sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Cidade das Profissões faz 3 anos!

30/10/2009 - Aniversário da Cidade das Profissões

Hoje a Cidade das Profissões festeja o seu terceiro aniversário! Queremos celebrá-lo, mas a festa não se faz sem os amigos! Permitam-nos que já os consideremos como tal e juntem-se à festa! E porque o entusiasmo de quem cá trabalha não seria o mesmo sem a parceria de quem cá passa, gostaríamos de dar a conhecer a vossa opinião acerca da Cidade das Profissões.

Assim, vimos por este meio pedir-vos que nos enviem um pequeno comentário ou que, se preferirem, o coloquem directamente no Facebook da Cidade das Profissões (http://www.facebook.com/pages/Cidade-das-Profissoes/147632449399).

A vossa opinião é a cereja no topo no nosso bolo!

Obrigada por nos ajudarem a dar os primeiros passos e a crescer de forma sustentada!


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cidade das Profissões nos Encontros de Empregabilidade

A Cidade das Profissões colabora com a edição 2009/2010 dos Encontros de Empregabilidade da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Ontem, pelas 14h30, a Cidade das Profissões realizou uma sessão sobre "Provas de Selecção: Testes Psicotécnicos, Provas de Grupo e Entrevistas de Emprego" no âmbito dos Encontros de Empregabilidade promovidos pela Bolsa de Emprego da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Estiveram presentes cerca de 30 jovens universitários que assumiram uma postura activa e crítica em relação aos temas abordados.

A Cidade das Profissões agradece o convite que a Dra. Elisabete Rodrigues (responsável pela Bolsa de Emprego da FCUP e pelo Gabinete de Imagem e Relações com o Exterior) nos dirigiu e espera poder colaborar em edições futuras dos Encontros de Empregabilidade.

Se esteve presente nesta sessão, deixe-nos o seu comentário.



quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Empreendedorismo Social


Se o tema do Empreendedorismo Social lhe desperta interesse, visite a Cidade das Profissões hoje pelas 14h30. Venha descobrir o que já é feito neste âmbito e dicas para a concretização do seu negócio! Contamos consigo!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Congresso do Empreendedorismo Social



Aqui fica uma sugestão relacionada com o Mês das Ciências Sociais e Humanas:

A 3ª edição do Congresso do Empreendedorismo Social acontece já dia 30 de Outubro no Centro Cultural de Cascais.

No seguimento dos anos anteriores o Congresso do Empreendedorismo Social é um espaço para o encontro de pessoas, a troca de ideias e experiências e a potencialização de parcerias em Portugal, de pessoas que se interessam e acreditam que o Empreendedorismo Social é uma das principais soluções e ferramentas para mudar o mundo!

Este ano, o IES – Instituto de Empreendedorismo Social – promove um dia de Congresso, um evento inspirador, que conta com a participação e envolvimento de pessoas e organizações não lucrativas, públicas e privadas. Veja o programa do Congresso do ES 2009.

Para mais informações consulte o site:

http://www.congressodoes.com/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EFA Empregado(a) Mesa da Cruz Vermelha Portuguesa visitaram a CdP

Na manhã de hoje, dia 26 de Outubro, a Cidade das Profissões recebeu nas suas instalações um grupo de 10 formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) - Empregado(a) Mesa, que está a ser leccionado na Cruz Vermelha Portuguesa. Estes adultos tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pelas nossas instalações e conhecer os serviços que a Cidade das Profissões tem à disposição da comunidade.

A Cidade das Profissões agradece o interesse que as suas actividades suscitaram junto da Cruz Vermelha Portuguesa e manifesta-se à disposição para qualquer colaboração que entendam pertinente.

