sexta-feira, 29 de julho de 2011

10 erros estúpidos que os empreendedores cometem

Professor destaca quais os erros mais cometidos por quem monta um negócio e vai atrás de financiamento

40 novos postos de trabalho em Leiria



A ampliação do parque empresarial de Ansião, concelho de Leiria, traz nove novas empresas para a região que vão garantir a criação de 40 postos de trabalho.

O anúncio foi feito por Rui Rocha, presidente da Câmara, que tem como objectivo “criar condições para a fixação de pessoas”, explicou em declarações à agência Lusa.

Estas empresas, que vão ocupar 11 dos 29 lotes disponíveis, laboram nas áreas de metalo-mecânica, transformação de madeiras, reparação automóvel e distribuição farmacêutica.

Rui Rocha defende que "se vive um momento particularmente difícil ao nível do investimento empresarial", por isso passa pela acção estratégica da câmara desenvolver a economia local. O presidente da câmara sublinha ainda a importância de garantir emprego já que “é a forma de prevenir problemas sociais”, afirma. O concelho conta com 13.100 habitantes.

AIESEC in Porto Católica


Já sentiste que te queres desenvolver para além do que aprendes na Universidade?
Sentes que tens imensas ideias mas não sabes como aplicá-las?
Já pensaste que querias fazer um estágio internacional ou um projecto de voluntariado internacional?


Já conheces a AIESEC?

Cidade das Profissões – Horário Condicionado

Na primeira quinzena de Agosto o atendimento ao público poderá estar sujeito a demora.

Por motivos de gestão de pessoal, na primeira quinzena de Agosto o atendimento ao público poderá estar sujeito a demora.

Nos dias 2, 3 e 8 de Agosto das 13h00 às 17h00, os pólos de atendimento estarão encerrados.

cdp_alpha.png

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Informação CDP



INFORMAÇÃO

Na sequência de uma reorganização dos serviços, a Cidade das Profissões informa que a partir do dia 1 de Agosto de 2011, o serviço de atendimento personalizado passará a funcionar, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h, alargando o seu horário às quartas-feiras até as 20h.

A reorganização em curso visa a optimização de tempo e de recursos nos processos de planeamento, implementação e monitorização de todas as actividades e serviços, em consonância com a política de qualidade da Cidade das Profissões.

A Cidade das Profissões tem um compromisso com a qualidade em todas as valências da sua intervenção. Este compromisso implica um investimento contínuo no aprofundar do conhecimento e da informação e no desenvolvimento de novas ferramentas e conteúdos que melhor suportem os serviços. Acreditamos que este investimento contínuo no processo de melhoria, potenciado pela criação de tempos próprios para a organização e desenvolvimento dos serviços, agregará valor à intervenção. Acreditamos que seremos melhores, para melhor responder às necessidades de quem nos procura.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Agenda de Agosto - Inscreve-te!


Todos os meses encontrarás na Cidade das Profissões alguma actividade que te ajudará a explorar os teus interesses, a desenvolver as tuas competências e a evoluir profissionalmente. Confere aqui a(s) tua(s) área(s) de interesse!

03/08/2011 (Quarta-feira)
Situações a evitar em Entrevistas de Emprego
14h30 - 16h30
Lugares: 15
Destinatários: Jovens-adultos e adultos em situação de procura de emprego e/ou de reconversão de carreira.
Sendo as entrevistas de emprego a fase de selecção mais frequente e com mais peso na decisão final do processo de recrutamento e selecção, a tua postura enquanto candidato(a) tem que ser a melhor. Neste workshop ajudar-te-emos a evitar as situações menos positivas numa situação de entrevista de emprego.


08/08/2011 (Segunda-feira)
Pesquisa Activa de Emprego
14h30 – 16h30
Lugares: 30
Destinatários: Jovens-adultos e adultos em situação de procura de emprego e/ou de reconversão de carreira.
Tens dúvidas sobre como procurar emprego? Sabes como planear e pôr em marcha esse processo? Inscreve-te nesta sessão e vem conhecer as ferramentas mais adequadas e os canais de procura de emprego existentes. Prepara-te e organiza-te. Procura emprego de forma eficaz e atinge os teus objectivos profissionais!


25/08/2011(Quinta-feira)
Currículo em Vídeo
14h30 – 16h30
Lugares:15
Destinatários: Jovens-adultos e adultos em situação de procura de emprego e/ou de reconversão de carreira.
O currículo em vídeo é uma nova ferramenta de procura de emprego e de divulgação de perfis profissionais. Consiste numa mensagem filmada em que o candidato apresenta sucintamente o seu percurso escolar e profissional, permitindo ao empregador observar e avaliar as suas competências de comunicação e expressão oral. Neste workshop ajudar-te-emos a compreender de que forma poderás utilizar esta ferramenta para te diferenciares na tua apresentação profissional.


26/08/2011 (Sexta-feira)
Passos para a Criação do Próprio Emprego
14h30 – 16h30
Lugares: 30
Destinatários: Jovens-adultos e adultos com espírito empreendedor que procurem informação sobre a criação do próprio emprego.
Se tens uma ideia de negócio que gostarias de colocar em marcha e sentes que chegou o momento de a amadurecer e concretizar, participa nesta sessão. Informa-te sobre o percurso a seguir para trabalhar a tua ideia, analisa as possibilidades de a concretizar e explora todos os aspectos que a podem converter num projecto viável. Aqui apresentamos-te os passos a seguir, as diferentes opções e recursos ao teu dispor para criares o teu próprio emprego.

Todas as iniciativas decorrerão nas instalações da Cidade das Profissões, situada na Rua das Flores, 152-158||4050-263 Porto. A inscrição nos eventos é gratuita e deverá ser enviada através do email eventos@cdp.portodigital.pt , com a indicação da actividade(s) em que se pretende inscrever, nome completo, escolaridade, situação profissional e/ou área de estudos, contacto telefónico e de email.







