terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto PRO-EE – Public Procurement Boosts Energy efficiency

Encontra-se aberto, entre 16 de Dezembro de 2009 e 7 de Janeiro de 2010, concurso do LNEG para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do PRO-EE – Public Procurement Boosts Energy efficiency

Para informação detalhada acerca da Bolsa e respectivo processo de candidatura, deverá ser consultado o EDITAL nº 39/2009 e utilizado o Formulário de Candidatura.

Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto SMART-SPP – Innovation through sustainable procurement

Encontra-se aberto, entre 16 de Dezembro de 2009 e 7 de Janeiro de 2010, concurso do LNEG para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto SMART-SPP – Innovation through sustainable procurement.

Para informação detalhada acerca da Bolsa e respectivo processo de candidatura, deverá ser consultado o EDITAL nº 40/2009 e utilizado o Formulário de Candidatura.

Janeiro na CdP - Mês do Emprego e do Mercado de Trabalho


Descubra as actividades que criamos para si no próximo mês!

Caro(a) Senhor(a),

A Cidade das Profissões reservou para si o Mês do Emprego, a decorrer nas nossas instalações ao longo do mês de Janeiro.


13/01/09 (14h30): Workshop “Curriculum Vitae e Cartas de Candidatura”

No momento de procurar emprego alguns instrumentos assumem-se como primordiais, como o Curriculum Vitae e as Cartas de Apresentação, por este motivo, a Cidade das Profissões irá realizar uma sessão em que terá a oportunidade de descobrir o que é mais valorizado nestes documentos e qual a informação que não pode deixar de incluir.


15/01/09 (14h30): Workshop “Provas de Grupo e Entrevistas de Emprego”

Assim que envia o seu currículo para uma empresa ou instituição inicia-se o processo de selecção de emprego. No decorrer deste processo pode ser sujeito a uma série de provas que permitirão a empresa seleccionar o candidato. Esta actividade dar-lhe-à a oportunidade de conhecer quais as técnicas de selecção mais utilizadas e como se comportar numa entrevista de emprego.


18/01/09 (14:30): Workshop “Planeamento e Gestão de Projectos”

A Cidade das Profissões tem consciência de que a Gestão de um Negócio acarreta a prestação eficaz de Serviços no âmbito da Concepção, Coordenação, Planeamento e Controlo das diversas fases dum Empreendimento. Não perca esta oportunidade única!


20/01/09 (14h30): Passos para a Criação do próprio Emprego

O espírito empreendedor existe em cada um de nós e se pretende criar o seu auto-emprego, potenciando a empregabilidade de outros, este é o workshop certo para si.


28/01/09 e 29/01/09 (14h30): Speed Recruitment

Com a iniciativa de Speed Recruitment a Cidade das Profissões pretende auxiliar o candidato em perspectiva a contactar Entidades das mais diversas áreas. Com a duração de dois dias, este evento consiste na realização de mini-entrevistas com a duração entre 5-10 minutos, tempo suficiente para o possível empregador formar uma primeira impressão e assim, facilitar o agendamento de uma entrevista mais formal. Esta é uma oportunidade única para os presentes desenvolverem as competências de comunicação e de presença de qualidade!


As actividades desenvolvidas pela Cidade das Profissões são gratuitas, mas sujeitas a inscrição obrigatória. Lembre-se que os lugares são limitados e a sua ausência sem aviso prévio impede a participação de outros.

  • Solicitamos que no dia anterior à sessão confirme a sua presença. A equipa da Cidade das Profissões entrará em contacto para o efeito, pelo que agradecemos a sua colaboração.

  • Em respeito pelo normal funcionamento da sessão, recordamos que não será permitida a entrada 15 minutos após o seu início. Agradecemos a sua pontualidade.



Para mais informações e inscrições:
eventos@cdp.portodigital.pt
(Indique: nome, contacto telefónico; habilitações escolares e área profissional)
Cidade das Profissões - Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto
Tel. 223 392 360
Fax 223 392 369
http://cdp.portodigital.pt



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Boas Festas!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Oferta de Emprego

Com vista a criar uma bolsa de formadores no Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento [GEED] da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], esta entidade pretende recrutar professores e formadores para trabalhar em projectos de cooperação para o desenvolvimento e no GEED para apoiar e acompanhar projectos.

