sexta-feira, 30 de abril de 2010

Programa Municipal de Bolsas de Estágios de Trabalho 2010/2011


O Programa tem como principal objectivo contribuir para a integração dos Jovens desempregados do Município no mundo de trabalho, através da sua participação em projectos de formação prática em contexto de trabalho, complementando as qualificações anteriormente adquiridas. O estágio, com duração de 12 meses consecutivos (início em Junho de 2010), destina-se a cidadãos residentes no Município de Ílhavo há mais de um ano (preferencialmente com idades entre os 18 e os 30 anos), titulares de bacharelato ou licenciatura (nível IV e V) ou de comprovada aptidão profissional (nível III ou inferior) e se encontrem à procura do primeiro emprego ou sejam desempregados à procura de um novo emprego.

O período de candidaturas decorrerá até ao próximo dia 30 de Abril de 2010.

O Programa de estágios desenvolve-se em 5 temáticas prioritárias:
A – Educação, Cultura e Juventude;
B – Qualificação Urbana e Ambiental;
C – Desenvolvimento Empresarial e Emprego;
D – Acção Social;
E – Aposta no Mar e na Ria; sendo os estagiários acolhidos pela Câmara Municipal de Ílhavo, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Associações ou Empresas com sede, sucursal ou representação no Município de Ílhavo.

A dinamização de programas e de iniciativas que visam dar contributos para a formação humana, cívica e académica dos Jovens, aliada à realidade a que hoje assistimos, com o aumento do desemprego generalizado por todo o país, tem constituído uma das grandes apostas da Câmara Municipal de Ílhavo nos últimos anos.

Para mais informações quanto ao:
Regulamento do Programa Bolsas de Estágio de Trabalho
Formulário de Candidatura - Estagiários
Formulário de Candidatura - Entidades de Acolhimento
Consulte aqui

quarta-feira, 28 de abril de 2010

10ª edição do Fórum 3e - Emprego-Empresas-Empreendedorismo

A 10ª edição do Fórum 3e - Emprego-Empresas-Empreendedorismo decorre nos próximos dias 4 e 5 de Maio de 2010.

A inserção dos seus diplomados na vida activa foi desde sempre uma aposta da Universidade de Aveiro. O Fórum 3e, inscreve-se nesta dinâmica de aproximação entre diplomados e as entidades potencialmente empregadoras.

A fórmula de sucesso mantém-se: no tradicional espaço expositivo, as empresas e instituições participantes estarão presentes com um Stand. Neste espaço, promove-se o contacto directo entre os alunos e diplomados da UA e as empresas e instituições presentes. Os estudantes podem conhecer as entidades participantes e trocar os seus Curricula por oportunidades de emprego e estágios!
Para os mais empreendedores, estarão presentes entidades de apoio ao empreendedorismo empresarial.

Paralelamente, vão poder assistir a apresentações das empresas e ficar a conhecer os seus programas, procedimentos, formas de recrutamento e quais as oportunidades que têm para oferecer.

4 de Maio '10 | 3ª Feira

10h00 Norgarante
11h00 Bosch
12h00 Inova-Ria / PT Inovação

14h30 Prime IT Consulting
15h30 Grupo Rangel
16h30 Grupo Torrecid
17h30 Deloitte

5 de Maio '10 | 4ª Feira

10h00 Capgemini
11h00 Martifer
12h00 Best Personnel

14h30 Rede Eures
15h30 Vodafone
16h30 Optimus
17h30 Efacec

O Fórum 3e - emprego - empresas - empreendedorismo irá decorrer no Pavilhão Aristides Hall, no Campus Universitário.


Para mais informações, consultar:
www.ua.pt/forum3e/2010/

terça-feira, 27 de abril de 2010

Conferência C.SPORTUP.2010 debate Ideias para o Futuro, na indústria do desporto.


A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) vai realizar a conferência C.SPORTUP.2010 - Ideias para o Futuro que terá lugar no Cineteatro de Rio Maior, no dia 5 de Maio.

Neste evento serão apresentados, na primeira pessoa, alguns dos principais casos de inovação da indústria do desporto nacional, empresas com forte presença internacional e com patentes de tecnologias aclamadas a nível global. Vão ser também debatidos aspectos críticos para a inovação, como são conhecer as principais tendências, compreender o processo de design e potenciar o capital relacional através das redes sociais.