Inov-Art - Candidaturas Abertas

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) informa que o período de candidaturas para a segunda edição do programa INOV-Art tem início no próximo dia 16 de Novembro, contemplando a atribuição de 200 bolsas para a realização de estágios profissionais internacionais.
As áreas a concurso serão: Arquitectura e Urbanismo; Artes Performativas; Artes Visuais; Cinema e Audiovisual; Cruzamentos Artísticos; Design; Escrita e Edição; Gestão, Indústrias Criativas e Marketing; Património; Serviços Educativos e Actividades Artísticas em Meio Educativo.
Este programa de bolsas para estágios de três a nove meses de duração, a iniciar em 2010, destina-se a jovens entre os 18 e 35 anos de idade, com qualificações ou aptidões reconhecidas no domínio cultural e artístico, tendo sido criado com o objectivo de apoiar a sua inserção profissional em instituições de referência.
Na sua primeira edição o INOV-Art já proporcionou 230 estágios em 84 cidades, de 28 países do mundo inteiro, dos quais mais de dois terços em países europeus, 12% na América do Sul, 8% na América do Norte, 5% em África e 3% na Ásia.
Arquitectura, Conservação e Restauro e Cinema e Audiovisual foram as áreas disciplinares mais procuradas, a primeira com 20% do total dos estagiários e a segunda com 14%.
O INOV-Art é uma iniciativa do Ministério da Cultura coordenada pela DGArtes e conta com um financiamento anual de cinco milhões de euros do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
Para mais informações, contacta:
Direcção-Geral das Artes (Gabinete de Comunicação ): gabcom@dgartes.pt
URL: http://www.dgartes.pt/inov-art/index.htm

Exército Português


Se gostas de aventura e desafios, podes ter o teu lugar no Exército Português, onde poderás encontrar a resposta para a tua realização pessoal e profissional. O Exército tem várias Incorporações por ano para:

  • as Tropas Normais (Infantaria, Cavalaria, Transmissões, etc...);

  • as Tropas Especiais (Comandos, Pára-quedistas e Operações Especiais)e ainda

  • as Incorporações para as categorias de Oficial / Sargento.

Por outro lado, ficas a saber também que o Exército não é somente uma Instituição Militar, é também uma Instituição empregadora (tendo em conta as dificuldades no mercado de trabalho), oferecendo a oportunidade de trabalhar em diversas áreas, tais como:

  • cozinheiro,

  • condutor,

  • operador de maquinaria pesada,

  • mecânico,

  • administração,

  • pára-quedista,

  • Polícia do Exército

  • entre muitas outras especialidades.

O trabalho é elaborado e executado de acordo com o posto de cada um, tal como é explicado no sítio do Exército (Vida Militar - Áreas Funcionais/Especialidades).

Para além do trabalho em desenvolvimento no território português, existe a possibilidade de participar em missões, descobrindo uma realidade distinta do dia-a-dia vivido no continente ou nas ilhas. Durante o período da missão, o militar irá adquirir novos conhecimentos, os quais serão úteis quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Assim, o recrutamento destina-se essencialmente ao público jovem - 18-24 anos - que tenha interesse em adquirir novos valores, que seja disciplinado não negando as regras da Instituição, que tenha um espírito de aventura, disponibilidade para desenvolver e participar em diversas actividades.


Não percas mais tempo: vai a http://www.exercito.pt/recrutamento/


A Bolsa de Emprego da FCUP com a colaboração da Cidade das Profissões, vai promover mais uma sessão dos Encontros de Empregabilidade 09/10 subordinada ao tema "Provas de Selecção: testes psicotécnicos, provas de grupo e entrevistas de emprego" com a presença da Dra. Carolina Ferreira e a Dra. Ana Bento, no dia 28 de Outubro, das 14h30 às 16h30, no anfiteatro 0.41, no Edifício da Biologia.


Participem, inscrevam-se nos Encontros de Empregabilidade, sem a vossa presença não se justifica esta inciativa!


Inscrição(gratuita):
É obrigatório preencher a ficha de inscrição e enviar para endereço be@fc.up.pt ou por fax 22 0402089 até ao dia 28/10/2009, às 14h00.
Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.


Organização:
Bolsa de Emprego da FCUP
Gabinete de Imagem e Relações com o Exterior


ENTRADA LIVRE!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mês da Água, Ambiente e Energia


A Cidade das Profissões irá dedicar o próximo mês às profissões e formações relacionadas com a Água, Ambiente e Energia. Não perca!

Convidámos profissionais, empresas e instituições de ensino para darem a conhecer esta área profissional em expansão:

- 6 de Novembro (14h30): Rumo ao Futuro - Conheça as profissões e actividades em que a EDP e a Solar Plus têm apostado;
- 12 de Novembro (14h30): Painel de Profissionais - Esta é a sua oportunidade de explorar as profissões do Ambiente;
- 24 de Novembro (14h30):Empreender - A SPOT, sociedade promotora e produtora de ideias, eventos e iniciativas culturais, vem à Cidade das Profissões partilhar o seu processo de criação;
- 26 de Novembro (14h30): (Per)Cursos - Divulgação de escolas e oferta formativa na área das Energias, Ambiente e Água.

