Guarde a informação que tem acerca das empresas e dos anúncios a que se candidatou num local acessível. Desta forma poderá recorrer facilmente a estes auxiliares, se for necessário.

3. "Reúna dados"
- É provável que, no decorrer da entrevista, seja confrontado com questões relativas aos pontos altos da sua carreira ou aspectos respeitantes ao seu trabalho actual, informações básicas da empresa que o está a entrevistar e, como já foi referido anteriormente, acerca do seu currículo. Esteja então preparado para responder a este tipo de questões, reunindo para isso a informação necessária (mesmo que seja mentalmente).

4. Tenha papel e caneta "à mão"
- Desta forma poderá fazer anotações acerca das perguntas que lhe forem feitas e das respostas que for dando, para não entrar em contradição, quer no decorrer da entrevista telefónica, quer na entrevista presencial, se passar a essa fase. Poderá também tomar nota de informações que lhe forem dadas durante a entrevista, e de possíveis dúvidas que possam surgir.

5. Afaste-se de elementos que o possam distrair
- Como televisão, rádio, animais de estimação, entre outros, para não perder a concentração durante a entrevista.

6. Fale correctamente
- Procure não cometer erros de português, e mantenha um tom de voz afável. Fale de forma natural e clara, pronunciando bem as palavras.

7. Saiba ouvir
- Não monopolize a conversa, e não "atropele" o entrevistador. Oiça o que o entrevistador tem a dizer, desta forma poderá reunir uma maior quantidade de informação, e responder de uma forma mais adequada às questões colocadas.

8. Reserve tempo para a entrevista
- Uma entrevista telefónica pode durar, geralmente, entre vinte minutos a uma hora. Prepare-se para passar este tempo ao telefone. Se a chamada chegar numa altura realmente imprópria, em que não poderá dar ao entrevistador a atenção merecida, é preferível ser sincero e, procurar agendar uma nova hora, do que tornar-se indelicado com o entrevistador.

9. Mantenha a seriedade
- É importante que, durante uma entrevista telefónica aja com a mesma seriedade com que estaria numa entrevista presencial. Esta entrevista é eliminatória, e pode afastá-lo do processo de recrutamento, por isso tenha os mesmos cuidados que teria numa entrevista presencial. Por exemplo, não coma e não fume, porque os sons produzidos poderão ser percebidos pelo entrevistador.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

portivity.m4v

A ANJE recebe até 10 de Outubro candidaturas ao Portivity, uma nova competição multimédia, que visa premiar os melhores “short films” sobre o Porto criativo. Uma Atitude de Moda”, “Lugares de Arquitectura” e “A Cidade com Vida” são os motes das três categorias do galardão. O montante global de prémios é de 21 mil euros. Mais informações em www.anje.pt/portivity


Prémios AcpUP Diogo Vasconcelos | Prazo: 16 de Setembro de 2011

ACP UP

EDITAL DO CONCURSO

ACP - Diogo Vasconcelos

Prémio ACP - Diogo Vasconcelos APPLIED RESEARCH
O Concurso AcpUP - recentemente nomeado ACP - Diogo Vasconcelos - Technology Export e Applied Research (**), em homenagem ao gestor e empreendedor portuense - é promovido pela Associação Comercial do Porto, em parceria com a Universidade do Porto e vai premiar dois tipos de iniciativas:
Projectos de investigação desenvolvidos em colaboração entre a Universidade do Porto (U.Porto) e a Indústria, atribuindo para o efeito um prémio pecuniário à candidatura vencedora no valor de 7.500€;

Prémio ACP - Diogo Vasconcelos TECHNOLOGY EXPORT

Start-ups de base tecnológica
surgidas na U.Porto com vocação exportadora e forte potencial de internacionalização, através da atribuição de um prémio de 7.500€.

A Associação Comercial do Porto vai ainda isentar os projectos e as empresas elegíveis do pagamento de jóia, atribuindo ainda um desconto de 50% na quota durante os primeiros três anos, a todos os elementos e colaboradores técnicos da empresa/projecto.