Contamos com a presença da Ortik, que opera na concepção e comercialização de material para actividades de montanha; da Polisport, dedicada à indústria dos plásticos com recurso a tecnologias inovadoras com aplicações em diversos desportos, dos quais btt e motocilismo; e da Petratex, responsável por produtos tão revolucionários quanto mediáticos como o fato LZR Racer, utilizado pelo nadador Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Pequim, ou o Vital Jacket, que permite a recolha de sinais biométricos através de uma “simples” t-shirt.

Na indústria do Fitness vão ser discutidas as principais tendências e os casos da cadeia de health clubs Solinca, do grupo Sonae, da empresa Slife, que inova ao implementar em Portugal o conceito inovador dos ginásios online, e da empresa Plux, que desenvolve soluções inovadoras para o desporto, saúde e investigação, através da integração de técnicas de processamento de sinais, dispositivos miniaturizados e sensores sem fios.

No painel dedicado à arbitragem contamos com a presença de instituições de relevo como a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Rugby onde se debaterá o incremento das tecnologias aplicadas à arbitragem dos jogos desportivos, tendo por referência as modalidades do Futebol e do Rugby.

Contamos ainda com a presença da empresa OAK Brands, que nos vem apresentar s principais tendências de consumo a nível global, com Pedro Caramez, especialista em social media, com o Centro Português do Design e com a empresa Globalshare, que nos vem apresentar um evento singular, o Portugal Dakar Challenge – A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo.

A moderação dos painéis fica a cargo de António Albino Freire, da empresa Gesventure, de José Luís Costa, Presidente da Associação dos Ginásios e Academias de Portugal, e dos jornalistas Valter Madureira da TSF e de Carlos Ferro do Diário Notícias. A conferência conta com o apoio institucional da empresa Quidgest.

As inscrições neste evento devem ser realizadas a partir do site da ESDRM, onde também estão disponíveis informações mais detalhadas sobre o evento.

Rio Maior, 23 de Abril de 2010

INOV -ENERGI@

O INOV — ENERGI@ visa os seguintes objectivos:
  • Apoiar o processo de inovação, modernização e reforço da capacidade institucional das empresas das áreas do ambiente, das energias renováveis, do desenvolvimento sustentável ou de outros sectores de actividade, desde que os estágios se destinem a projectos de gestão ambiental, de desenvolvimento e ou aplicação de energias alternativas ou visem o desenvolvimento sustentável;
  • Possibilitar aos jovens, com qualificação de nível superior, o acesso a estágios profissionais em contexto real de trabalho que facilitem e promovam as suas competências socioprofissionais e a inserção na vida activa;
  • Potenciar a criação de novas áreas de emprego por parte das instituições da área do ambiente, das energias renováveis e do desenvolvimento sustentável e assim reforçar a articulação entre o mercado de emprego e o sistema de educação -formação.

São destinatários do INOV -ENERGI@ os jovens que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Estejam desempregados, à procura do primeiro ou de novo emprego;
b) Tenham até 35 anos de idade, inclusive, à data de início do estágio;
c) Possuam uma qualificação de nível superior, comprovada pela posse de um diploma do ensino superior, nas áreas de engenharia, ciências físicas e químicas, ciências da vida, ciências do ambiente, ciências agrárias, ciências empresariais, economia e direito.
2 — Entende -se por desempregados, para efeitos do número anterior, os jovens não empregados, disponíveis para trabalhar e que procuram activamente trabalho, comprovada pela inscrição num centro de emprego ou por declaração do próprio.
3 — Quando os destinatários sejam pessoas com deficiência, não se aplica o limite de idade estabelecido.
4 — O número máximo de estagiários a seleccionar anualmente é fixado em 1500.
5 — É assegurada, em cada edição do Programa, uma quota de 5 % da totalidade dos estágios a ser preenchida por pessoas com deficiência que a ele se candidatem.

São beneficiárias da medida INOV -ENERGI@ as empresas privadas, as que integram o sector empresarial do Estado e as empresas municipais, intermunicipais ou metropolitanas, cuja actividade se insira nas áreas do ambiente, das energias renováveis e do desenvolvimento sustentável, ou de outros sectores de actividade, desde que os estágios se destinem a projectos de gestão ambiental, de desenvolvimento e ou aplicação de energias alternativas ou visem o desenvolvimento sustentável.

