quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Março – Mês das TIC's

Tal como já havia sido avançado, Março será o mês dedicado às Tecnologias de Informação e da Comunicação.

De 9 a 26 de Março, a Cidade das Profissões fica on-line com o "Mês das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC", onde o principal objectivo é contribuir para a descoberta e exploração de uma área que se caracteriza por agilizar e tornar menos palpável o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem, vídeo e som).

No âmbito desta iniciativa, a Cidade das Profissões irá realizar diversas actividades pedagógico de interesse colectivo, a saber:

  • Rumo ao Futuro – exploração de projectos inovadores e a partilha de informação sobre percursos evolutivos do mundo do trabalho – passado, presente e futuro – através do contacto directo com entidades e/ou profissionais que desenvolvem a sua actividade nesta área;

  • Painel de Profissionais – da área das Tecnologias de Informação e Comunicação;

  • Empreender – partilha e divulgação de casos de sucesso no âmbito das TIC;

  • (Per)Cursos – sessão de informação sobre cursos TIC, conduzida por instituições de ensino/formação.


Os seminários são de participação gratuita, mas limitada a 30 vagas e, portanto, sujeita a inscrição e confirmação (a inscrição será confirmada até um dia antes da realização da sessão). As sessões terão a duração média de duas horas.

Paralelamente a estas actividades, mensalmente a Cidade das Profissões realiza permanentemente sessões de informação e promoção de competências de empregabilidade. Está, desde já, convidado a participar.

Para inscrições e mais informações contacte-nos através do e-mail eventos@cdp.portodigital.pt ou do telefone 223 392 360.

Contamos consigo!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Agência Piaget para o Desenvolvimento e o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia visitam a CdP

A Agência Piaget para o Desenvolvimento visitou a Cidade das Profissões no passado dia 10 de Fevereiro. A equipa da Cidade das Profissões realizou uma sessão sobre métodos e técnicas de selecção realizadas nos processos de Recrutamento e Selecção. Esta foi uma oportunidade para dar a conhecer exemplos de Testes Psicotécnicos e Provas de Grupo; tendo sido dada, também, a possibilidade aos participantes de se "porem a prova" através da simulação de Entrevistas de Emprego.



No passado dia 17 de Fevereiro a Cidade das Profissões recebeu alguns utentes do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Foi realizada uma sessão em que se procurou abordar algumas questões relacionadas com a temática da Empregabilidade, nomeadamente: a importância da pesquisa activa de emprego, de um CV bem estruturado e sintético e de uma postura positiva nas entrevistas de emprego.
Esta foi, também, ocasião de reflexão e debate sobre algumas das preocupações que estes participantes possuem acerca da integração no mercado de trabalho: a importância atribuída à formação (contínua), o facto de algumas empresas não terem condições físicas que possibilitem a deslocação e integração de pessoas com cadeiras de rodas, os estigmas e estereótipos associados à deficiência que condicionam a integração no mercado de trabalho, entre outros.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Careers' Fair - Colégio Luso Internacional do Porto


Foi no passado dia 6 de Fevereiro que decorreu, no CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto), a Careers' Fair, uma iniciativa de promoção do contacto dos alunos com o mercado de trabalho e o Ensino Superior.

A Careers' Fair consistiu numa mostra de instituições de ensino e formação, empresas e outros organismos de apoio à transição estudo-trabalho, aberta a todos os alunos do colégio. Ao longo do evento, foram realizadas múltiplas actividades interactivas com os alunos (workshops, palestras, espaços de diálogo informal, espaços de demonstração, espaços informativos e de divulgação, entre outros), garantindo excelentes oportunidades de exploração vocacional.

A Cidade das Profissões, além de apresentar um stand informativo junto do qual os alunos puderam explorar o Catálogo Multimédia de Perfis Profissionais, dinamizou a actividade "Profissão: Estudante" junto de turmas do 7.º e do 8.º anos de escolaridade.

A Cidade das Profissões agradece ao Colégio Luso Internacional do Porto o convite para participar neste projecto de sucesso, que, com toda a certeza, proporciona aos alunos escolhas vocacionais mais esclarecidas e maduras.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Vídeo Currículo

O Vídeo Currículo é uma nova ferramenta digital da qual se pode retirar muitas vantagens, tanto para as pessoas que procuram emprego como para aqueles que desejam trocar de trabalho. À partida, destaca-se de outras candidaturas, uma vez que ainda não é um procedimento muito comum. Os especialistas aconselham que se utilize esta ferramenta como meio opcional ou complementar ao currículo tradicional, já que o currículo em papel contém um grande número de dados, difíceis de transpor para um vídeo.