Prémio Porto Jovem




O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal do Porto, ciente do papel das Associações Juvenis e de Estudantes, concretamente dos seus importantes contributos na consciencialização dos jovens para integrarem nas suas rotinas atitudes e práticas solidárias, na construção de uma cidadania activa, crítica, democrática e solidária, instituiu um Prémio, patrocinado pelas Águas do Porto, E.M., como forma de reconhecimento público do contributo das Associações Juvenis e Associações de Estudantes da cidade do Porto.

Consulte o Regulamento [aqui]

[Ficha de Inscrição]

Sabe mais em: http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/16221




Onde estão as suas zonas de conforto?

Onde estão as suas zonas de conforto?

O Económico deixa-lhe algumas dicas para o ajudar na difícil escolha que é optar por um curso para a vida.


Um dos conselhos dos especialistas aos estudantes é que explorem bem as possibilidades dos cursos antes de escolher.

Um dos conselhos dos especialistas aos estudantes é que explorem bem as possibilidades dos cursos antes de escolher.

Nem sempre é fácil escolher o curso quando chega a hora de ir para a faculdade. Afinal de contas, ao escolher o curso pode estar também a decidir qual a profissão que o vai acompanhar toda a vida. O que fazer quando o conselho dos pais é para seguir um curso com saídas profissionais e a paixão o "puxa" para outro lado?

A primeira coisa a fazer, se tem dúvidas, é procurar aconselhamento seja junto dos pais, amigos, professores, seja quem for. "Às vezes uma conversa com alguém que o ajude a pensar faz toda a diferença. Alguém que lhe vai abrir perspectivas futuras", afirma José Bancaleiro, ‘managing partner' da ‘executive search' Stanton Chase International em Portugal.

Na base desta escolha, no entanto, mais do que os conselhos, estão os gostos, interesses e capacidades pessoais. "Escolher um curso implica sempre a conjugação de várias dimensões, nomeadamente dimensões pessoais, que têm a ver com aptidões e valores", diz Ana Cristina Silva, professora de Psicologia no Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA).

Porém, a escolha não pode basear-se apenas na paixão. É importante olhar para o mercado e perceber que perspectivas de emprego se abrem. "Ou se tem prazer no que se faz ou é penoso uma vida toda. Mas tem de se escolher com algum bom senso. A escolha de um curso deve ser feita no cruzamento do que a pessoa gosta com as oportunidades que o mercado vai trazer", frisa José Bancaleiro.

Profissões de futuro
"Há áreas em desenvolvimento e áreas a desaparecer", acrescenta o ‘managing partner' da Stanton Chase . "Já se sabe que os médicos e engenheiros informáticos não ficam no desemprego", exemplifica. Áreas como Ambiente, Saúde, Turismo e Informática são áreas de futuro. Já nas ciências sociais, é certo que há mais cursos com maior número de diplomados no desemprego.

"No entanto, há cursos que não têm uma empregabilidade directa mas que dão acesso a outro tipo de carreiras. Quando se acaba um curso de Direito, por exemplo, há várias profissões a que se pode aceder", sublinha Ana Cristina Silva. "Não quer dizer que aquele curso corresponda imediatamente a um emprego, mas pode proporcionar instrumentos de adaptabilidade ao mercado de trabalho", refere ainda a psicóloga.

Por outro lado, "se formos única e exclusivamente pelo critério de empregabilidade, essa é uma variável muito complexa. Aquilo que é a empregabilidade hoje pode mudar rapidamente. Há dez anos, ser técnico informático era emprego garantido, hoje nem por isso", acrescenta a psicóloga e professora do ISPA.

Depois do aconselhamento, segue-se um processo de recolha de informação sobre o curso escolhido nas várias universidades. É preciso ter "um conhecimento dos currículos, que é uma coisa que os alunos exploram pouco", diz ainda Ana Cristina Silva. Até porque, muitas vezes, "há um processo de idealização dos cursos, o que é natural nos jovens".

Além de recolher informação sobre os cursos e os currículos, é importante ir conhecer a profissão que se quer seguir. Contactar directamente com profissionais, ver ‘sites' e ler as descrições das profissões e não se basear no que se ouve dizer ou na imagem que a profissão tem, que, mais uma vez, passa muitas vezes por um processo de idealização.

José Bancaleiro chama a atenção para outro aspecto: "é importante os jovens terem a noção que vão viver num mundo onde o mercado de trabalho não é português, é internacional". E que em muitas profissões é lá fora que estão as oportunidades de trabalho, como engenharia civil e até arquitectura, adianta o responsável de recursos humanos.

É preciso também ter em conta que a licenciatura, hoje em dia, é apenas um de muitos cursos que se vai fazer na vida. Porque o tempo em que se acabava o curso e se deixava a escola para sempre, já terminou. Actualmente, é preciso "reciclar" e adquirir novas competências se se quer continuar competitivo no mercado de trabalho.

Empreendedorismo: 7 dicas para escolher o nome certo para sua empresa

Criar um bom nome para um negócio não é tarefa fácil.

1. Pense no posicionamento da marca

Um erro muito cometido por empreendedores é criar um nome para o negócio juntando iniciais dos nomes dos sócios ou simplesmente escolhendo a esmo uma palavra pela qual se tenha simpatia ou que pareça “inteligente”. O nome da empresa deve remeter à sua atividade principal e, ao mesmo tempo, diferenciá-la dos concorrentes que atuam no mesmo ramo, recomenda o especialista.