O período de apresentação de candidaturas ao INOV -ENERGI@ será fixado anualmente, mediante deliberação do conselho directivo do Instituto de Emprego e de Formação Profissional (IEFP).
2 — O processo de candidatura ao INOV -ENERGI@, conduzido pelo IEFP, comporta as seguintes fases:
a) Apresentação das candidaturas por parte das entidades promotoras da medida, em suporte electrónico e em formulário próprio a disponibilizar na página da Internet do IEFP na qual deverá constar, designadamente, a identificação da entidade beneficiária, a definição do perfil de formação e de competências do destinatário, o respectivo plano de estágio, as perspectivas de empregabilidade, bem como o currículo do(s) orientador(es) de estágio;
b) Apreciação e decisão das candidaturas pelos serviços competentes do IEFP, no prazo máximo de 30 dias úteis após a apresentação das mesmas, apenas sendo aprovadas as que se reportem a projectos que visam o desenvolvimento de estratégias e competências, tendo em vista a melhoria da gestão, a garantia da eficiência e eficácia das decisões e o controlo de qualidade dos processos organizacionais;
c) Recrutamento e selecção, conjuntamente com as entidades promotoras, dos candidatos ao estágio, em caso de aprovação da candidatura.
3 — As entidades promotoras devem, no prazo máximo de 15 dias úteis contados a partir do conhecimento da decisão de aprovação, assinar e devolver o termo de aceitação da decisão de aprovação, a elaborar pelo IEFP, acompanhado dos comprovativos dos requisitos de acesso
definidos no presente diploma.
4 — A data do conhecimento da decisão de aprovação é a correspondente à data da assinatura do aviso de recepção do ofício, a coberto do qual aquela decisão foi transmitida à entidade promotora.
5 — Sempre que, por motivos justificados, não seja possível o cumprimento do prazo referido no n.º 3, pode o IEFP, autorizar a sua prorrogação, por prazo não superior a 10 dias úteis.


Os estágios profissionais realizados no âmbito desta medida têm a duração de 12 meses, incluindo 1 mês de férias.
2 — Não são elegíveis no âmbito da presente medida os estágios curriculares de qualquer espécie de cursos, nem os destinados à aquisição de uma habilitação profissional exigida para o exercício de determinada profissão.
3 — Para a realização dos estágios os jovens celebram um contrato escrito de formação em posto de trabalho com a entidade beneficiária do estágio, o qual será obrigatoriamente visado pelo IEFP.
4 — As entidades promotoras devem designar, para cada estágio, um orientador de estágio, o qual será responsável pela execução e acompanhamento do plano individual de estágio.
5 — Cada orientador não pode ter mais de três estagiários a seu cargo.
6 — Compete, na generalidade, ao orientador de estágio:
  • Realizar o acompanhamento técnico e pedagógico do estagiário, supervisionando o seu progresso face aos objectivos indicados no plano individual de estágio;
  • Avaliar, no final do estágio, os resultados obtidos pelo estagiário;
  • Elaborar e apresentar ao IEFP, um relatório intercalar e um relatório de avaliação final do estágio.

Ao estagiário é concedida uma bolsa de estágio, mensal, desde o início do estágio e durante a sua vigência, incluindo o mês de férias, no montante de duas vezes o indexante dos apoios sociais.
2 — Para além da bolsa definida no número anterior, são ainda elegíveis as seguintes despesas com estagiários:
a) Seguro de acidentes pessoais;
b) Subsídio de alimentação por 11 meses, de montante igual ao atribuído aos funcionários da instituição ou, na sua ausência, ao definido para os trabalhadores da Administração Pública, podendo este subsídio ser substituído por refeição na própria instituição, se for essa a prática
para os seus trabalhadores;
c) Subsídio de alojamento, por 11 meses, quando a localidade em que decorrer o estágio distar 50 km ou mais da localidade de residência, ou quando não existir transporte colectivo compatível com o horário do estágio, com o limite máximo mensal de 30 % do indexante dos apoios sociais;
d) Quando o estagiário não aufira subsídio de alojamento, despesas de transporte, por 11 meses, por motivo de frequência do estágio, correspondentes ao custo das viagens realizadas em transporte colectivo, ou, quando não seja possível a utilização do transporte colectivo, um
subsídio de transporte, até ao limite máximo mensal de 12,5 % do indexante dos apoios sociais.
3 — Constitui ainda despesa elegível com a realização dos estágios a compensação financeira atribuída ao orientador de estágio no valor mensal de 20 % do indexante dos apoios sociais, por estagiário, sendo esse limite fixado em 30 % se o estagiário for pessoa com deficiência.
4 — O pagamento das despesas referidas nos números anteriores é da responsabilidade da entidade promotora onde se realiza o estágio.
5 — As entidades promotoras podem pagar valores superiores aos fixados, assumindo integralmente o custo das respectivas diferenças.
6 — As entidades promotoras previstas neste despacho têm direito a uma compensação financeira no valor de € 225 por cada estágio aprovado.