Quais as vantagens em relação ao modelo tradicional?

Este novo método de apresentar candidaturas traz algumas vantagens em relação ao modelo clássico de CV, nomeadamente:

. A Pré-selecção: uma vantagem muito importante é permitir que uma empresa faça uma primeira triagem dos candidatos, porque este método contém informação que, com o sistema tradicional, só se conseguiria obter mediante uma entrevista directa e cara a cara com o candidato;

Melhora as competências do candidato: Durante a preparação do vídeo, o candidato realiza um processo de reflexão sobre uma série de competências que lhe serão úteis para a gravação, sobretudo a capacidade de comunicar e o “à-vontade” de estar em frente a uma câmara. O resultado final permite ao candidato adquirir mais conhecimentos, experiência e segurança para enfrentar, por exemplo, a futura entrevista de trabalho;

. Menos erros: Com o Vídeo Currículo reduz-se em grande parte o número de enganos e mal entendidos. Por exemplo, se o indivíduo que faz o Vídeo Currículo diz que sabe falar perfeitamente inglês, na gravação terá que demonstrá-lo.

A Cidade das Profissões, no próximo dia 12 de Fevereiro, vai realizar um workshop sobre um projecto português, desenvolvido por 4 mulheres empreendedoras - "Meet My CV " - uma ferramenta inovadora que aposta na actualização dos currícula no novo formato vídeo!

Aproveite e venha conhecer!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio - 4ª Fase


Caros(as) Empresários(as),

Estão abertas as candidaturas ao Programa MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio – 4ª Fase.

A Porto Vivo SRU solicitou ao IAPMEI uma sessão de apresentação do Programa.
Contamos consigo no dia 12 de Fevereiro pelas 19.30h, na sede da Cidade das Profissões – Rua das Flores, nº 152-158, 4050-263, Porto. A apresentação do programa estará a cargo do IAPMEI.

Para mais informações:
www.iapmei.pt

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Março está a chegar...


Dando continuidade à actividade desenvolvida pela Cidade das Profissões no âmbito dos meses temáticos de informação e exploração vocacional/profissional, Março será o mês dedicado às Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC).

Paralelamente a estas actividades, mensalmente a Cidade das Profissões realiza sessões de informação e promoção de competências de empregabilidade. Está, desde já, convidado a participar.

Em breve poderá ter acesso à agenda de actividade para o Mês das TIC.

Contamos consigo!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mês das Artes – Balanço Final


De 7 a 30 de Janeiro, a Cidade das Profissões organizou e dinamizou o Mês das Artes. Esta iniciativa arrancou com uma exposição de peças de Cerâmica (da Artesã Adosinda Pereira) e de Joalharia (Galeria, Escola de Joalheiros Contacto Directo) que foi visitada por muitos curiosos que passeavam na Rua das Flores.
Durante o Mês das Artes, a Cidade das Profissões proporcionou aos participantes ocasiões de contacto directo, de esclarecimento de dúvidas e de reflexão relativamente aos percursos vocacionais/profissionais no mundo das Artes.
Rumo ao Futuro contou com a presença do Dr. Ricardo Luz (Gestluz Consultores), Dr. Ricardo Moreira (Consultor Criativo) e da Drª. Maria João Portugal (Designer de Instrumento, actualmente a trabalhar na Escola Superior de Artes e Design). Nesta actividade procurou-se dar conta da importância da criaitividade na gestão das empresas e do potencial da zona norte de Portugal na criação, das chamadas, indústrias criativas.
A entrada no mundo do trabalho artístico e muitas vezes, repleta de obstáculos e desafios, conduzindo, por vezes, à criação do próprio emprego. Foi para dar resposta a esta (e outras) necessidade(s) que foram criadas a Cooperativa Árvore e a Fundação José Rodrigues – Fábrica Social, que hoje em dia se assumem como instituições de apoio (e muitas vezes como incubadoras de negócios) aos jovens artistas com sonhos empreendedores. Neste painel, intitulado Empreender, contamos com a colaboração do engenheiro Amândio Secca e o pintor José Emídio, representantes da Cooperativa Árvore e com a Drª. Ilda Nunes da Fábrica Social.
A equipa do Teatro Nacional de S. João abriu o pano às Profissões de Bastidores, realçando a importância do trabalho em equipa, da formação como base para crescer profissionalmente e da persistência para desafiar os preconceitos associados ao mundo do teatro.
Um dia com...
  • O Teatro de Marionetas do Porto teve como objectivo dar a conhecer as funções do dia-a-dia dos profissionais que trabalham neste teatro de renome no Porto – desde as oficinas onde são criadas as marionetas e máscaras até ao palco em que são apresentadas ao público.
  • Uma bailarina permitiu aos participantes perceber quais as exigiências desta profissão e o percurso formativo inerente. Estiveram presentes duas professoras da Ginasiano Escola de Dança, Joana Castro e Sara Moreira.
  • A caracterização e a maquilhagem foi dinamizado pela Dourocabe – Formação Profissional de Cabeleireiro. Para além de ter consituído uma oportunidade para conhecer as especificidades desta profissão, foi, também, ocasião para os participantes mudarem a sua imagem.
  • Uma ceramista desafiou os participantes a colocar as mãos no barro e dar asas à sua imaginação. Adosinda Pereira foi capaz de motivar quer os participantes individuais, quer os utentes da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, a contactar com o seu lado mais artístico.
O Mês das Artes culminou com (Per)Cursos - a divulgação da oferta formativa de algumas das mais importantes escolas artísticas da cidade do Porto, nomeadamente: Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola de Ensino Artístico Soares dos Reis, Galeria, Escola de Joalharia Contacto Directo, Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Instituto Politécnico do Porto e Escola Superior Artística do Porto.
Transversalmente a todas estas actividades, a Cidade das Profissões leva a cabo, mensalmente, sessões de informação e promoção de competências de Empregabilidade. Para além das sessões previstas na agenda de actividades, a equipa da Cidade das Profissões acolheu a turma do 10º ano de Secretariado da Escola Secundária Alexandre Herculano – exemplo da importância da preparação precoce para a integração no mercado de trabalho.

