quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Cidade das Profissões no ISPGaya II

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na sessão informativa a "Pesquisa Activa de Emprego" (27 de Março), a Cidade das Profissões voltou a marcar presença no Instituto Superior Politécnico Gaya - ISPGaya (23 de Abril) a fim de se debruçar sobre as questões relativas às provas de selecção e a entrevista de emprego.

Como esperado, a sessão suscitou um amplo debate que se pautou pela participação de qualidade dos 80 participantes, ávidos em aprimorar os seus conhecimentos bem como, em desenvolver e consolidar as suas ferramentas pessoais, elementos indissociáveis à adequação profissional do indivíduo.

Mais uma vez, a Cidade das Profissões agradece com satisfação a presença da comunidade académica do ISPGaya!

Testemunhos:
"Parabéns, mais uma vez, pela existência da vossa instituição. Realmente faz falta iniciativas do género no contexto social em que nos encontramos".

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Maio - Mês do Desporto e da Medicina Desportiva


Ex.mos(as) Senhores(as),

No âmbito dos Ciclos temáticos que têm decorrido na Cidade das Profissões, o Mês de Maio será dedicado ao Desporto e Medicina Desportiva.


Ao longo deste mês serão realizadas várias actividades de exploração vocacional, nomeadamente:

Rumo ao Futuro - pretende-se dar a conhecer algumas áreas profissionais de futuro relacionadas com o desporto e com a medicina desportiva;

(Per)Cursos - tal como tem vindo a ser usual, a Cidade das Profissões dar-lhe-á a possibilidade de conhecer a oferta formativa existente na área desportiva.


A Cidade das Profissões proporcionar-lhe-á duas actividades para todos aqueles que têm ideias de negócio:

Empreender - nesta actividade pretende-se dar a conhecer casos de sucesso de jovens que criaram o seu próprio negócio na área do desporto e da medicina desportiva, bem como entidades que poderão apoiar o empreendedor.

"Espírito Empresarial Português" - será o tema que o Dr. Fernando Augusto de Morais, presidente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas, trará no dia 27 de Maio para debater com todos aqueles que têm projectos empreendedores.

Os workshops de Pesquisa Activa de Emprego terão lugar dias 4 e 11 de Maio. Assegure a sua presença!

O workshop de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, dedicado ao tema "Liderança e Gestão de Equipas", será dinamizado pela TeamWork e decorrerá no dia 15 de Maio (das 11h-13h e das 14h30-16h30).

As actividades têm a duração média de 2 horas, são de participação gratuita, mas sujeita a inscrição e confirmação. Estas actividades são limitadas para 30 participantes (com excepção do Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Profissional).

Para mais informações e para efectuar inscrições:

Telefone: 223 392 360

Fax 223 392 369

E-mail eventos@cdp.portodigital.pt

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CdP na XIII exposição do Colégio de Gaia 08/09



A Cidade das Profissões estará presente na exposição organizada pelo Colégio de Gaia a decorrer de 21 a 24 de Abril.
No âmbito dos projectos de intervenção escolar que tem vindo a desenvolver, a Cidade das Profissões planeou um projecto de promoção de competências de estudo - (És)Tudo.
Este projecto contempla 6 sessões de 90 minutos (preferencialmente com frequência semanal), em que procurará reflectir com os alunos acerca de: - Significados atribuídos à Escola que possam condicionar o investimento nos estudos; - Gestão de tempo, organização do espaço e estratégias cognitivas e técnicas de estudo; - Auto-percepção das competências pessoais promotoras de investimento no estudo e na formação; - Como lidar com a ansiedade provocada pelas situações de avaliação; - Integração de estratégias e competências de resolução de problemas.

Atendendo ao número de sessões que o projecto contempla e ao facto de já se ter iniciado o 3º período escolar, a Cidade das Profissões encontra-se, neste momento, a aceitar a inscrição das escolas e/ou turmas para que o projecto venha a ser implementado no próximo ano lectivo.

Se é professor e considera que este projecto se adequa aos seus alunos, contacte-nos através do e-mail info@cdp.portodigital.pt, com o assunto "(És)Tudo".