2. Simplifique as coisas

Nike, Apple, Twitter, eBay. O que todas essas empresas têm em comum, além de uma trajetória de tremendo sucesso? Poucas sílabas em seu nome. “Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar”, sentencia Martins. Evite nomes muito longos ou complexos, que possam acabar confundindo seus clientes.

3. Evite associações impróprias

Evite nomes que possam ter uma conotação negativa na sua língua, se o negócio for local, e em outras culturas, se for global. “O Ford Pinto foi um mico”, exemplifica Martins. Em alguns casos, a falta de cuidado pode levar não só a situações embaraçosas, como esta, mas até a gafes mais sérias, como o infeliz caso de uma empresa asiática que adotou a sigla KKK – acrônimo da seita racista Ku Klux Klan nos Estados Unidos – como nome.

4. Fuja dos modismos

Fuja dos clichês que indicam “modernidade” no momento da escolha do nome, pois se o negócio vingar e durar muitos anos, ele pode acabar ficando datado. “Muitas empresas colocaram ‘tel’ e ‘digi’ para associar seus negócios a tecnologias que estavam no auge e seus nomes hoje soam ultrapassados para nós”, aponta o especialista. “Uma boa olhada na lista telefônica mostra que esses prefixos ou sufixos não trazem nenhum diferencial a uma marca”, acrescenta.

5. Fique atento à pronuncia

Uma boa marca não funciona apenas no papel. Ela deve ser fácil de pronunciar, afinal você vai querer que seus clientes sejam capazes de falar sobre o seu negócio sem gaguejar ou tropeçar nas próprias palavras. Nomes cuja pronuncia não corresponde à grafia também podem causar confusão na hora que alguém for tentar achar seu site ou procurar referências sobre sua empresa na internet. Nomes que possam “soar” esquisitos em outras línguas também devem ser evitados. Quem se lembra do malfadado mecanismo de buscas lançado pela Microsoft em 2008? Seu nome era Cuil. Para começar, ninguém, sabia ao certo como pronunciá-lo em português. Quando finalmente chegou-se à conclusão que a pronuncia correta era algo como “cool” (que, em português, soa perigosamente como uma certa palavra de baixo calão), as piadas foram inevitáveis.

6. Solte a imaginação

Muitas empresas de sucesso da nova geração de negócios online criaram palavras completamente novas para batizar seus empreendimentos. Nomes como Google e Flickr desafiaram o dicionário e se transformaram em grandes sucessos. Para Martins, cada vez mais as empresas terão que pensar fora da caixa se quiserem se destacar. “Um bom dicionário possui, em média, 400 mil verbetes. Desses, não mais que 50 mil poderiam ser utilizados como marcas ou nomes de empresas. As opções estão cada vez mais escassas”, aponta ele.

7. Verifique a disponibilidade

Depois de chegar ao veredito final, comece a pesquisa para ver se você realmente tem em mãos um nome para chamar de seu. Vá ao Registro.br e visite sites estrangeiros de registro de domínios – afinal, você pode querer expandir seus negócios para o exterior em algum momento – para verificar se já não existe na internet um endereço com o futuro nome do seu negócio. Se o domínio já foi registrado, quer dizer que alguém provavelmente chegou antes que você, tanto no mundo real quanto no virtual. Se o endereço estiver disponível, parta então para uma busca no bando de marcas do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Caso a marca esteja disponível para registro, faça logo o processo. “Muitas empresas vão deixando isso de lado e depois acabam tendo um prejuízo enorme porque algum oportunista foi lá e registrou a marca delas para faturar em cima”, alerta Martins.

Fonte: Exame

Oferta de emprego: (1) Engenharia Química, Mecânica ou Electrotecnia / (2) Operador de Segurança

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cursos e Workshops da Morango Azul nos próximos meses!



Exames Nacionais de Recrutamento para as Nações Unidas






De 11 de Julho a 10 de Setembro encontram-se abertas as candidaturas para os exames de recrutamento para quadros das Nações Unidas que terão lugar em Lisboa em simultâneo com mais 76 países no dia 7 de Dezembro.


Para aceder a todas as informações bem como formulário de candidatura, os interessados deverão aceder ao seguinte site:
https://careers.un.org/lbw/home.aspx?viewtype=NCE As candidaturas deverão ser feitas exclusivamente através do site indicado. Candidaturas incompletas ou fora do prazo não serão aceites. Os candidatos receberão por e-mail um recibo acusando a recepção da candidatura com indicação do respectivo número de candidatura.

As áreas profissionais são:

  • Administração;
  • Assuntos Humanitários;
  • Informação Pública;
  • Estatística

Condições para candidatura:

1ª fase:

  • Nacionalidade: o candidato deverá ter a nacionalidade de um Estado Membro participante;
  • Idade: 32 anos ou menos (nascido a partir de 1 de Janeiro de 1979)
  • Nível académico: licenciatura relevante para a área profissional a que se candidata
  • Línguas: fluência em inglês ou francês
  • Experiência: não é necessária experiência profissional

2ª fase:

Caso haja mais de 40 candidatos qualificados para cada uma das áreas profissionais, será feita uma segunda selecção, cujos critérios serão:

  • Línguas: fluência noutra língua oficial das NU, para além do francês e inglês
  • Nível académico: superior a licenciatura
  • Experiência: experiência profissional na área a que se candidata

Convocatórias:

  • Todos os candidatos receberão uma notificação quanto à sua admissão para a prova escrita;
  • Os candidatos poderão consultar a lista no portal http://careers.un.org

Centros de Exame:

  • Será aberto um centro de exame na capital dos EMs onde haja mais de 12 candidatos;
  • Os candidatos deverão indicar, aquando da apresentação da candidatura, se têm preferência por um centro de exame (p. ex., um candidato português que se encontre em Moçambique poderá fazer o exame em Maputo)

Formato e estrutura do exame escrito:

  • Prova de conhecimentos gerais: um sumário e várias perguntas sobre questões internacionais a ser respondido em inglês ou francês; esta prova é eliminatória;
  • Prova de conhecimentos especializados: ensaios e perguntas sobre a área substantiva, as respostas poderão ser dadas em qualquer uma das línguas oficias; o ensaio é eliminatório;
  • O tempo total da prova é de 4h30
  • Os examinandos são responsáveis pelas despesas relacionadas com transporte até ao centro de exame.