A comparticipação pública relativamente às despesas referidas no artigo anterior é suportada pelo IEFP, nos seguintes termos:
a) Em 60 % do valor da bolsa de estágio;
b) Quando o estagiário seja uma pessoa com deficiência, a comparticipação no valor da bolsa referida na alínea anterior é majorada em 20 %;
c) No subsídio de alimentação, tendo como limite o valor correspondente àquele que é atribuído aos trabalhadores em regime de funções públicas.


Para mais informações, consultar:
Despacho n.º 7384/2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

II Mostra de Educação e Formação do Distrito de Viana do Castelo



A II Mostra de Educação e Formação do Distrito de Viana do Castelo vai realizar-se nos dias 6, 7 e 8 de Maio, no Pavilhão de Exposições da Associação Industrial do Minho, em Viana do Castelo.

Organizada por 25 instituições de ensino do distrito de Viana do Castelo, com o apoio da Direcção Regional de Educação do Norte, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação Industrial do Minho e do Grupo Crédito Agrícola, a iniciativa pretende divulgar a oferta formativa e educativa do distrito, desde o ensino básico ao superior, passando pelas novas oportunidades.

Stands, oficinas de trabalho, conferências, painéis temáticos, sessão de certificação de adultos e apresentações de música e dança são algumas das propostas da II Mostra de Educação e Formação do Distrito de Viana do Castelo.

A Mostra é aberta ao público em geral e de entrada livre.
O Pavilhão de Exposições da Associação Industrial do Minho fica situado no Campo Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

Para mais informações, contacte a Equipa de Apoio às Escolas de Viana do Castelo (tlf: 258 809 180).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Job Party

Agenda:

- Dia 27 de Abril: Universidade do Minho, Braga

- Dia 28 de Abril: Universidade do Minho, Guimarães

- Dia 12 de Maio: Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Almada.


- Dia 14 de Maio: Universidade de Aveiro

- Dia 21 de Maio: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

- Dia 22 de Maio: Universidade de Coimbra da Faculdade de Economia

- Dia 15 de Junho: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto



quinta-feira, 22 de abril de 2010

INOV Export - Programa de estímulo ao emprego de especialistas em comércio internacional nas PME

O INOV Export - Programa de estímulo ao emprego de especialistas em comércio internacional nas PME nacionais exportadoras ou potencialmente exportadoras, visa de forma estruturante e sustentada, gerar novas oportunidades que venham a ser materializadas em factores de competitividade de natureza colectiva e a induzir efeitos de crescimento em matéria de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas portuguesas, através da integração de técnicos especialistas em comércio internacional, nos seus quadros. Assim, este Programa de estágios profissionalizantes, tem como objectivos:

  • Estimular as exportações e o processo de internacionalização;
  • Colmatar as insuficiências de capital humano, através do estímulo à contratação de especialistas para a área de comércio internacional;
  • Melhorar as estratégias de internacionalização do tecido empresarial português, nomeadamente nas PME.

São seleccionados pela AICEP, anualmente, até 500 estágios que irão decorrer nas PME beneficiárias, conforme candidatura apresentada por estas, através do formulário disponibilizado on-line.

Cada edição do INOV Export terá a duração de cerca de nove meses e será constituída pelas seguintes fases sequenciais e de frequência obrigatória:

1ª fase: Acção de formação em sala (duração aproximada de uma semana), em data e local a definir pela AICEP e posteriormente comunicada a todas as entidades seleccionadas, cujos estagiários irão frequentar;

2ª fase: Estágio na entidade beneficiária (cerca de nove meses), a decorrer nas instalações desta em Portugal continental;

3ª fase: Avaliação de estágio e Sessão de Encerramento com entrega de Diplomas de frequência de estágio, em data e local a definir pela AICEP (com a duração de um dia).