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Encontros de Empregabilidade 09 - CdP


A Cidade das Profissões, a convite da responsável da Bolsa de Emprego da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - FCUP - a Ex.ma Sr.ª Dr.ª Elisabete Rodrigues, teve o prazer de abrir os Encontros de Empregabilidade 09 através da dinamização de uma sessão informativa subordinada ao tema "Provas de Selecção e Entrevista de Emprego".

A iniciativa que procurou promover a empregabilidade junto da população universitária e de certa forma favorecer a adaptação no contexto das actuais transformações do mercado de trabalho, contou com a presença de 25 finalistas e registou um saldo de avaliação francamente positivo.

Aproveitamos mais uma vez para agradecer o convite que foi formulado à Cidade das Profissões e reafirmamos aqui o nosso desejo de estreitar ainda mais esta parceria.

domingo, 19 de abril de 2009

Cidade das Profissões nos Encontros de Empregabilidade da FCUP - Reportagem Jornalismo Porto Net

No passado dia 15 de Abril, a Cidade das Profissões participou na primeira sessão de uma nova fase dos Encontros de Empregabilidade da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No site http://jpn.icicom.up.pt/ poderá ver a reportagem sobre esta actividade.



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Revista Porto Sempre relembra o Encontro Internacional de Cidades das Profissões

A 22.ª edição da Porto Sempre, revista da Câmara Municipal do Porto, recorda o Encontro Internacional de Cidades das Profissões, que teve lugar no Porto, nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro de 2009.


Clique aqui para saber mais acerca deste evento!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CdP participa nos Encontros de Empregabilidade da FCUP

Pesquisa Activa de Emprego - Associação de Estudantes da FEUP e CdP



A convite da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Cidade das Profissões dinamizou no passado dia 14 de Abril uma sessão de promoção de Competências de Empregabilidade.
Nesta sessão sobre os passos a dar na pesquisa de emprego estiveram presentes 17 alunos. Procurou-se, de uma forma descontraída, informar os jovens sobre a importância de se realizar um balanço pessoal antes de iniciar a procura de emprego, de construirem o CV com antecedência (procurando sempre adequá-lo à empresa) e de prepararem a entrevista de emprego e as restantes provas de selecção a que poderão ser submetidos.

Para estes jovens este foi um dos primeiros contactos com as técnicas de procura de emprego e as estratégias que poderão vir a ser implementadas pelas empresas no processo de selecção de candidatos. Proporcionou-se, então, uma ocasião para os jovens presentes reflectirem acerca de si próprios, bem como do que é valorizado pelo meio empresarial que em breve virão a integrar.

A Cidade das Profissões aproveita para agradecer o convite realizado pela Associação de Estudantes da FEUP e elogiar o esforço que realizam no sentido de, precocemente, ir preparando os alunos para a integração no mundo laboral.

CdP visita o CRPG


A Cidade das Profissões esteve e estará presente nos 14 e 17 de Abril no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, dinamizando uma sessão sobre a importância da Imagem, Comunicação e Relações Interpessoais enquanto factores determinantes da integração no mercado de trabalho.

As primeiras impressões contam e assumem uma maior importância quando nos encontramos à procura de emprego. Se para o mercado de trabalho somos um "produto", há que fazer uma boa campanha de publicidade a nós próprios; para isso, devemos apostar na forma como nos apresentamos, seja fisicamente, seja na forma como expomos as nossas ideias e valores.
Para além disso, a imagem que passamos irá influenciar, posteriormente, a nossa integração na empresa e/ou instituição onde iremos trabalhar. Isto é, uma má impressão poderá condicionar o estabelecimento de relações interpessoais ricas e promotoras de coesão da equipa de trabalho.

Estes foram alguns dos pontos que a Cidade das Profissões expôs aos clientes do CRPG, promovendo a reflexão crítica por parte destes.

As avaliações dos clientes do CRPG foram francamente positivas e acredita-se que este poderá constituir um estímulo de reflexão e facilitação da integração no mundo laboral destes jovens.

Testemunhos:
"Eu gostei muito da interactividade da sessão, é muito bom haver iniciativas como esta."