Exame oral:

  • Entrevista baseada em competências e eventual apresentação oral;
  • O Secretariado cobrirá as despesas de transporte aos examinandos que forem convocados para o exame oral.

Resultados e colocações:

  • Os candidatos aprovados serão colocados em posições P-1 e P-2 em qualquer localização onde o Secretariado tenha escritórios ou ainda onde haja forças de intervenção de paz(peacekeeping operations);
  • Os que não forem colocados ficarão em lista, durante dois anos, aguardando vaga;
  • Os candidatos que recusem um convite para entrevista ou uma oferta oficial de emprego serão retirados da lista.

A colocação inicial será por um período de 2 anos, após o que será transferido para outro posto. Antes de iniciar funções haverá um período de formação de duas semanas.

IPAM desenvolve pós-graduação em marketing & empreendedorismo


Com o objectivo de ajudar os empresários, profissionais, estudantes e desempregados a adoptarem uma atitude empreendedora, o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) desenvolveu uma pós-graduação em marketing & empreendedorismo, com início previsto para Setembro.

O curso tem como objectivo desenvolver novos projectos para quem pretende trabalhar por conta própria ou para quem trabalha por conta de outrem.

“Esta pós-graduação adopta uma metodologia inovadora, desde logo por aliar o marketing e o empreendedorismo, e eminentemente prática que levará os alunos a elaborar um projecto, devidamente acompanhados por especialistas em diversas áreas. No final da pós-graduação, os alunos, se desejarem, poderão ainda apresentar o seu projecto a um grupo de business angels com interesse e vontade em investir em projectos sólidos e inovadores”, refere a instituição.

Com a coordenação de Paulo Morais e Marco Lamas, o curso inclui um programa diversificado e actual que agrega um conjunto de disciplinas que servirão de suporte para a realização do plano de negócio. Todo o processo está preparado para conjugar e integrar a teoria com a prática para que todos os conceitos possam ser aplicados em ambiente empresarial.

Questionado sobre a importância do marketing, Paulo Morais afirma: “o marketing começa muito antes de a empresa ter um produto ou serviço, incluindo a fase de levantamento de necessidades (diagnóstico de situação) e a sua transformação em oportunidades. O marketing permanece durante todo o ciclo de vida do produto e é uma disciplina cada vez mais imprescindível para o sucesso das empresas”.

Para Marco Lamas, “o actual momento em que vivemos, de crise, o aumento considerável de desemprego, aliado à contenção no consumo, torna ainda mais premente a aposta na promoção do empreendedorismo e o apoio à criação e sustentação de novos projectos empresariais que permitam contribuir para a dinamização do tecido económico visando valorizá-lo e criar emprego. Por outro lado, permite que ideias inovadoras se transformem em iniciativas empresariais com êxito”.

Fonte: IPAM

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cursos de Aprendizagem - Setembro

Os Cursos do Sistema de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos, conferindo dupla certificação - escolar e profissional (12º ano, Nível IV). Esta formação é transversal (sociocultural, cientifica, tecnológica e em contexto de trabalho), alternando o ensino prático com o teórico.

Destinatários

  • Jovens com idade inferior a 25 anos
  • 3º ciclo do ensino básico ou equivalente
  • ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente

A Formação é dada em horário laboral, de 2ª a 6ª feira, para turmas de 15 a 20 estudantes, uma duração mínima de 2800 e máxima de 3700 horas.

Estes cursos continuam a afirmar-se como um importante pilar na construção de um futuro promissor para os mesmos.

Em Setembro vamos dar início aos seguintes cursos:
- Técnico(a) de Contabilidade
- Técnico(a) de Logística
- Técnico(a) Administrativo
- Técnico(a) de Mesa e Bar

Inscreve-te já!
Deverás dirigir-te á Fundação da Juventude na Rua Mouzinho da Silveira, 191, no Porto, para efectuares a tua pré-inscrição.

Outros contactos: Liga para 22 092 52 59 ou envia email para sviterbo@fjuventude.pt

Admissão para Estágios Profissionais no INPI


Encontra-se aberto um concurso para a admissão de 3 estagiários no INPI para licenciados na área da Engenharia, preferencialmente com Mestrado ou Doutoramento.

As condições constam no Anúncio de Abertura que, juntamente com o formulário de candidatura, podem ser consultadas aqui.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Business Ignition Programme: Candidaturas de 18 de Julho a 26 de Agosto (1ª Fase)

Introdução

As pesquisas realizadas sobre o tema do crescimento económico têm apontado a inovação e o empreendedorismo como os principais factores de desenvolvimento de um país. Muitos dos processos de Inovação nascem actualmente nas Academias, que investem na criação e desenvolvimento das competências em ambientes apropriados. A nossa experiência mostra-nos que o sucesso da geração, gestação e sobrevivência das spin-off e start-ups que nascem no meio académico depende muito pouco da ideia subjacente ao negócio, mas sobretudo das capacidades de converter ideias em conceitos de negócio, e em criar, desenvolver e implementar estratégias adequadas. Não basta ter boas ideias… É preciso dispor de empreendedores preparados para as converter em negócios. Muitos dos projectos que nascem no meio académico falham por causa da dificuldade em identificar conceitos de produto ou segmentos de mercado suficientemente fortes; ficam restringidos a pequenos nichos de mercado, não conseguindo construir uma estratégia que lhes permita conquistar e alcançar outras dimensões do mercado.