Destinatários

REQUISITOS

Os beneficiários do INOV Export são as PME nacionais que reúnam os seguintes requisitos obrigatórios:

a) Apresentem a certificação de PME, ao abrigo do Decreto-lei Nº 372/2007, de 6 de Novembro - permite aferir o estatuto de PME de qualquer empresa interessada em obter tal qualidade, de acordo com a Recomendação da Comunidade de 6 de Maio de 2003 (2003/361/CE), que poderá ser consultado em www.iapmei.pt.

b) Tenham a situação contributiva junto das Finanças e da Segurança Social devidamente regularizada (concessão de autorização à AICEP: NIPC 506320120 / NISS 20008605975);

c) Estejam sedeadas em território nacional e possuam instalações em Portugal continental, onde deverão ocorrer os estágios;

d) Tenham produtos e/ou serviços próprios.

OBRIGAÇÕES

Todas as PME que pretendem concorrer ao INOV Export deverão obrigatoriamente, cumprir as seguintes condições, caso venham a ser seleccionadas:

a) Pagamento de Bolsa aos estagiários que vier a receber ao abrigo deste Programa, correspondente a duas vezes o Indexante dos Apoios Sociais, no valor de €838,44/mês;

b) Subsídio de alimentação (montante igual ao atribuído aos funcionários e agentes da administração pública - €4,27/dia útil);

c) Seguro de acidentes de trabalho;

d) Designar um orientador de estágio diferente, por cada três estagiários que pretenda receber e que será responsável pelo seu acompanhamento, de preferência com cargo ao nível de direcção ou administração.

Se assim o entenderem, as entidades podem atribuír aos respectivos estagiários, valores superiores aos aqui mencionados.

Os jovens até aos 35 anos, (inclusive até final do ano de inicio de estágio), interessados em integrar este Programa, poderão fazê-lo através das entidades beneficiárias (junto das quais devem propor a realização do estágio) e devem reunir os seguintes requisitos obrigatórios:

a) Possuir comprovativo de qualificação superior (mínimo licenciatura), preferencialmente em áreas de comércio internacional, marketing, gestão, relações internacionais e novas tecnologias;

b) Ter vocação e/ou experiência profissional de três ou mais anos, em matéria de comércio internacional;

c) Residir legalmente em território nacional;

d) Desempregados, à procura do primeiro ou novo emprego*;

e) Fluência em português, inglês e preferencialmente com domínio de outros idiomas;

f) Domínio de informática na óptica do utilizador.

Os jovens que tenham participado no Programa INOV Contacto, pela experiência e conhecimentos adquiridos / incrementados durante o estágio realizado no estrangeiro, são considerados no âmbito do INOV Export, especialistas em comércio internacional.

Apoios

As PME beneficiárias, seleccionadas no âmbito deste Programa, terão durante a primeira e segunda fase de cada edição, direito à comparticipação das seguintes despesas por estágio, mediante apresentação dos respectivos comprovativos:

1 - 70% da Bolsa de estágio mensal, no valor de €838,44, correspondente a duas vezes o Indexante dos Apoios Sociais;

2 - Seguro de acidentes de trabalho;

3 - Subsídio de alimentação (montante igual ao atribuído aos funcionários e agentes da administração pública - €4,27);

Caso procedam à contratação de estagiários, sem termo, no final do estágio, as PME usufruem de isenção de pagamento de TSU, durante os 36 meses seguintes.

O processo de pagamento dos apoios às entidades beneficiárias, processa-se da seguinte forma:

Um adiantamento inicial correspondente a 40% do valor do apoio aprovado por cada estágio efectivamente iniciado, comprovado pela recepção na AICEP do contrato assinado entre o estagiário e a entidade beneficiária, depois de devidamente visado pela Agência;

Um reembolso de valor até 40% do total aprovado e a comparticipar mediante entrega à AICEP de relatório intercalar e comprovação de despesa realizada e paga pela entidade, relativamente à comparticipação pública.

O pagamento dos restantes 20% será efectuado em sede de saldo final, após a conclusão dos estágios, mediante entrega do relatório final e da avaliação do estágio à AICEP e perante apresentação de despesa comprovada.

Nota: A não entrega do relatório final por parte das entidades beneficiárias, implica a devolução do valor total auferido, como Bolsa de estágio e restantes despesas elegíveis.

