terça-feira, 30 de março de 2010

Home Instead recruta pessoas acima dos 50 anos


A Home Instead Senior Care está a recrutar pessoas com mais de 50 anos para a função de caregiver, de forma a combater o desemprego que se revela um grande problema nesta faixa etária.

Esta é uma tentativa da marca em contrariar a tendência do Centro de Emprego, onde o trabalho de carácter social deve ser voluntariado.

O caregiver é alguém que não só apoia os seniores nas actividades domésticas como estabelece uma relação de amizade com eles.

"Qualquer pessoa na faixa etária dos 50 anos encontra-se ainda activa e capaz para realização de qualquer tarefa diária sem dificuldade. A nível do perfil psicológico encontram-se com a maturidade ideal para este cargo pois uma pessoa com 50 anos tem mais consciência das limitações que a idade nos vai trazendo do que uma mais jovem, como tal tem mais paciência e experiência para motivar e acompanhar um sénior", explica a marca em comunicado.

Através desta iniciativa a empresa vem assim dar resposta a três problemas da sociedade: o emprego, o recrutamento de uma faixa etária avançada que nos dias de hoje provavelmente não iria encontrar um posto de trabalho e o aumento de apoio domiciliário aos idosos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Programa de Estágios Profissionais na Administração Central (PEPAC)

Objectivo: Contribuir para uma melhor inserção dos jovens na vida activa, proporcionando-lhes uma experiência profissional e formativa em contexto real de trabalho, adequada a valorizar as suas qualificações.
A gestão do PEPAC compete à Direcção Geral da Administração e do Emprego e Público (DGAEP).

Local da realização dos estágios: Os estágios decorrem nos órgãos e serviços da administração central (directa e indirecta) do Estado, com exclusão das entidades públicas empresariais, designados por entidades promotoras.

Destinatários do PEPAC: O Programa destina-se a jovens que preencham, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Sejam jovens à procura do primeiro emprego, desempregados à procura de novo emprego ou jovens à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação;
b) Tenham até 35 anos de idade, aferidos à data de início do estágio;
c) Possuam uma qualificação de nível superior correspondendo, pelo menos, ao grau de licenciado.

Considera-se que preenche os requisitos da alínea a) acima quem se encontre numa das seguintes situações:
a) Nunca tenha tido registos de remunerações em regimes de protecção social de inscrição obrigatória;
b) Não tenha exercido uma ou mais actividades profissionais por um período de tempo, seguido ou interpolado, superior a 12 meses;
c) Se encontre a prestar trabalho em profissão não qualificada integrada no grande grupo 9 da Classificação Nacional de Profissões.
d) Não tenha exercido actividade profissional correspondente à sua área de formação e nível de qualificação, por período superior a 36 meses, seguido ou interpolado.

Não podem apresentar candidatura jovens que se encontrem a frequentar ou tenham frequentado programa de estágios profissionais financiados pelo Estado.

Duração dos estágios: Os estágios profissionais têm a duração de 12 meses, não prorrogável.

Candidatura: O prazo para apresentação de candidaturas ao PEPAC decorre de 29 de Março a 9 de Abril de 2010, de acordo com a Portaria n.º 172-A/2010, de 22 de Março.

A candidatura ao PEPAC obriga ao registo prévio no sítio do PEPAC, acessível através da Bolsa de Emprego Público (BEP) https://www.bep.gov.pt/.

O login que o registo solicita é da escolha do candidato, devendo ter um máximo de 20 caracteres alfanuméricos.

O prazo de candidatura ao PEPAC é de 29 de Março a 9 de Abril de 2010.

A candidatura é efectuada em formulário electrónico e deve ser efectuada no sítio do PEPAC https://www.bep.gov.pt/pages/Estagios/Default.aspx.

Lista de Estágios: https://www.bep.gov.pt/docs/PEPAC/ListaEstagios.pdf

Quaisquer pedidos de esclarecimento adicionais deverão ser dirigidos para o endereço electrónico pepac@dgaep.gov.pt.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ESAP 1.0



Ex.mos(as) Senhores(as),

A Cidade das Profissões (CdP) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) associam-se na promoção do evento ESAP 1.0.

ESAP 1.0 é um evento informativo sobre a Oferta Formativa da ESAP, mas é, também, uma oportunidade única de realizarem uma visita à ESAP, acompanhada por professores e alunos “da casa”, onde vos esperam exposições de trabalhos dos vários curso da ESAP, bem como a participação em actividades lectivas.

Este evento terá lugar nos dias 16 e 19 de Abril do corrente ano e terá dois turnos de visitas (das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h). A actividade terá uma duração média de duas horas e meia e e o seu início decorrerá nas instalações da CdP (Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto), transitando depois para a ESAP, situada muito próximo da CdP, ao fundo da Rua das Flores, no Largo de S.Domingos.


A Cidade das Profissões e a Escola Superior Artística do Porto vêm por este meio convidar os(as) alunos(as) do 12ºano de escolaridade da área das Artes Visuais e respectivos professores a participarem no evento ESAP 1.0.