BIP cartaz
Público-Alvo

- Alunos do 2º e 3º ciclo (ou equivalente da U.Porto);
- Docentes e Investigadores da U.Porto;
- Alumni da Universidade do Porto que estejam a desenvolver actividade profissional em empresas, preferencialmente nas áreas de desenvolvimento e comercialização de novos produtos/serviços.

Objectivos

As características dos empreendedores não são inatas, e embora também “tenham berço”, podem ser desenvolvidas e treinadas. O Business Ignition Programme visa dotar os participantes de capacidades que lhes permitam efectuar a gestão da inovação e do processo empreendedor da ideia do seu negócio.

O Programa combina sessões conjuntas com sessões aplicativas. Esta metodologia de trabalho, baseada nos chamados Action Learning Groups (ALG’s) tem sido largamente utilizada pela EGP-UPBS com imenso impacto nas organizações suas parceiras e representa um traço distintivo e um factor de valorização das acções da EGP - UPBS. Os objectivos centrais são os seguintes:
- Durante o programa, os participantes desenvolverão o seu conhecimento sobre a gestão da inovação e do processo empreendedor;
- Em simultâneo trabalharão activamente a aplicação de conhecimentos, gerando ideias e conceitos de negócio;
- Os resultados do programa serão materializados em 5 a 10 “elevator pitch” a apresentar pelos participantes numa sessão especial.

Coordenação

UPIN - Universidade do Porto Inovação, sedeado na Reitoria da Universidade do Porto.


Coordenação Científica

EGP-UPBS: Paulo Sobral


Calendário e Horário de funcionamento

O Business Ignition Programme terá início no dia 20 de Setembro, decorrerá ao longo de 19 semanas, e terá a seguinte estrutura:
- 9 Sessões Expositivas, com duração de 4 horas cada, num total de 36 horas, sobre temas relevantes para o processo empreendedor: gestão para empreendedores, marketing e inovação, tópicos financeiros para empreendedores, e processos criativos;
- 9 Sessões Aplicativas, com duração de 4 horas cada, num total de 36 horas, consistindo predominantemente na apresentação de resultados pelos participantes e sua discussão com um coach;
- 17 Sessões de Preparação em Grupo, com duração de 4 horas cada, num total de 68 horas, durante as quais os participantes discutirão em pequenos grupos os resultados a apresentar nas Sessões Aplicativas.

As sessões ocorrerão às terças-feiras e quintas-feiras, das 18h30m às 22h30m, nas instalações da EGP-UPBS.

Para mais informações clique aqui

Acesso ao Ensino Superior - Candidaturas On line

Para mais informações aceda aqui

IdeaMove Da Ideia ao Negócio














DATA

Até 31 Agosto
Informações Adicionais:

http://www.anje.pt/lojadoempreendedor/default.asp?id=70&mnu=70
Contacto:
tecempreende@anje.pt
Formulário de Inscrição



  • IdeaMove: concurso premeia ideias com campo de treino e programas de consultoria

A ANJE recebe até 31 de Agosto candidaturas à iniciativa IdeaMove: da Ideia ao Negócio. A inovadora competição de projectos empresariais premeia as 18 melhores ideias com um Campo de Treino de Empreendedores, iniciando-se a partir de então um processo composto por diferentes fases de selecção. Os 12 melhores projectos resultantes do campo de treino transitam para a etapa de Pré-Incubação e, durante um semestre, beneficiam de 150 horas de consultoria para elaborarem o plano de negócios. Na fase final - Incubação - só há lugar para seis equipas, galardoadas com um programa de apoio à constituição do negócio. Tecnologia e moda são as áreas temáticas do IdeaMove.

Promovido em estreita parceria com o INESC-Porto, no âmbito do projecto Tec – Empreende, o concurso visa estimular e apoiar ideias inovadoras para a criação de novos ou melhorados produtos e serviços, aplicados em empresas dos sectores das TICE - Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica e do Têxtil e Vestuário. A competição destina-se a equipas de dois a três elementos e, dado o enquadramento temático da mesma, são valorizadas candidaturas de grupos compostos por elementos das áreas da engenharia, da gestão e/ou do design.

Numa primeira fase, um painel de avaliadores seleccionará as 18 melhores ideias de produto ou serviço, através de uma avaliação que terá em consideração, para além do currículo dos promotores, o carácter inovador da proposta, a competitividade comercial expectável, a convergência com as exigências do desenvolvimento sustentável e a resistência da ideia face às alterações de contexto.

Ao transitarem para a fase intermédia, todos os elementos das 18 equipas têm a oportunidade de integrar um Campo de Treino de Empreendedores, onde, durante uma semana, receberão formação e acompanhamento especializados, no sentido de acrescentarem potencial às respectivas ideias. Empreendedorismo, Negociação, Estratégia, Marketing, Financiamento de Negócios e Liderança e Cooperação são alguns dos módulos incluídos nesta formação.

Passo a passo, rumo ao negócio

Durante o Campo de Treino de Empreendedores, cada elemento deverá elaborar um mini-plano de negócio, que será defendido num final pitch, perante um painel de avaliadores. A motivação revelada nesta apresentação juntar-se-á aos critérios técnicos de apreciação do mini-plano de negócio: qualidade da ideia, potencial do negócio e viabilidade tecnológica.