No seguimento dos meses temáticos anteriores, a Cidade das Profissões irá realizar actividades de promoção de Competências de Empregabilidade, nomeadamente:

- 4 de Novembro (14h30): Informática: Noções Básicas para a procura de Emprego;
- 9 de Novembro (14h30): Networking;
- 18 de Novembro (14h30): Pesquisa Activa de Emprego: Curriculum Vitae, Cartas de Apresentação e Entrevistas de Emprego.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo irá promover o Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Profissional deste mês que será dedicado à temática do "Coaching". Esta actividade será dinamizada pelo Dr. Adelino Cunha da empresa I Have The Power e irá decorrer no dia 17 de Novembro das 10h30 às 12h30.

As actividades desenvolvidas pela Cidade das Profissões são gratuitas, mas sujeitas a inscrição obrigatória. Lembre-se que os lugares são limitados e a sua ausência sem aviso prévio impede a participação de outros.

Solicitamos que no dia anterior à sessão confirme a sua presença. A equipa da Cidade das Profissões entrará em contacto para o efeito, pelo que agradecemos a sua colaboração.

Em respeito pelo normal funcionamento da sessão, recordamos que não será permitida a entrada 15 minutos após o seu início. Agradecemos a sua pontualidade.


Para mais informações e inscrições:
eventos@cdp.portodigital.pt (Indique: Evento no qual se pretende inscrever; Nome; Contacto Telefónico; Email; Nível de Escolaridade e Área Profissional).

Cidade das Profissões
Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto
Tel. 223 392 360
Fax 223 392 369
http://cdp.portodigital.pt

A Aral divulga a sua oferta formativa

UFCD Carga horária N.º de Acções Referencial Nivel Nº Formandos VF Habilitações Formandos








Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos 25 2 Empregado Comercial 2 14 700 inferiores ao 9º ano
Legislação comercial e administrativa 50 2 Técnico de Apoio à Gestão 3 14 1400 iguais ou superiores ao 9º ano
Comunicação interpessoal - comunicação assertiva 50 2 Empregado Comercial 2 14 1400 inferiores ao 9º ano
Gestão do tempo e organização do trabalho 25 2 Técnico de Vendas 3 14 700 iguais ou superiores ao 9º ano
Acolhimento e atendimento 25 2 Assistente Administrativo 2 14 700 inferiores ao 9º ano
Noções básicas de informática 50 2 Operador de Armazenagem 2 14 1400 inferiores ao 9º ano
Língua portuguesa - técnicas de escrita 50 2 Assistente Administrativo 2 14 1400 inferiores ao 9º ano
Perfil e funções do atendedor 25 2 Empregado Comercial 2 14 700 inferiores ao 9º ano
Profissional de vendas - funções e competências 25 2 Técnico de Vendas 3 14 700 iguais ou superiores ao 9º ano
Vitrinismo - enquadramento e evolução 25 2 Técnico de Vitrinismo 3 14 700 iguais ou superiores ao 9º ano

Qualificação Inicial DUAL - Últimas Inscrições


A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, fundada em 1954, é uma associação de empresas sem fins lucrativos e de utilidade pública com mais de 1 000 associados.

A procura de profissionais qualificados a nível de quadros médios e a inexistência até à data do ensino profissionalizante levaram a que em 1983 fosse fundado o serviço de qualificação profissional da Câmara por iniciativa de prestigiadas empresas multinacionais alemãs, tais como AEG, Robert Bosch, Hoechst, Miele, Siemens entre outras. Em 2007 este serviço passou a designar-se DUAL.

A Qualificação Profissional realizada pela DUAL assenta no princípio do sistema dual alemão, permitindo que os conhecimentos adquiridos em sala sejam cimentados e testados na prática permanentemente ao longo da qualificação. Não só na qualificação de activos, mas sobretudo na qualificação inicial de jovens este conceito marca a diferença.