Esta é uma iniciativa gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

Para proceder à inscrição, deve encaminhar através do e-mail eventos@cdp.portodigital.pt a seguinte informação:

  • Nome da Escola;

  • Nome do(s) professor(es) acompanhante(s);

  • Nome dos(as) alunos(as);

  • Contacto de referência (e-mail e telemóvel);

  • Habilitações Escolares dos alunos;

  • Turno de visita.



Está prevista a possibilidade de almoçarem na cantina-restaurante da ESAP, convivendo com estudantes e professores da ESAP, e desfrutanto de desconto oferecido pela instituição (preço final=1,75€). Para tal, deverão inscrever-se previamente, para que se encomendem as refeições. O grupo da manhã deve almoçar às 12,30h dando lugar ao segundo grupo que almoçará às 13h30.



Para mais informações, por favor, contacte:

Cidade das Profissões

Rua das Flores, 152-158

4050-263 Porto

Telefone: 223 392 360

E-mail: eventos@cdp.portodigital.pt




quarta-feira, 24 de março de 2010

Atenção Empreendedores!

Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa

Objectivo
O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respectivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respectivos países de acolhimento.

Destinatários
São destinatários do Prémio cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de cinco anos.

Para mais informações, por favor, contacte:

www.cotecportugal.pt/diaspora/

Apresentação do Programa Desafio Emprego XXI - 30 de Março

terça-feira, 23 de março de 2010

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão - Workshop gratuito

A Cidade das Profissões promove no próximo dia 25 de Março (das 14h30 - 17h30) o workshop "Resolução de Problemas e Tomada de Decisão". Inscrições gratuitas e obrigatórias.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo divulga projecto de sucesso


O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo vem por este meio dar a conhecer a abertura de um dos primeiros projectos que apoiou - Attraction Store.

A Attraction Store é um espaço irreverente de design urbano que abrirá em pleno Centro Histórico do Porto, na Rua Escura, com o intuito de atrair um público português e turista para esta zona tão autêntica da cidade do Porto, a quem se pretende dar uma imagem do Porto e de Portugal moderna, irreverente e criativa, mas simultaneamente orgulhosa das suas raízes e tradições.


quinta-feira, 18 de março de 2010

Abril - Mês do Empreendedorismo





Em Abril o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) e a Cidade das Profissões (CdP) dão-lhe a oportunidade de explorar o mundo do Empreendedorismo.



05/04/2010: Pesquisa Activa de Emprego: Curriculum Vitae e Cartas de Candidatura. Descubra como construir o seu CV e uma carta de apresentação atractiva para as empresas.

Destinatários: Jovens e adultos em situação de procura de emprego.



08/04/2010: Da ideia ao Projecto: Como desenvolver um plano de negócios

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Esta pode ser a oportunidade de adquirir as ferramentas necessárias para desenvolver um plano de negócios.


Destinatários: Jovens e adultos que possuam uma ideia de negócio.


12/04/2010: Pesquisa Activa de Emprego: Entrevistas de Emprego e Provas de Grupo.

Saiba para que servem as entrevistas e que tipo de abordagem será feita pelo seleccionador.
Prepare-se também para as provas de grupo; destacam-se pela importância que possuem durante o processo de recrutamento e selecção de candidatos.

Destinatários: Jovens e adultos em situação de procura de emprego.



13/04/2010: Passos para a Criação do Próprio Emprego
Workshop que tem como principal objectivo dar a conhecer as etapas para criar e implementar o próprio negócio.

Destinatários: Jovens e adultos que possuam uma ideia de negócio.

14/04/2010: Avaliação de Desempenho

No âmbito do que tem sido desenvolvido nos Workshops de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e a Cidade das Profissões permitir-lhe-ao explorar a Avaliação de Desempenho, enquanto competência transversal para o exercício profissional de várias áreas.

Destinatários: Jovens e Adultos em fase de transição ou reintegração no mercado de trabalho.


21/04/2010 e 27/04/2010: (In)Formação e Atelier GAE

Transforme as suas ideias em negócios. Fique a conhecer algumas das entidades e plataformas de apoio à criação de novas empresas.

Destinatários: Jovens e adultos que possuam uma ideia de negócio.



23/04/2010: Workshop GAE
Fique a conhecer o programa Potencial C - Promoção e Apoio ao Empreendedorismo e Inovação no Sector das Artes, Cultura e Indústrias Criativas; uma iniciativa da Agência INOVA de disseminação e sistematização de informação, consultoria e apoio, destinado a inspirar e promover mais e melhores projectos empresariais sustentados em sólidas práticas de gestão.

Destinatários: Adultos que manifestem interessa na área.