Terminados os três campos de treino – recorde-se que haverá um campo por cada elemento da equipa – e após uma análise detalhada dos mini-planos de negócio produzidos, serão divulgadas as 12 equipas finalistas. O IdeaMove avança então para a fase de pré-incubação, que pode desenrolar-se durante um semestre, envolvendo 150 horas de consultoria gratuita, com vista ao acompanhamento da elaboração de um completo plano de negócio. Depois de concluídos, os 12 projectos voltam a passar pelo crivo do painel de avaliadores, acontecendo então a selecção dos seis projectos vencedores. O grande prémio traduz-se numa fase apelidada de Incubação, durante a qual os empreendedores são apoiados na constituição da empresa.

As candidaturas estão abertas a todos os jovens com idades iguais ou superiores a 18 anos, que apenas necessitam de aceder ao site da ANJE, preencher o formulário de inscrição aí disponibilizado, e anexar o currículo dos elementos da equipa no momento da submissão electrónica.

Disponível para informações adicionais está ainda o e-mail tecempreende@anje.pt .

quarta-feira, 20 de julho de 2011

As 50 empresas inovadoras de 2011


A revista Fast Company já nos tem habituado a rankings e, especialmente, rankings de empresas inovadoras. Este ano não é excepção, e a revista norte-americana voltou a publicar a sua lista das empresas que mais contribuem para as novas ideias, muitas delas através de um forte processo de mudança de mentalidades.

A lista é liderada pela Apple que, segundo a Fast Company, tem “dominado a paisagem de negócio de 101 maneiras diferentes”. A empresa de Steve Jobs sobe do 3º lugar do ano passado e substitui o Facebook na liderança do ranking. A empresa fundada por Mark Zuckerberg, por seu lado, desce para a terceira posição, apesar dos seus 600 milhões de utilizadores.

Em segundo lugar, a grande surpresa do ranking: o Twitter. A empresa, que “teve um crescimento explosivo nos últimos cinco anos e redefiniu a comunicação”, sobe da 50º posição.

Completam o top 50 a Nissan, que não estava presente no ranking de 2010, e a Groupon, que também estava fora da lista anterior. A empresa liderada por Carlos Ghosn é elogiada pela criação do “Leaf, o primeiro carro eléctrico para as massas” e a Groupon por “revigorar o retalho e ter rejeitado uma oferta de 4,2 mil milhões de euros.

Fique com o ranking completo:

  1. Apple http://www.apple.com/
  2. Twitter http://twitter.com
  3. Facebook http://www.facebook.com/
  4. Nissan http://www.nissan.com
  5. Groupon www.groupon.com/
  6. Google www.google.com
  7. Dawning Information Industry http://www.ssc.net.cn/
  8. Netflix www.netflix.com/
  9. Zynga www.zynga.com
  10. Epocrates www.epocrates.com
  11. 11. Trader Joe’s www.traderjoes.com
  12. Arm www.arm.com
  13. Burberry http://www.burberry.com
  14. Kosaka Smelting and Refining http://www7a.biglobe.ne.jp/~akitetu/index.html
  15. Foursquare https://foursquare.com
  16. ESPN www.espn.go.com
  17. Turner Sports www.turner-sports.com/
  18. 18. Huawei www.huawei.com
  19. Intel www.intel.com
  20. Syncardia www.syncardia.com/
  21. Donorschoose.org www.donorschoose.org
  22. Ebay www.ebay.pt
  23. Nike www.nike.com
  24. Linkedin www.linkedin.com
  25. Wieden + Kennedy www.wk.com
  26. Yandex www.yandex.ru
  27. Amazon www.amazon.com
  28. Opening Ceremony www.openingceremony.com
  29. IBM www.ibm.com
  30. Amyris www.amyrisbiotech.com
  31. Double Negative www.dneg.com
  32. Kaspersky Lab www.kaspersky.com
  33. Pepsico www.pepsico.com
  34. Univision www.univision.com
  35. Snohetta www.snoarc.no
  36. Marks & Spencer www.marksandspencer.com
  37. Microsoft www.microsoft.com
  38. Solarcity www.solarcity.com
  39. Shaadi.com www.shaadi.com
  40. Voxiva www.voxiva.com
  41. Cisco www.cisco.com
  42. Enerkem www.enerkem.com
  43. Samsung www.samsung.com
  44. Pandora www.pandora.com
  45. GE Changchun
  46. Dacheng Industrial Group
  47. Azul
  48. Stamen Design www.stamen.com
  49. FX
  50. Madecasse www.madecasse.com

Programa Escolhas leva jovens em risco da cidade a viver no campo














O desafio começou com a recepção de uma carta. Há um mistério para resolver. E 120 jovens, a maioria de meio urbano, foram desafiados pelo programa Escolhas para se juntarem em Manteigas e viverem a vida do campo, com direito a aprender ofícios tradicionais.


Este encontro a que chamaram Aldeia Escolhas, começa no próximo dia 25 e acaba a 31 de Julho. Tatiana Gomes, do programa Escolhas, que completa dez anos no combate à exclusão de crianças e jovens de meios vulneráveis, explica que os participantes foram seleccionados por critérios de mérito: “São 103 jovens do programa provenientes de comunidades vulneráveis e 17 vindos da Fundação Benfica, que também tem como objectivo o combate à exclusão. Vêm de norte a sul do país, têm entre 13 e 17 anos e foram seleccionados pelo bom desempenho escolar e pelo envolvimento activo em outros projectos do programa”.
Em Manteigas, com base no parque de campismo da Relva da Reboleira, o desafio será o de abraçar um dia-a-dia diferente, começando por aprender ofícios tradicionais. “Vão aprender a fazer pão, queijo, cestos, tapetes, carpintaria e vassouras antigas, por exemplo”, diz a responsável que acrescenta que o programa conta, para estas actividades com associações e artesãos já relacionados com o Escolhas no distrito da Guarda. Para além do artesanato, os participantes terão ainda contacto com a biodiversidade local, em pleno parque natural da Serra da Estrela, em parceria com o Ano Internacional das Florestas, que se comemora este ano, observando animais e fotografando. Em parceria também com o Ano Internacional do Voluntariado, que também se comemora este ano, há ainda o desafio de montar, desta feita na Guarda, uma horta comunitária. E as actividades não acabam com o cair da noite. Em parceria com o programa Ciência Viva, o programa Escolhas vai fazer observação astronómica. No final, a carta de convocatória recebida em casa pede que se encontre um talismã. Mas nenhum segredo será revelado antes de dia 25, frisa a organização que quer assim aguçar a curiosidade e imaginação dos participantes. O programa Escolhas, actualmente sob a tutela do Ministério dos Assuntos Parlamentares, foi criado em 2001 para combater a violência e exclusão social de crianças e jovens em meios mais vulneráveis e envolve actualmente 131 programas de norte a sul do país, em parceria com mais de mil escolas, câmaras, juntas de freguesia e associações. O objectivo do programa é alcançar em 2012 90 mil participantes com idades entre os 6 e os 24 anos.