Candidaturas

As PME nacionais que pretendam candidatar-se ao INOV Export, devem cumprir todos os requisitos obrigatórios e realizar a sua candidatura tendo sempre presente, que a apreciação da mesma e posterior decisão de aceitação será baseada em informação muito concreta a apresentar sobre o projecto específico que pretendam desenvolver com o(s) candidato(s) que se propõe a receber para a realização do(s) estágio(s), bem como a forma como tencionam concretizá-lo.

Nesse sentido, estão disponíveis no formulário de candidatura (deverá ser realizada uma candidatura por cada estagiário proposto), campos específicos relativos aos mercados a abordar que devem ser preenchidos para o efeito, até um máximo de cinco mercados.

Programa INOV Export - Formulário de Candidatura

Após submissão da candidatura, deverão ser enviados para o e-mail inovexportcandidaturas@portugalglobal.pt , os seguintes documentos: CV do estagiário a propor, CV do Orientador de estágio, documento de Certificação PME e comprovativos de situação regularizada da empresa perante a Segurança Social e Finanças (caso não tenha dado autorização para consulta online).

Constituirá factor preferencial na avaliação, as candidaturas das PME que detenham um projecto individual de internacionalização aprovado para o período 2008/2011, ao abrigo do SI Qualificação e Internacionalização PME.

Os jovens interessados em integrar este Programa de estágios podem fazê-lo, exclusivamente, através da candidatura de uma PME exportadora ou potencialmente exportadora, junto da qual se devem propôr, desde que ambas as partes cumpram todos os requisitos considerados obrigatórios.


Para mais informações, contactar:

Call Center 808 214 214
10h-12h e das 15h -17h

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tire Manufacturing Talent Initiative: Programa Corporativo do Grupo Continental de Integração de Jovens Recém-Licenciados

1ª Feira do Emprego e Empreendedorismo de Albergaria-a-Velha


Conferência EFFECTIVE COMMUNICATION – IBERIA 2010


A necessidade de comunicar está sempre presente nas nossas vidas. Quanto mais hábil for a nossa comunicação melhor serão os nossos relacionamentos pessoais e profissionais.

Um clube Toastmasters (www.toastmasters.org) é o local ideal para aprender e treinar as competências de uma comunicação eficaz e de liderança.

Em Portugal, os membros dos Toastmasters estão empenhados no seu desenvolvimento e na melhoria dos outros. Com isto em mente aceitaram organizar a Spring Conference em Portugal.

Ed Tate, o World Champion of Public Speaking 2000, virá dos Estados Unidos para realizar dois workshops na terça-feira, 20 de Abril em Lisboa e na quinta-feira, 22 de Abril no Porto. Também, John Zimmer, quatro vezes campeão europeu, juntar-se-á a nós, vindo da Suíça, para partilhar connosco toda a sua sabedoria num workshop na sexta-feira, 23 de Abril no Porto.

Tanto o Ed Tate como o John Zimmer serão oradores convidados na conferência EFFECTIVE COMMUNICATION – IBERIA 2010 no sábado, 24 de Abril no Porto.

Sara Batalha (MTW Portugal), Angela Dunbar (Presidente do Prestigious Speakers, Barcelona), Alexandra Lemos (Presidente do Mind Business Toastmasters Club, Portugal) e Rui Henriques (Presidente do Oporto Toastmasters Club, Portugal) serão os outros oradores. Este evento inclui ainda os seguintes concursos da Division H:

  • Concurso de Avaliadores de Discurso; e
  • World Championship of Public Speaking.


Para mais informações:

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mês das Profissões da Natureza



Em Maio a Cidade das Profissões (CdP) dá-lhe a oportunidade de explorar o mundo das Profissões da Natureza.


06/05/2010: Rumo ao Futuro

Procurar-se-á explorar áreas profissionais de forte crescimento e expansão neste sector económico.

Destinatários: Crianças entre os 4 - 6 anos.

07/05/2010: Networking

Sabia que quanto maior for a rede de contactos, mais fácil é a integração no mercado de trabalho? Pedro Caramez dar-lhe-á dicas para alargar a sua rede de contactos!

Destinatários: Adultos que procurem fomentar a sua rede de contactos profissionais.


11/05/2010: Painel de Profissionais

Conheça as rotinas e os contextos dos profissionais da Natureza.

Destinatários: Jovens e Adultos interessados na temática.


13/05/2010: Pesquisa Activa de Emprego: Curriculum Vitae, Cartas de Candidatura e Entrevistas de Emprego

Descubra como construir o seu CV e uma carta de apresentação atractiva para as empresas. Saiba para que servem as entrevistas e que tipo de abordagem será feita pelo seleccionador.