As áreas prioritárias, nesta fase, são:

- Professores de Língua Portuguesa, Biologia e Matemática do Ensino Secundário e professores do Ensino Básico (1.º ciclo e variantes);

- Técnicos e docentes com formação inicial e/ou pós-graduada na área das Ciências da Educação desde que tenham experiência considerada relevante e correspondam ao perfil de formador desejado.

Os interessados deverão enviar o Curriculum Vitae até 31 de Dezembro 2009, com a indicação “Candidatura a Bolsa de Formadores” no campo “Assunto”, para o e-mail geed@ese.ipvc.pt ou para a seguinte morada:

Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
Av. Capitão Gaspar de Castro - Apartado 513
4901-908 Viana do Castelo

Roteiro do Emprego

Sabia que a Cidade das Profissões tem visitado várias faculdades do Porto?
Se esteve connosco, deixe aqui o seu comentário!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

17/12/09 - Feira das Profissões

O curso de Educação e Formação de Adultos de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade – que visitou recentemente a Cidade das Profissões –, promovido pela Associação de Socorros Mútuos Freamundense/Centro Infanto-juvenil António Freire Gomes, promove, no próximo dia 17 de Dezembro de 2009, das 14h30 às 23h, uma Feira das Profissões em Freamunde (local: Escola E.B. 2/3 de Freamunde), no âmbito do tema de vida que agora termina – Educação ao Longo da Vida.

O objectivo do evento é permitir aos formandos partilhar com a comunidade as competências que foram adquirindo ao longo do curso, e particularmente nos últimos meses, mas também sensibilizar os presentes para a importância de investir na formação pessoal e profissional ao longo da vida, o que se reflectirá, por certo, na sua empregabilidade.

A iniciativa será desenvolvida com o intuito de reflectir conjuntamente, educar, mudar ideias feitas e alterar comportamentos, proporcionando a todos um dia de lazer, de aprendizagem e de consciencialização para a importância de aprendermos sempre. Este é também um momento crucial para os formandas pensarem activamente o seu futuro próximo, revelando o seu espírito empreendedor, a sua proactividade e o seu dinamismo.


A Feira contará com a apresentação de 16 stands (um por formando), cada um com a sua área de actividade, contará ainda com momentos de informação, demonstração, animação, partilha de saberes e competências, e também com uma palestra realizada pelo Prof. Dr. António Nunes, doutorado em pedagogia e que há muitos anos trabalha com a Formação de Adultos.


Não perca este evento!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Já leu o artigo da Cidade das Profissões na revista CaPMag?

Todos os meses a Cidade das Profissões colabora com a CapMag publicando um artigo. Este mês debruçamo-nos sobre o Franchising. Leia e dê-nos a sua opinião!

Consulte aqui a revista.

Alunos do 10º ano do Curso Técnico de Secretariado Pesquisam Emprego na Cidade das Profissões

No passado dia 3 de Dezembro, a Cidade das Profissões recebeu 14 alunos da Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia) numa sessão sobre Pesquisa Activa de Emprego: como construir um currículo e uma carta de apresentação.
Após uma breve exposição teórica sobre quais as dimensões mais importantes na procura de emprego e os aspectos mais relevantes a ter em conta no CV, os alunos tiveram a oportunidade de escreverem o seu próprio currículo, utilizando a sala multimédia da Cidade das Profissões.
No final, todos levaram consigo um currículo personalizado e constataram a necessidade de o enriquecer futuramente.

Se esteve presente nesta sessão, por favor, deixe-nos o seu comentário!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Feira do Empreendedor 09

De 10 a 12 de Dezembro irá realizar-se a Feira do Empreendedor 09.

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, através da marca Academia dos Empreendedores e com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional organiza de 10 a 12 de Dezembro de 2009, a 12ª edição da Feira do Empreendedor subordinada ao tema “Mudança Global & Sustentabilidade”.

No portal de Internet da ANJE encontrará o programa do eventos bem como as fichas de inscrição no mesmo.

Para que a sua participação como visitante/participante na 12ª feira do empreendedor decorra sem imprevistos, a organização disponibiliza alguns formulários que deverão ser preenchidos e enviados impreterivelmente até à data limite designada no rodapé de cada formulário.