in Público

terça-feira, 19 de julho de 2011

Start Up Chile capta talento nacional







O Start Up Chile já ‘recrutou’ sete empreendedores nacionais que dinamizarão a inovação chilena.

Abriu esta semana a segunda ronda de candidaturas para o programa de recrutamento de empreendedores Start Up Chile, criado no ano passado por aquele país, com a missão de atrair empresas e empreendedores de todo o mundo e com isto dinamizar o sector da inovação chileno.

O Chile está oferecer um subsídio de 30 mil euros, acrescidos de local de acolhimento aos empreendedores que se predisponham a trabalhar durante pelo menos meio ano no país. Esta é a segunda fase de candidaturas de um projecto que já funciona desde o ano passado.

Na última edição foram seleccionadas 110 empresas de 28 países. Noventa destes projectos acabaram por entrar no país e desses, sete eram portugueses. As candidaturas estão agora novamente abertas através do sítio www.startupchile.org e espera-se que Portugal volte a merecer destaque entre os projectos seleccionados.


Instituições de Ensino com Formação em Áreas Relacionadas com o Património


Ensino Superior Público Universitário

Universidade Aberta

Mestrado em Estudos do Património

Universidade dos Açores

Licenciatura e Mestrado Integrado em Património Cultural

Curso de Conservação e Restauro de Madeiras e Mobiliário

Universidade do Algarve

Licenciatura em Património Cultural

Pós-Graduação em Gestão Cultural

Universidade de Aveiro

Mestrado em Planeamento Regional e Urbano

Universidade de Coimbra

Licenciatura em História

Licenciatura em Arqueologia e História

Licenciatura em História da Arte

Licenciatura em Turismo, Lazer e Património

Pós-Graduação em Reabilitação do Espaço Construído

Pós-Graduação em Conservação e Reabilitação de Edifícios

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em Evolução e Biologia Humanas

Mestrado em Conservação e Restauro

Mestrado em Reabilitação do Espaço Construído

Mestrado em Arqueologia e Território

Mestrado em Gestão e Programação do Património Cultural

Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural

Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento

Doutoramento em Arqueologia

Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura

Universidade de Évora

Licenciatura em Arquitectura

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Licenciatura em História

Mestrado em Arqueologia e Ambiente

Mestrado em Arquitectura Paisagista

Mestrado em Museologia

Mestrado em O Sul Ibérico e o Mediterrâneo – Estudos Árabes e História Medieval

Mestrado em O Sul Ibérico e o Mediterrâneo – História Moderna

Doutoramento em História

Universidade da Madeira

Mestrado em Arte e Património no Contemporâneo e Actual

Mestrado em Gestão Cultural

Mestrado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo

Universidade do Minho

Licenciatura e Mestrado Integrado em Arqueologia

Licenciatura e Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em História

Mestrado em Património e Turismo Cultural

Mestrado em Territórios e População – Dinâmicas Históricas e Geográficas

Doutoramento em Arqueologia - Arqueologia da Paisagem e do Povoamento

Doutoramento em Arqueologia – Matérias e Tecnologias

Doutoramento em Arqueologia – Teoria e Métodos

Doutoramento em Arquitectura

Doutoramento em História – História da Arte

Doutoramento em História – Património

Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Arqueologia

Licenciatura em História

Licenciatura em História da Arte

Licenciatura em Conservação e Restauro

Mestrado em Ciências da Conservação

Mestrado em Conservação e Restauro

Mestrado em Reabilitação de Edifícios

Mestrado em Arqueologia

Mestrado em História

Mestrado em História da Arte

Mestrado em Museologia

Doutoramento em Ciência e Engenharia dos Materiais

Doutoramento em História

Doutoramento em História da Arte

Universidade do Porto

Licenciatura em Arquitectura

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Licenciatura em Arqueologia

Licenciatura em História

Licenciatura em História da Arte

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em Arqueologia

Mestrado em História da Arte em Portugal

Mestrado em História da Arte Portuguesa

Mestrado em História e Património

Mestrado em História Medieval e do Renascimento

Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano

Mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico

Mestrado em Reabilitação do Património Edificado

Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em História Medieval e do Renascimento

Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Museologia

Doutoramento em Arqueologia

Doutoramento em Arquitectura

Doutoramento em Arquitectura Paisagista

Doutoramento em História

Doutoramento em História da Arte Portuguesa

Universidade Técnica de Lisboa

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Licenciatura em Engenharia de Materiais

Mestrado Integrado de Arquitectura

Mestrado em Arquitectura Paisagista

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado Integrado em Arquitectura – Gestão Urbanística

Mestrado Integrado em Arquitectura – Planeamento Urbano e Territorial

Doutoramento em Arquitectura Paisagista

Doutoramento em Arquitectura

Doutoramento em Arquitectura

Doutoramento em Urbanismo

Doutoramento em Engenharia de Materiais

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Mestrado em Arquitectura Paisagista