Destinatários: Jovens e Adultos em situação de procura de emprego.


17/05/2010: Passos para a Criação do Próprio Emprego

Workshop que tem como principal objectivo dar a conhecer as etapas para criar e implementar o próprio negócio.

Destinatários: Jovens e adultos que possuam uma ideia de negócio ou com interesse na área.


18/05/2010: Programa FINICIA

O IAPMEI vem à Cidade das Profissões dar a conhecer o Programa FINICIA - Ferramenta de Apoio ao Empreendedorismo.


Destinatários: Jovens e adultos que possuam uma ideia de negócio ou com interesse na área.


25/05/2010: Condução de Equipas de Trabalho

Neste workshop de Desenvolvimento Pessoal e Profissional procurar-se-á promover o aumento e o desenvolvimento de competências de comunicação e dinamização de equipas de trabalho. Sessão dinamizada por Jorge Sequeira, profissional com experiências no treino de competências psicológicas: motivação, formulação de objectivos, gestão emocional, autoconfiança, liderança e coesão de grupos e team building.

Destinatários: Jovens e Adultos com interesse por este âmbito.


27/05/2010: (Per)Cursos

Este workshop dá-lhe a conhecer as diferentes ofertas formativas que tem ao seu dispor na área das profissões da Natureza.

Destinatários: Jovens e Adultos que pretendam explorar este tipo de oferta formativa.


  • As actividades desenvolvidas pela Cidade das Profissões e pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição obrigatória. Lembre-se que os lugares são limitados e a sua ausência sem aviso prévio impede a participação de outros.

  • Solicitamos que no dia anterior à sessão confirme a sua presença. A equipa entrará em contacto para o efeito, pelo que agradecemos a sua colaboração.

  • Em respeito pelo normal funcionamento da sessão, recordamos que não será permitida a entrada 15 minutos após o seu início. Agradecemos a sua pontualidade.


Para mais informações e inscrições:

eventos@cdp.portodigital.pt

(Indique: evento no qual se pretende inscrever, nome, email, contacto telefónico; habilitações escolares e área profissional)

Cidade das Profissões/Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo

Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto

Tel. 223 392 360 Fax 223 392 369

http://cdp.portodigital.pt

Concurso de Fotografia - Profissões da Natureza


A Cidade das Profissões está a desenvolver um concurso de fotografia subordinado ao tema "Profissões da Natureza", tema esse que acompanha o ciclo de Workshops e Seminários a decorrer no mês de Maio de 2010. Participe e habilite-se a ver os seus trabalhos expostos no espaço da Cidade das Profissões!


REGULAMENTO

  1. Duração e Tema

As fotografias poderão ser enviadas até ao dia 30 de Abril de 2010. Os trabalhos deverão ser subordinados ao tema “Profissões da Natureza”. Pretende-se que a fotografia retrate o contexto profissional, as ferramentas e os instrumentos de trabalho, entre outros aspectos. Seja criativo!


  1. Material para Concurso

2.1. Só serão aceites trabalhos em suporte de papel, formato mínimo de 20x30 centímetros, colados em K-line a cores, preto e branco ou sépia, até ao máximo de 2 fotografias por concorrente, podendo adicionar um texto introdutório até 250 palavras. Não é permitido o envio de mais do que uma inscrição; caso esta situação se verifique, só será considerada a primeira inscrição.

2.2. No verso das fotografias, apenas deverá ser indicado o título de cada uma.

2.3. A(s) fotografia(s) deve(m) ser acompanhada(s) pelos dados pessoais do participante. O não envio destes dados compromete a participação no concurso.


  1. Júri

A selecção dos trabalhos a expor no espaço da Cidade das Profissões será levada a cabo por profissionais ligados à área da Fotografia.


  1. Divulgação dos Resultados

Após a deliberação do júri, os resultados serão divulgados através dos contactos de email fornecidos pelos participantes.


  1. Utilização de Imagens

Com a entrega dos trabalhos, cada concorrente deverá confirmar por escrito a sua autoria, a aceitação do regulamento do concurso e declarar que permite a sua publicação e o seu uso por parte da Cidade das Profissões, não sendo esta entidade obrigada a pagar qualquer remuneração ao seu autor.


  1. Recepção dos Trabalhos

6.1. A Cidade das Profissões não assume qualquer responsabilidade pelos trabalhos que não estejam em perfeitas condições ou que venham a extraviar-se por razões externas a esta entidade.