" Foi tudo muito bem explicado, quando tiver alguma dúvida, irei à CdP"

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Cidade das Profissões em Ramalde



No passado dia 10 de Abril a Cidade das Profissões a convite do Projecto (Re)Agir - Ramalde Escolhe Agir deslocou-se ao Espaço Criança no Bairro de Ramalde do Meio a fim de dinamizar, junto de um grupo de jovens residentes, uma actividade de exploração vocacional.

Objectivos? Promover de uma forma dinâmica e estruturada a exploração das motivações pessoais de cada participante ao mesmo tempo que se procurou por um lado, fomentar o auto-conhecimento e o conhecimento do meio escolar e profissional e por outro, encorajar a construção de projectos de vida (formação e profissional).

É com expectativa que aguardamos futuras colaborações!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Painel de Profissionais das Tecnologias da Informação e da Comunicação

No âmbito do Mês das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), decorreu, no dia 19 de Março, o evento “Painel de Profissionais” - uma oportunidade de aproximação entre o público da Cidade das Profissões e os profissionais da área das TIC.

Nesta actividade, contou-se com a colaboração de três profissionais. O Eng.º Dílio Ribeiro é licenciado em Engenharia Electrotécnica e integra o Projecto “Porto Digital”; o Prof. António Ferreira, licenciado em Design e Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, referiu que actualmente não é fundamental que um designer “tenha jeito” para desenhar: a Informática assume um papel preponderante, sendo uma ferramenta potenciadora da imaginação e da criatividade do designer e permitindo obter produtos finais de elevada qualidade. Reforçou também a importância da formação e da permanente actualização de conhecimentos, imprescindíveis num mercado de trabalho permeável à Tecnologia e em permanente mudança. Numa fase conclusiva partilhou com o público que trabalha como free-lancer, um tipo de trabalho com vantagens (a possibilidade de apresentar projectos de qualidade, resultantes de um longo processo de reflexão e análise) e desvantagens (o facto de ter de cumprir prazos muito rigorosos). Por fim, contou-se com a participação do Prof. Fernando Faria Paulino, Antropólogo e Professor de Semiótica e Vídeo-documentário no Instituto Superior da Maia. O seu trabalho funde os estudos acerca da diversidade cultural e as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Enquanto Antropólogo, utiliza o método de observação participante, deslocando-se aos locais de investigação por longos períodos de tempo. Salienta-se a referência a Margaret Mead, pioneira na utilização da fotografia, como método de pesquisa. Neste campo da Antropologia Visual, a imagem assume uma dupla função: de exploração e de exposição, demonstrando que é pertinente a aplicação das novas tecnologias digitais (hipermedia) às Ciências Sociais e Humanas.

Importa referir que ao longo das apresentações, o público presente revelou-se entusiasmado e interessado na temática, facto que se comprovou com as suas participações.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Curso EFA visita a CdP

Ontem, dia 7 de Abril, a Cidade das Profissões deu-se a conhecer a uma pequena turma de 6 adultos que se encontram a realizar um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Estes jovens adultos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço CdP, bem como todos os serviços que se encontram a sua disposição: atendimento personalizado sobre Emprego, Formação, Estágios e Empreendedorismo, Ciclos Temáticos de Informação sobre áreas profissionais específicas, sessões de promoção de Competências de Empregabilidade, workshops de Empreendedorismo, espaço multimédia gratuito* e biblioteca.
Este foi, ainda, o momento para reflectirem acerca da importância que o investimento na formação assume no nosso desenvolvimento pessoal e como a solução para o desemprego pode passar pela criação do auto-emprego.

Testemunhos:
" Fiquei muito satisfeito com tudo."


* Embora seja gratuito, o espaço multimédia CdP só pode ser utilizado por utentes da CdP no âmbito de acção da nossa intervenção, isto é, pesquisa de ofertas de emprego, inscrição em portais de divulgação de ofertas de emprego, construção do curriculum vitae e cartas da candidatura, pesquisa de escolas e/ou instituições de formação e a sua oferta formativa, consulta de informação sobre programas de estágio existentes e pesquisa de instituições que apoiam a criação do próprio negócio.

terça-feira, 7 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Cidade das Profissões e os media

O JPN - Jornalismo Porto Net - divulgou, no passado dia 26 de Março, os serviços da Cidade das Profissões:

CdP no III Fórum da Juventude da Câmara Municipal de Paredes

No passado dia 2 e 3 de Abril, a Cidade das Profissões participou no III Fórum da Juventude organizado pela Câmara Municipal de Paredes.
Ao longo dos dois dias, a equipa da Cidade das Profissões dinamizou jogos de exploração vocacional, com o objectivo de promover a reflexão acerca das relações reciprocas que se estabelecem entre os alunos e a escola, transpondo as mesmas para a realidade do mercado de trabalho.
Cerca de 122 jovens participaram nestas actividades e visitaram a Cidade das Profissões, nesta que foi a primeira vez (para a maioria dos jovens) que reflectiram acerca destas temáticas que condicionarão o seu futuro.A Cidade das Profissões agradece o convite da Câmara Municipal de Paredes, bem como todo o apoio e gentileza com que foi acolhida.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Já pensou no que a Marca “Você ®” transmite?

Marca Pessoal, é o processo pelo qual um indivíduo se diferencia e se destaca de uma multidão. Utilizando uma mensagem e imagem consistentes como alavanca para atingir objectivos, requer a identificação de características únicas de cada um, e saber como as valorizar.

Através da construção da Marca Pessoal, cada indivíduo ganha a sua verdadeira identidade, no sentido em que se consciencializa dos pontos fortes e factores diferenciadores da sua personalidade, conseguindo utilizar essa informação no desempenho da sua actividade profissional, social e familiar. No programa Marca Pessoal, a Glow proporciona um melhor conhecimento daspotencialidades de cada um, descobrindo o factor diferenciador que o torna único e perceptível entre os demais. Com uma Marca Pessoal, o indivíduo consegue realçar o reconhecimento como perito na sua actividade, estabelecer a reputação e a credibilidade desejadas, e arquitectar a autoconfiança, de forma a promover o seu percurso profissional.

Defina-se a si próprio antes que os outros o façam por si.”

Os objectivos da criação da Marca Pessoal, consistem em:

Reforço da auto-estima através da valorização da imagem;
Criação de “Magnetismo” para os negócios;
Reconhecimento das competências e a melhor forma de as projectar;
Melhor avaliação dos sinais transmitidos pelos outros (mensagens silenciosas) e aumento da capacidade de influência e poder de negociação;
Marketing pessoal;
Projecção do seu negócio ou carreira através do networking;
Intervenção activa na percepção dos seus clientes, definindo os seus valores e apresentando-se de forma cativante;
Criação de uma imagem consistente, com expressão fiel à sua personalidade.

Para mais informação sobre os programas e serviços da Glow Branding You, queira nos contactar pelo 96 675 0077 ou e.liska@glowbrandingyou.com

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cidade das Profissões no ISPGaya I

A Cidade das Profissões (CdP) a convite do Instituto Superior Politécnico de Gaya dinamizou, no passado dia 27 de Março, a sessão (in)formativa - "Pesquisa Activa de Emprego".

A sessão que se debruçou em temas commumente associados à empregabilidade contou com uma forte presença académica (78 finalistas). Presença que a CdP espera igualar ou mesmo superar, na próxima sessão que irá dinamizar na Instituição e que se encontra agendada para o dia 24 de Abril - as "Entrevistas de Emprego" e as "Provas de Selecção".

Estendemos, desde já, o nosso convite a toda a comunidade académica do ISPGaya!

Cidade das Profissões na EB/2, 3 Nicolau Nasoni

A Cidade das Profissões realizou, ao longo do mês de Março, 4 actividades de exploração vocacional na EB/2, 3 Nicolau Nasoni (Agrupamento Vertical de Escolas das Antas).

A intervenção junto dos 9.ºs anos consistiu na exploração do Sistema Educativo Português e das opções de formação que os alunos terão à sua disposição no futuro, e também na visualização do Catálogo Multimédia de Perfis Profissionais da CdP. Procurou-se desconstruir alguns preconceitos (ainda) existentes em relação aos cursos que conferem qualificações profissionais e reforçar a existência de uma pluralidade de percursos possíveis para vir a desempenhar uma mesma profissão.