Período de candidaturas: 13 de Junho a 16 de Setembro (**)
Comunicação do vencedor: 06 de Outubro de 2011 (**)
Cerimónia para entrega dos prémios: Palácio da Bolsa - Outubro/Novembro (a comunicar) (**)

Prémio
ACP - Diogo Vasconcelos APPLIED RESEARCH
Âmbito
O Concurso ACP – Diogo Vasconcelos APPLIED RESEARCH pretende premiar os projectos de investigação desenvolvidos em colaboração entre a Universidade do Porto (U.Porto), incluindo os institutos de interface em que participa, e a Indústria, atribuindo para o efeito um prémio pecuniário à candidatura vencedora no valor de 7.500€. O prémio pecuniário é atribuído à Unidade de investigação da U.Porto ou participada pela U.Porto que apresenta a candidatura, ainda que outras instituições científicas possam estar associadas ao projecto. Adicionalmente, são oferecidas condições de adesão na Associação Comercial do Porto, nomeadamente na isenção de pagamento de jóia e atribuição de um desconto de 50% na quota durante os primeiros três anos, a todos os elementos e colaboradores técnicos da empresa promotora do projecto.

Elegibilidade
São admitidos a concurso projectos promovidos por centros de investigação da U.Porto e institutos de interface em colaboração com empresas portuguesas, independentemente da área de investigação científica, desde que sejam cumpridas as seguintes condições:
- Participação efectiva de pelo menos um parceiro empresarial português no projecto;
- Iniciativas de investigação com manifesto potencial de aplicação industrial, e que se traduzam no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
- Acções com carácter inovador e distintivo;
- Projectos que tenham impacto para o aumento de competitividade e desenvolvimento económico da região Norte;
- O projecto pode ser desenvolvido por um consórcio de várias entidades pertencentes ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional desde que o proponente da candidatura seja um centro de investigação da Universidade do Porto e/ou seus institutos associados.
- Para efeitos de candidatura são elegíveis projectos que tenham terminado antes de 31/12/2010.
- Os projectos podem ser de cariz nacional ou internacional, desde que seja clara a aplicação comercial dos resultados do projecto.

Formalização da candidatura
As candidaturas devem ser formalizadas pelo envio do formulário de candidatura preenchido, para o endereço de e-mail premiosacpup@cciporto.pt, mencionando especificamente no título do e-mail o nome do projecto e o nome do concurso a que se candidata. Para além do formulário pode ser enviado 1 documento adicional com o máximo de 5 páginas, em anexo, que permita caracterizar o projecto a concurso.

Avaliação das candidaturas
Os critérios de base para a avaliação das candidaturas são:

1 - Capacidade de identificar e definir o binómio problema/necessidade existente e apresentação de uma ideia que consegue dar resposta ao(s) mesmo(s). 10%

2 - Grau de inovação do projecto e vantagens competitivas que assegura. 10%

3 - Aptidão do projecto para traduzir a sua proposta em melhorias consideráveis nos processos/produtos/serviços que influenciou, de modo a torná-los mais competitivos. 10%

4 - Grau de conhecimento dos promotores sobre o mercado e a envolvente, nomeadamente sobre os destinatários e utilizadores intermédios e finais dos outputs do projecto. 10%

5 - Potencial de crescimento e internacionalização. 15%
6 - Qualidade e clareza da estratégia de valorização dos resultados do projecto, nomeadamente ao nível da protecção dos direitos de propriedade industrial e da consequente definição dos participantes e respectiva contratualização de condições. 10%

7 - Capacidade de dimensionamento do projecto e consequente articulação do mesmo com as entidades (stakehohlders) e as necessidades encontradas no terreno. 10%


8 - Potencial para contribuir para a criação de valor nas suas dimensões científica, tecnológica e de inovação (empresarial) e apresentar impactos quantificados na economia da região (exemplo: criação de emprego, vendas e resultados da empresa, exportações) 15%

9 - Grau de adequação da equipa envolvida para atingir os objectivos propostos. Adequação dos recursos financeiros alocados face ao plano de implementação e ao impacto esperado pelo projecto. 10%

Prémio ACP – Diogo Vasconcelos TECHNOLOGY EXPORT

Âmbito
O Concurso ACP - Diogo Vasconcelos Technology Export tem como intuito estimular o empreendedorismo de base tecnológica e, em particular, premiar o esforço de internacionalização das start-ups da Universidade do Porto (U.Porto) através da atribuição de um prémio de 7.500€ à candidatura vencedora. Adicionalmente, são oferecidas condições de adesão na Associação Comercial do Porto, nomeadamente na isenção de pagamento de jóia e atribuição de um desconto de 50% na quota durante os primeiros três anos, a todos os elementos e colaboradores técnicos da empresa promotora do projecto.