De acordo com o nosso plano de formação, iremos iniciar em Outubro/Novembro os seguintes cursos de Qualificação Inicial DUAL:

Candidatos com o 9º ano:

Técnico de Sistemas Energéticos (3 anos)

Técnico de Transportes (3 anos)

Técnico de Electrónica (3 ano)

Candidatos com o 11º/ 12º ano:

Técnico de Gestão Administrativa (2 ano)


Para mais informações, contactar:

Dual

Avenida Sidónio Pais (Edifício Hoechst)
4100-468 Porto
Tel: 226 061 561 / 2 / 3 / 4
Fax: 226 061 568

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Empreender - APDES (28 de Outubro de 2009)


A Cidade das Profissões vai receber no dia 28 de Outubro, na sessão "Empreender", a APDES -Agência Piaget para o Desenvolvimento – uma associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua actividade em Setembro de 2004. E tem como objecto principal: implementar e promover desenvolvimento humano, social, económico, educativo e cultural, das comunidades e países em que se insere, através de acções de formação, investigação, pesquisa e desenvolvimento, em colaboração estreita com entidades públicas e privadas e as de âmbito associativo e cooperativo.
Pretende ser um agente social responsável e participativo, que procura influenciar a agenda das políticas de cidadania e do desenvolvimento territorial, ao nível local e global, no respeito pelos indivíduos e comunidades, e em exigência permanente face aos objectivos e modos de actuação.

Não perca esta oportunidade

"A Situação Actual da Economia Portuguesa"

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto organiza uma Aula Aberta de Economia Política, subordinada ao tema: "A Situação Actual da Economia Portuguesa", proferida pelo Prof. Doutor João César das Neves, que terá lugar no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, no dia 28 de Outubro, pelas 15h00.

Prazo de Inscrições:
Até às 12h00 do dia 26 de Outubro

Informações
Dª. Susana Ribeiro
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Rua dos Bragas, 223 - 4050-123 PORTO
Tel.: 22 204 16 74 / 73 Fax: 22 204 16 72
ssilva@direito.up.pt

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aniversário Cidade das Profissões


No dia 30 de Outubro a Cidade das Profissões faz três anos de existência.Para celebrar este dia a equipa está a preparar várias surpresas.Mantenha-se atento e não perca a oportunidade de marcar presença neste dia especial.Venha celebrar connosco!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lançamento de Livro "Linkedin - Como rentabilizar a sua presença online"


A Cidade das Profissões tem o prazer de publicitar o lançamento o livro “ Linkedin – Rentabilize a sua presença online ·

Local – Hub Porto -
http://porto.the-hub.net/public/ ·

Entrada Gratuita
Rui Pedro Caramez apresenta aos leitores um excelente guia para a utilização da plataforma Linkedin, revelando todas as dicas para o seu bom e eficaz uso. Segundo o autor, esta plataforma é uma montra virtual fundamental para qualquer empresário ou empreendedor que se pretenda afirmar no mercado competitivo do novo milénio. Por isso, cada capítulo oferece uma mais valia, uma revelação à volta da qual se preparam novas estratégias para uma adequada rentabilização da presença online.

Ao longo destas páginas o autor revela, os passos necessários para o leitor preparar uma melhor optimização de tempo e eficácia na utilização da rede.

Sobre o projecto LinkedPortugal :

O projecto LinkedPortugal é uma plataforma que permite dar a conhecer totalmente em português todas as demais funcionalidades e utilidades do Linkedin!

http://www.linkedportugal.com
http://www.facebook.com/pages/linked-portugal/290315420542 http://www.linkedin.com/groups?gid=2320719
www.youtube.com/linkedportugal

www.twitter.com/linkedportugal
:

:Contactos::
LinkedPortugal
E-mail:info@linkedportugal.com
Gestor de Projecto João Santos
tl.: 91 595 03 17
e-mail: joao.santos@linkedportugal.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

I Curso Interdisciplinar de Pós-graduação em Violência contra as Mulheres no seio da Família


A Escola de Direito do Porto vai realizar, a partir do próximo mês de Outubro, o I Curso Interdisciplinar de Pós-graduação em Violência contra as Mulheres no seio da Família

Este Curso, o primeiro desta natureza que se realiza em Portugal, é organizado juntamente com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e vai abordar a temática sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo o Direito, a História, a Psicologia, a Saúde e a Segurança Social.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Semana do Emprego e Formação 2009 - Santo Tirso e Vila das Aves

A Cidade das Profissões recomenda este evento! Não perca!

Competências chave para o mercado de trabalho

Se procura um emprego, se dirige uma empresa e tem a seu cargo o recrutamento e a selecção de novos colaboradores, se dá apoio a recém-diplomados na sua primeira aproximação ao Mercado de Trabalho... se, por um ou outro motivo,gostaria de saber quais as Competências-chave para o Mercado de Trabalho, venha à Cidade das Profissões conhecer a opinião e o trabalho de um especialista na matéria: Paulo Silva é Mestre em Gestão de Recursos Humanos e tem desenvolvido a sua actividade na Universidade do Minho. Integrou recentemente uma equipa de trabalho que investigou as Competências Transversais dos Diplomados do Ensino Superior, e vem à Cidade das Profissões debater a sua visão sobre este tema, numa sessão de Informação e Atelier a decorrer no dia 16 de Outubro, às 14h30. Imperdível!