Para mais informações e inscrições, contacte:

ANJE

Casa do Farol - Rua Paulo da Gama

4169 - 006 Porto

Tel.220 108 073/79

Site: www.anje.pt/academia

E-mail: josefontes@anje.pt

Projecto PEI

Em Portugal o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, ACIDI I.P., é o organismo público responsável pelo acolhimento e integração dos imigrantes na Sociedade Portuguesa. Tendo presente o enorme potencial dos imigrantes enquanto empreendedores por excelência e dando continuidade ao trabalho que o ACIDI.I.P tem vindo a desenvolver no apoio à iniciativa empresarial imigrante, foi lançado este ano o Projecto PEI "Promoção do Empreendedorismo Imigrante" (apoiado pelo Fundo Europeu para a Integração dos Nacionais de Países Terceiros - FEINPT), que tem como objectivo geral fomentar atitudes empreendedoras junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade.

O PEI prevê a formação e capacitação de 10 grupos locais de imigrantes (ao todo, cerca de 120 pessoas), que tenham manifestado interesse em constituir o seu próprio negócio, e posterior apoio à implementação de micro-negócios, através do encaminhamento para medidas de apoio já existentes (IEFP, Microcrédito, apoios autárquicos, entre outros).


O PEI tem como metas o apoio à criação de 30 novos negócios, bem como o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de gestão empresarial, essenciais para a implementação de um negócio. Como complemento da formação dos potenciais empreendedores, pretende-se implementar um Programa de Mentores, com o objectivo de proporcionar um apoio mais prático através de executivo(a)s, empresário(a)s e profissionais experientes que conhecem o mercado e o ofício de gestão de empresas.

O apoio do(a) Mentor(a) permite:

• Apoio na definição estratégica do negócio, pelo conhecimento da região, do sector e do mercado;
• Experiência de gestão de um negócio proporciona uma visão mais empírica dos problemas e das suas soluções;
• Empresários/gestores no activo, reformados ou em formação, detêm uma rede de contactos que sendo partilhada com o empreendedor/a lhe pode ser extremamente útil;
• Pessoas que, pela sua experiência pessoal e profissional, detêm um conhecimento relevante para apoiar a integração profissional de imigrantes em Portugal.


PROJECTOS A APOIAR:
- Área Alimentar (Joana Almeida, Mónica da Silva, Maria Vilhena e Olienes Nogueira)
- Área Beleza (Jacinta Furtado, Carla Duarte, Angelina Vieira e Milena Sampaio)
- Área Tecnológica (Marcio Teles Neves e Vasile Ciorcas)
- Área Educação / Cultura (Ieva Gliaudanskiene, Oleksandr Klyuchnikov, Celso Soares e Maria Albano da Silva)
- Área Energias Renováveis (Heorhiy Kudla e Miguel Pires Vieira)
- Área Saúde (Karla de Araújo Correia)
- Outros (Camélia Ramalho, Simbi Buana e Marcos Ferreira)

Para ser Mentor(a), envie-nos um email com as suas questões para pei@cnai.acidi.gov.pt e indique-nos:

• O seu nome
• A Empresa/instituição em que exerce a sua actividade profissional (facultativo)
• O seu telemóvel e e-mail
• A região onde se encontra
• De quem gostaria de ser Mentor (matching)


Para mais informações, clique aqui.

ARAL - Formação Modular Certificada

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA

(PORTO - Novembro e Dezembro de 2009)

- Gratuita -

- possibilidade de pagamento de subsídio de alimentação: 4,27 euros por dia -


Língua Estrangeira - iniciação - Espanhol - 50H - Nível 3* NOVO

Língua Francesa - documentação comercial - 50H - Nível 3 NOVO

Língua Francesa - documentação administrativa - 50H -Nível 3 NOVO

Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos - 25H - Nível 2*

Legislação comercial e administrativa - 50H - Nível 3

Comunicação interpessoal - comunicação assertiva - 50H - Nível 2

Gestão do tempo e organização do trabalho - 25H - Nível 3

Acolhimento e atendimento - 25H - Nível 2

Língua portuguesa - técnicas de escrita - 50H - Nível 2

Perfil e funções do atendedor - 25H - Nível 2

Profissional de vendas - funções e competências - 25H - Nível 3

Vitrinismo - enquadramento e evolução - 25H - Nível 3

* Nível 2 - Habilitações inferiores ao 9.º ano

* Nível 3 - Habilitações iguais ou superiores ao 9.º ano


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

ARAL - RECURSOS HUMANOS®

Rua Damião de Góis, 47 – Sala 3

4050-225 Porto

Tel: 22 605 19 40 / Fax: 22 606 46 96

E-mail: formacao@aral-rh.pt

Sites: www.aral-formacao.pt

www.aral-rh.pt