Elegibilidade
Podem candidatar-se ao ACP - Diogo Vasconcelos Technology Export empresas de base tecnológica sediadas no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - UPTEC, ou não, desde que sejam spinoffs ou start-ups com origem na U.Porto. Para efeitos do presente concurso são considerados empresas spin-offs ou start-ups da U.Porto as que obedecem aos seguintes critérios:
Podem candidatar-se ao

- Empresas constituídas depois de 30 de Junho de 2008.
- Génese do projecto empreendedor na U.Porto e/ou seus institutos associados e clara ligação dos seus promotores à Universidade.
- Carácter tecnológico e inovador dos produtos e/ou serviços que desenvolve.

Adicionalmente as empresas devem ter manifesto potencial de internacionalização, comprovado pela venda de produtos e/ou prestação de serviços para mercados/clientes internacionais assim como pela capacidade de se estabelecerem fora do território nacional.

Formalização da candidatura
As candidaturas devem ser formalizadas pelo envio do formulário de candidatura preenchido para o endereço de e-mail premiosacpup@cciporto.pt, mencionando especificamente no título do e-mail o nome do projecto e o nome do concurso a que se candidata. Para além do formulário pode ser enviado como anexo 1 documento adicional, com o máximo de 5 páginas, que permita caracterizar o projecto a concurso.

Avaliação das candidaturas
Os critérios de base para a avaliação das candidaturas são:

1 - Grau de vinculação e relacionamento com a U.Porto. 10%

2 - Grau de inovação do projecto empresarial. 20%

3 - Conhecimento demonstrado sobre o mercado em que a empresa opera, nomeadamente no que toca aos seus concorrentes e aos seus clientes.15%

4 - Capacidade exportadora e de Internacionalização da empresa (volume de negócios internacional). 25%

5 - Demonstração de aptidão para a empresa dimensionar os seus recursos às necessidades encontradas no mercado internacional. 15%

6 - Possibilidade de criação de valor e sustentabilidade. 15%


Documentos e formulários

Regulamento Prémio AcpUP

Formulário AcpUP Applied Research

Formulário AcpUP Technology Export

Submissão de candidaturas
A. Coloque o nome do projecto ou da empresa no nome do ficheiro. Exemplo: Formulário CONCURSO ACP - TECHNOLOGY EXPORT_NOME DA EMPRESA

B. É possível submeter anexos até 5 páginas. Exemplo: Anexos_NOME DA ENTIDADE

C. Candidaturas, dúvidas e sugestões deverão ser endereçadas por e-mail para: premiosacpup@cciporto.pt

Notas adicionais
a) Para efeitos de clarificação do texto do edital, foi alterado no dia 15/06 um dos items do edital do "ACP - Applied Research". No texto anterior são se depreendia correctamente que os projectos elegíveis são os que terminaram antes de 31/12/2010.
(**) Os prémios ACP - Technology Export e ACP - Applied Research, cuja primeira edição arrancou a 13 de Junho, passaram a chamar-se Prémio ACP - Diogo Vasconcelos Technology Export e Prémio ACP - Diogo Vasconcelos Applied Research. A Universidade do Porto e a Associação Comercial do Porto decidiram dar o nome de Diogo Vasconcelos aos prémios de empreendedorismo e inovação que as duas instituições criaram, assim homenageando o gestor portuense falecido recentemente e o trabalho que desenvolveu na promoção do espírito empreendedor na sociedade portuguesa e na criação de condições para uma maior cooperação entre universidades e indústrias no capítulo da inovação. Os prazos do concurso foram igualmente revistos.

edição: UPIN - Universidade do Porto Inovação - 2011