Dando continuidade à actividade desenvolvida pela Cidade das Profissões no âmbito dos meses temáticos de informação e exploração vocacional/profissional, Março será o mês dedicado às Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC).
Em breve poderá ter acesso à agenda de actividade para o Mês das TIC.
Contamos consigo!

Porto Cidade Anfitriã do Winter School 2009 do Réseau Cités des Métiers


A Cidade das Profissões integra a rede internacional Réseau Cités des Métiers, criada em França na década de 90 e com representação em diversos países como Espanha, Itália, Suíça, Canadá, entre outros. Todos os anos, em Janeiro, tem lugar o Winter School, um encontro internacional de Cidades das Profissões, para partilha de saberes e experiências, e estímulo à colaboração na Rede. Em 2009, a terceira edição do Winter School teve lugar no Porto nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, juntando-se assim a cidade do Porto às cidades de Milão e Barcelona como cidade anfitriã.

As jornadas de trabalho tiveram lugar no espaço da Cidade das Profissões, na Rua das Flores, e no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Foram debatidos os critérios de qualidade que deverão orientar os serviços de aconselhamento e orientação profissional na Europa e realizados diversos workshops de partilha das metodologias de intervenção privilegiadas nas várias Cidades das Profissões. Temas como a mobilidade internacional, a intervenção com públicos específicos, nomeadamente portadores de deficiência, adultos com mais de 45 anos, profissionais activos e público iletrado, a utilização de ferramentas documentais e das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a formação e desenvolvimento de competências dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho nas Cidades das Profissões, deram corpo ao programa que orientou a partilha intensiva de experiências.

Com mais de 80 participantes num total de 18 Cidades das Profissões, o Winter School contou ainda com a participação de actores fundamentais no âmbito da Educação e do Trabalho, nomeadamente o Sr. Vereador da Educação, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, o Eng.º Vladimiro Feliz, que abriu o evento, o Professor Doutor Joaquim Coimbra, da Universidade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e o Professor Baptiste Dumas, director da Rhone-Alpes Orientation, que dinamizaram o seminário “Couselling in Europe: Quality Standards” e a Dr.ª Maravillas Rojo, a presidente cessante do Réseau Cités des Métiers e a actual Secretária Geral do Emprego em Espanha, que nos útimos 25 anos se tem dedicado à delineação de políticas activas de emprego e a quem coube o encerramento do Winter School 2009.

O Winter School constituiu uma oportunidade única para um projecto que está a crescer e que procura desenvolver um trabalho sustentado, assente em saber, em parcerias efectivas e na partilha de boas práticas e reforçou o papel da Cidade das Profissões do Porto como parte integrante e activa de uma rede internacional ao serviço dos cidadãos.