6.2. A Cidade das Profissões reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.


  1. Envio da inscrição e das fotografias

Até ao dia 28 de Abril, deverão ser remetidas à Cidade das Profissões as fotografias a concurso, juntamente com os seguintes dados de inscrição: nome, idade, contactos (telefone e email), área profissional e habilitações literárias. Os trabalhos e estes dados poderão ser entregues em mãos ou enviados pelo correio para a morada Rua das Flores, n.º 152-158, 4050-263 Porto.


Para mais informações:

info@cdp.portodigital.pt

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ciclo de Workshops - "Entidades de Apoio ao Empreendedorismo"

Ciclo de Workshops GRATUITOS com Entidades de Apoio ao Empreendedorismo

21 e 27 de Abril de 2010

Instituições presentes:

Novas Empresas e Tecnologias, S. A.

Associação Nacional de Direito ao Crédito (Microcrédito)

Associação Nacional de Jovens Empresários

Inov Capital (Micro Capital de Risco)


Programa do Evento:

21 de Abril

10h15 – Check-in dos participantes

10h30 – 12h30 – Net S. A.

  • Apresentação da instituição e dos seus principais serviços de apoio ao Empreendedorismo.

  • Destinatários das suas medidas de apoio.

A NET – Novas Empresas e Tecnologias, S A foi constituída em Outubro de 1987, tendo como objectivo contribuir para o desenvolvimento económico da Região do Norte de Portugal, através da promoção e apoio à criação de negócios de características inovadoras, com grande potencial de crescimento e baixa taxa de insucesso, através da promoção do lançamento de pequenas empresas e a modernização de PME's já existentes.

14h30 – 16h30 – Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC)

  • Apresentação da instituição e dos seus principais serviços de apoio ao Empreendedorismo.

  • Destinatários das suas medidas de apoio.

A ANDC apoia quem não tem acesso ao crédito bancário, nas condições normais de mercado, e precisa de um empréstimo para criar o seu próprio negócio.


27 de Abril

10h15 – Check-in dos participantes

10h30 - 12h30 - Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)

  • Apresentação da instituição e dos seus principais serviços de apoio ao Empreendedorismo.

  • Destinatários das suas medidas de apoio.

A ANJE é uma associação de direito privado e utilidade pública que tem por objecto a reunião dos jovens empresários portugueses, com vista à satisfação de interesses comuns e ao desenvolvimento das suas actividades profissionais, nomeadamente nos aspectos da formação e informação.

14h30-16h30 – INOV Capital

  • Apresentação da instituição e dos seus principais serviços de apoio ao Empreendedorismo.

  • Destinatários das suas medidas de apoio.

A InovCapital é a Sociedade de Capital de Risco de referência do Ministério da Economia e da Inovação, desenvolvendo a sua actividade no apoio ao empreendedorismo e no suporte às PME nas áreas da Inovação e da Internacionalização.

APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA!

COMO? Através da inscrição GRATUITA neste ciclo de workshops que tem como principal objectivo dotá-lo de informações úteis relativamente à criação (ou modernização) do seu próprio negócio.

Organização: Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) – Cidade das Profissões

  • A participação no ciclo de workshops é gratuita e os lugares são limitados!

  • Em respeito pelo normal funcionamento da sessão, recordamos que não será permitida a entrada 15 minutos após o seu inicio. Agradecemos a sua pontualidade.


NOTA: PARA OS INTERESSADOS NO TEMA DE EMPREENDEDORISMO – AGENDA DE ABRIL

- Dia 13 (14h30) - Fique a conhecer os Passos para a Criação do Próprio Emprego com o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo;

- Dia 23 (14h30)– Fique a conhecer o Projecto Potencial C – Acção de Informação sobre Empreendedorismo nas artes, Cultura e Indústrias Criativas.


Para mais informações e inscrições:

Email: eventos@cdp.portodigital.pt

(Informação necessária: Nome; Contacto Telefónico; Email; Nível de Escolaridade e Área Profissional)
Morada: Rua das Flores, 152-158//4050-263 Porto.
Tel. 223 392 369 Fax. 223 392 369
URL:
http://cdp.portodigital.pt




Abril 2010: DINAMIZ'ALPE - Mostra dos produtos finais dos Clubes ALPE

quarta-feira, 7 de abril de 2010