Junto do 6.º ano, procurou-se realizar uma actividade de exploração da relação recíproca que se estabelece entre a escola e os alunos. Apesar de a actividade não ter sido concluída, foram identificados alguns dos interesses vocacionais dos participantes, interesses esses aos quais correspondem percursos de formação ainda a explorar.

A Cidade das Profissões deu-se, deste modo, a conhecer como um recurso à disposição dos professores e alunos da EB/2, 3 Nicolau Nasoni.

Balanço Mês das TIC's

Em Março a Cidade das Profissões ficou on-line com os profissionais das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Rumo ao Futuro: Esta actividade tem vindo a constituir-se como uma oportunidade de dar a conhecer as áreas profissionais em expansão na área temática do mês em questão. No âmbito das TIC's, demos a conhecer através da Dra. Paula Santos (Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais) o E-Learning e o E-Business cada vez mais utilizados nos percursos educativos e/ou formativos e uma das ferramentas mais úteis no meio empresarial. A Eng. Maria Clara Cidade, representante da Fundação Portugal Telecom apresentou os vários projectos em que este grupo tem estando envolvido. Projectos que permitirão aos cidadãos portadores de algum tipo de deficiência e/ou doença comunicar e aprender num mundo com menos barreiras.

Painel de Profissionais: A Cidade das Profissões pretende assumir um papel facilitador e promotor de experiências de exploração vocacional que constituirão excelentes oportunidades de (re)descoberta de (novas) profissionais para os jovens que se encontram em fase de escolha vocacional.Assim sendo, e porque este foi o Mês das TIC, convidamos um Técnico de Informática e Telecomunicações (Eng. Dílio Ribeiro), um Antropólogo Visual (Mestre Fernando Paulino) e um Designer de Comunicação (Prof. Antero Ferreira). Estes profissionais explicaram aos participantes o que fazem no seu dia-a-dia, o seu percurso formativo e o que tem sido o seu percurso profissional.

Empreender: Tal como tem vindo a ser desenvolvido em meses passados, a Cidade das Profissões pretendeu dar a conhecer instituições que apoiem o Empreendedorismo, mas, também, casos de sucesso na área temática em questão. Por este motivo, no Mês das TIC's, convidamos jovens empreendedores de sucesso para darem a conhecer o processo de criação do seu próprio negócio. Estiveram presentes duas empresas em expansão do norte do país, com actividade em todo o território português: Lightbox, Comunicação e Audiovisuais, Lda (esteve presente o Dr. Luis Ismael que deu a conhecer os seus produtos, nomeadamente as campanhas publicitárias televisivas em que têm estado envolvidos e os filmes “Balas e Bolinhos”) e a Bullet Solutions, Sistemas de Informação S.A (esteve presente o Eng. Luis Moreira que deu a conhecer todo o processo de criação da empresa e as dificuldades sentidas na adesão dos clientes ao software informático que esta empresa criou e que facilitará a criação de horários nas faculdades e o escalonamento de profissionais noutras instituições).

(Per)Cursos: Como entidade promotora de escolhas vocacionais informadas e conscientes, a Cidade das Profissões promove em cada mês temático a oportunidade dos jovens e adultos em processo de (re)definição de projectos vocacionais terem contacto com escolas e/ou outras entidades de formação com oferta formativa na área temática em questão. No Mês das TIC's estiveram presentes na Cidade das Profissões: a Dra. Ana Isabel Ferreira, representante do Gabinete do Estudante do Instituto Politécnico do Porto, o Dr. Alexandre Souto do Instituto Português de Fotografia e a Dra. Natacha Pacheco do Instituto de Artes e Imagem.

A Pesquisa Activa de Emprego continua a ser potenciada pela equipa da Cidade das Profissões nas suas sessões mensais que versam sobre a elaboração do CV, de Cartas de Candidatura, Provas de Selecção e Entrevistas de Emprego.

A Cidade das Profissões agradece a colaboração de todos os oradores convidados e dos participantes presentes.

Caso pretenda infromação sobre alguma das entidades presentes, por favor, consulte:

www.iesf.pt

http://fundacao.telecom.pt

www.ismai.pt

www.fba.up.pt

www.lightbox.pt

www.bulletsolutions.com

www.ipp.pt

www.ipf.pt

www.iai.pt