Doutoramento em Quaternário, Materiais e Culturas

Universidade de Lisboa

Licenciatura em Ciências da Arte e do Património

Licenciatura em Arqueologia

Licenciatura em História

Licenciatura em História da Arte

Mestrado em Geoarqueologia

Mestrado em Ciências da Arte e do Património

Mestrado em Estudos Curatoriais

Mestrado em museologia e Museografia

Doutoramento em Arqueologia

Doutoramento em História

Doutoramento em História da Arte – Ciências do Património e Teoria do Restauro

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em Museologia – Conteúdos Expositivos

Ensino Superior Concordatário

Universidade Católica Portuguesa

Curso de Formação Intensiva Artes Decorativas Portuguesas – Lisboa

Licenciatura em Arquitectura – Sintra

Licenciatura em Arte – Conservação e Restauro – Porto

Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais (Braga)

Pós-graduação em Iconografia Cristã – Lisboa

Pós-graduação em Design de Joalharia - Porto

Pós-graduação em Gestão das Artes - Porto

Mestrado Integrado em Arquitectura – (Viseu)

Mestrado em Arte Contemporânea - Porto

Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais – Porto

Mestrado em Arquitectura Religiosa Contemporânea - Lisboa

Mestrado em Turismo e Património – Viseu

Doutoramento em Conservação de Bens Culturais – Porto

Doutoramento em Arte Sacra - Porto

Ensino Superior Público Politécnico

Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação

Licenciatura em Gestão do Património

Instituto Politécnico de Setúbal

Licenciatura em Promoção Artística e Património

Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

Licenciatura em Engenharia de Conservação e Reabilitação

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Licenciatura em Gestão Artística e Cultural

Instituto Politécnico de Tomar

Licenciatura em Conservação e Restauro

Licenciatura em Técnicas de Arqueologia

Pós-Graduação em Gestão Autárquica de Recursos Turístico-Culturais

Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre

Mestrado em Conservação e Restauro

Mestrado em Técnicas de Arqueologia

Ensino Superior Particular e Cooperativo Universitário e Politécnico

Escola Universitária das Artes de Coimbra

Mestrado Integrado em Arquitectura

Escola Superior Artística do Porto

Licenciatura em Arquitectura

Escola Superior Gallaecia – Vila Nova de Cerveira

Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo

Instituto Superior de Novas Profissões – Lisboa – Grupo Lusófona

Mestrado em Turismo Cultural e Animação

Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão – Grupo Lusófona

Licenciatura em História

Mestrado Integrado em Arquitectura

ISLA - Lisboa

Mestrado em Património Cultural, Paisagem e Turismo

Instituto Ibérico do Património

Conservação e Restauro de Documentos Gráficos - Lisboa

Elaboração de Projectos de Investimento - Lisboa

Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Porto

Curso de Análise da Estilística Decorativa na Cerâmica Pré-Histórica

Curso de Desenho Arqueológico de Espólio Cerâmico e Lítico e Desenho de Estruturas Arqueológicas

Curso de Conservação e Restauro de Cerâmica (faiança e porcelana) e Conservação Preventiva em Arqueologia

Licenciatura em História e Geografia

Licenciatura em Conservação e Restauro do Património

Mestrado em Património Artístico e Conservação

Mestrado em Planeamento e Promoção da Cultura

Mestrado em Arqueologia

Mestrado em História

Doutoramento em História

Universidade Lusíada – Lisboa

Licenciatura em Ciências do Património

Licenciatura em História

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em Ciências do Património

Mestrado em Ciências do Património - Educação e Promoção Cultural pelo Património

Mestrado em História da Arte

Mestrado em História Moderna

Mestrado em História Paleocristã e Medieval

Mestrado em Museologia

Mestrado em Património Edificado

Mestrado em Tecnologias da Construção

Mestrado em Planeamento e Construção Sustentável

Doutoramento em Arquitectura

Doutoramento em História

Universidade Lusíada – Porto

Licenciatura em Arquitectura

Mestrado Integrado em Arquitectura

Universidade Lusíada – Vila Nova de Famalicão

Licenciatura em Arquitectura

Mestrado em Arquitectura

Universidade Lusófona (Lisboa e Porto)

Licenciatura em História

Licenciatura em Urbanismo e Ordenamento do Território

Mestrado Integrado em Arquitectura

Mestrado em Reabilitação Urbana e Conservação do Património Arquitectónico

Mestrado em Estudos Avançados em Arquitectura

Mestrado em Museologia

Mestrado em Urbanismo

Mestrado em Conservação e Restauro

Doutoramento em Museologia

Doutoramento em Urbanismo e Ordenamento do Território

Universidade Autónoma de Lisboa – Luís de Camões

Licenciatura em Arquitectura

Pós-graduação em Arqueologia Subaquática

Mestrado em Arquitectura

Mestrado em História da Náutica e Arqueologia Naval

Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva

Licenciatura em Ciências da Cultura

Licenciatura em Conservação e Restauro

Mestrado em Ciências da Cultura – Cultura Artística

Mestrado em Museografia e Gestão em Artes Decorativas

Mestrado em Conservação e Reabilitação de Interiores

Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva

Cursos de Especialização Tecnológica

Cursos Profissionais

Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra

Curso de Assistente de Conservação e Restauro

Curso de Assistente de Arqueólogo

Escola Artística e Profissional Árvore

Curso Técnico de Conservação e Restauro

Instituto das Artes e da Imagem

Curso de Conservação e Restauro

Escola Profissional de Arqueologia – Marco de Canaveses

Curso de Conservação e Restauro

Curso de Arqueologia

Curso de Técnico de Museografia