  • As actividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo e Cidade das Profissões são gratuitas, mas sujeitas a inscrição obrigatória. Lembre-se que os lugares são limitados e a sua ausência sem aviso prévio impede a participação de outros.
  • Solicitamos que no dia anterior à sessão confirme a sua presença. A equipa entrará em contacto para o efeito, pelo que agradecemos a sua colaboração.
  • Em respeito pelo normal funcionamento da sessão, recordamos que não será permitida a entrada 15 minutos após o seu início. Agradecemos a sua pontualidade.
Para mais informações e inscrições:
eventos@cdp.portodigital.pt

(Indique: nome, email, contacto telefónico; habilitações escolares e área profissional)

Cidade das Profissões/Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo
Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto

Tel. 223 392 360
Fax 223 392 369
http://cdp.portodigital.pt

terça-feira, 16 de março de 2010

Inscrições fechadas

Informamos que as inscrições para o Workshop "Empreender" - a ter lugar no dia 23 de Março -, encontram-se já encerradas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

WORKSHOP GRATUITO - Passos para a Criação do Próprio Emprego


O tema do Empreendedorismo reveste-se hoje de grande actualidade e ganha força no actual quadro de globalização, de intensificação o da concorrência e na presença de fortes indícios de desenvolvimento tecnológico no tecido produtivo, elementos propícios ao surgimento e desenvolvimento do espírito empreendedor.

A sociedade portuguesa tem cada vez mais presente o potencial do Empreendedorismo em robustecer economicamente o mercado a níveis micro e macro. Se por um lado, o movimento conduz a um desenvolvimento económico, mediante a formação de novos negócios e à criação de postos de trabalho, por via de um efeito multiplicador na economia local e nacional, por outro, este dignifica e fortalece o cidadão, ao mesmo tempo que apela à mudança de mentalidades e a um sentido de inovação.

Todavia, a condição de empreendedor está sujeita a uma vivência de riscos que compreende a fase de gestão até à fase de implementação da iniciativa empresarial, bem como a procura de mecanismos de apoio e sistemas de incentivos aos quais seja possível recorrer para a concretização da iniciativa emergente. Assim sendo, deparamo-nos com uma situação que por si só, justifica a dinamização de um workshop sobre essa mesma temática.

APROVEITE ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA!

COMO? Através da inscrição GRATUITA no Workshop de Passos para a criação do próprio emprego. Descubra quais as etapas a percorrer para a implementação do auto-emprego, nesta sessão informativa pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo.

  • Organização: Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE)

  • Data: 18 de Março

  • Horário: 14:30 às 16:30

  • A participação no workshop é gratuita e os lugares são limitados!

Para mais informações e inscrições:
Email:
eventos@cdp.portodigital.pt (Informação necessária: Nome; Contacto Telefónico; Email; Nível de Escolaridade e Área Profissional)
Morada: Rua das Flores, 152-158//4050-263 Porto.
Tel. 223 392 369 Fax. 223 392 369
URL:
http://cdp.portodigital.pt

sexta-feira, 12 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

Call for Partners



O Call for Partners é uma iniciativa integrada na Urbaverde – Feira do Mercado das Cidades e vai decorrer no dia 27 de Março no Centro de Congressos do Estoril.

Consiste numa sessão extraordinária de apresentação de produtos e marcas actualmente sem representação em Portugal e constituirá um bom meio para os empresários, profissionais e jovens empreendedores do sector dos espaços verdes e do mobiliário urbano contactarem com os representantes de produtos inovadores do mercado internacional e das mais variadas origens geográficas.



Workshop Gratuito - Empreender no dia 23 de Março





InVista-I Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo



Objectivo Geral

Proporcionar aos visitantes um leque de ofertas ao nível do emprego, formação, voluntariado, entre outras opções de percurso profissional, através das entidades presentes.


Objectivo Específico

Pretende-se que os visitantes encontrem neste evento soluções que resolvam a situação de desemprego e défice de competências (pessoais, académicas, profissionais e sociais) abrindo, desta forma, novas oportunidades no seu percurso profissional.


Entidade Organizadora

CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social

Paredes m.e.i.a.s.


Local

Pavilhão da Rota dos Móveis

Lordelo – Paredes


Data

28, 29 e 30 de Março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Divulgação da Sessão: Síntese de mim


Foi em 2002 quando, no decorrer do trabalho que realizava na área de
Marketing e Recursos Humanos, me apercebi que o comportamento de
indivíduos e mercados iria mudar radicalmente. Como muitos outros
investigadores sociais pressenti que a globalização, rapidez e
facilidade ao nível da comunicação e mass media iriam mudar o quotidiano
de cada um de nós. Como se iria traduzir este movimento na prática?

Hoje os resultados dessa alteração de estilos de vida e hábitos de consumo
são visíveis e é exigido a cada um de nós (indivíduo ou empresa) uma
postura firme que anuncie a identidade/ marca com que se apresenta no
mercado em que actua ou pretende actuar.

Síntese de MIM é o resultado dos últimos 8 anos de pesquisa e vivência e
tem como objectivo estabelecer uma ligação entre a identidade de cada um
(indivíduo ou empresa) e o produto ou serviço que oferece.

Estas sessões de diálogos para uma Síntese de MIM são direccionadas a
todos os que tem ou pretendem criar o seu próprio negócio.

Sessão de Diálogos para Uma Síntese de MIM
Data: 11 de Março, às 19h
Local: QuintalBioshop (Rua do Rosário, 177 4050-524 Porto)
Inscrições directamente no local ou através de:
Telef.: 222 010 008
Email: mail@quintalbioshop.com