Contamos consigo!

Fundo de Co-Investimento com Business Angels




Road Show de Business Angels

O lançamento do Programa COMPETE na vertente do Co-Investimento com Business Angels constitui uma oportunidade há muito desejada pela comunidade nacional de Business Angels.

Espera-se que a partilha de risco que este novo programa proporciona, leve a que mais actuais e potenciais Business Angels se tornem activos no investimento em projectos em fase seed e start-up, contribuindo assim para o objectivo de criação de novas empresas e expansão em novos produtos e processos preconizado no programa.

Considerando o impacto pretendido por este programa, é importante que o mesmo seja devidamente divulgado junto da comunidade de investidores a que se destina, sendo para tal relevante a realização de um Road Show.

A realização de um conjunto de sessões que permitam a apresentação e o esclarecimento de questões torna-se, assim, essencial para que o maior número possível de investidores qualificados se possam candidatar ao programa.

Aceite o convite e participe numa das sessões que terá lugar durante as próximas semanas.

Clique aqui para conhecer o aviso de abertura.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"INICIAÇÃO AO SOFTWARE DE ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS NVIVO8"


Para os investigadores interessados em adoptar metodologias qualitativas será útil atentar ao curso de curta duração promovido pela Universidade Católica Portuguesa sobre o software NVivo8.

Curso 1 - 9 de Fevereiro de 2009
Curso 2 - 10 de Fevereiro de 2009


Local: Universidade Católica - Porto, Campus da Foz
Duração: 6 horas (9.30-13.00; 14.00-16.30)
Formador: Fiona Wiltshier (Formadora da QSR International - Reino Unido)
Valor de inscrição: 150€

Organização
Universidade Católica Portuguesa:
Faculdade de Educação e Psicologia; Escola das Artes; Instituto de Bioética; Instituto de Ciências da Saúde

Outras informações; Curso leccionado em inglês | Inscrições limitadas a 10 participantes por curso

Contacto para inscrição: Raquel Matos - rmatos@porto.ucp.pt

Seminário de Relações Públicas e Jornalismo


Nas instalações do curso de Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Praça Coronel Pacheco, 8 - Centro do Porto) vai realizar-se, de 13 a 16 de Outubro, um Seminário de Relações Públicas e Jornalismo a cargo de Kaspars Ruklis, docente da Universidade de Vidzeme de Ciências Aplicadas (Letónia). As sessões realizam-se todos os dias (13, 14, 15 e 16 de Outubro), das 18 às 20 horas, estando abertas à participação de todos os públicos.

Os interessados em participar só necessitam de realizar a respectiva inscrição, até 9 de Outubro, junto de:
Ana Paula Pereira;
Tel: 22 339 36 60;
E-mail: app@icicom.up.pt.


Todas as sessões são leccionadas em língua inglesa. É atribuído um Certificado de Participação aos estudantes que assistirem a, pelo menos, 75% das sessões do Seminário.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Últimas Inscrições - Gestão de Redes Sociais

Ex.mos(as) Senhores(as),

A Cidade das Profissões vem por este meio informar que ainda restam 5 inscrições para o workshop "Gestão de Redes Sociais como promotoras de Empregabilidade" que se realizará no próximo dia 7 de Outubro (das 10h30 às 16horas) nas nossas instalações, situadas na Rua das Flores, 152-158 || 4050-263 Porto (edifício da Antiga Papelaria Reis).

Não perca esta oportunidade!

Formalize a sua inscrição através do contacto eventos@cdp.portodigital.pt, enviando a seguinte informação:
  • Nome;
  • Contactos (telemóvel e e-mail);
  • Habilitações Escolares;
  • Área Profissional.




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Clube Literário do Porto apresenta documentários sobre Zeca Afonso

Ofertas de Emprego - Galp Energia

Para proceder à candidatura, por favor, envie o seu CV, com a indicação da referência e funções a desempenhar, para :

Psicoteste
Centro de Selecção e Formação, Lda.
Rua da Constituição 656, 1º, salas 105/6
4200-194 Porto
Telefone: 225096565
Fax: 225089760
E-mail: psicotestenorte@psicoteste.pt

Não perca esta oportunidade!