terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sessões (In)formativas no Instituto Português de Administração de Marketing – Aveiro

A Cidade das Profissões, a convite do IPAM Carreiras, realizou no passado dia 19 de Dezembro uma Sessão (In)formativa sobre a Procura Activa de Emprego, a fim de trabalhar em conjunto com os alunos alguns temas ligados à empregabilidade.

A concretização desta sessão, permitiu identificar algumas questões que preocupam os alunos, dota-los de competências de empregabilidade e de instrumentos de apoio facilitadores para uma integração no mercado de trabalho. Verificou-se que os alunos universitários em fase final de curso, que procuram o primeiro emprego e realizam as suas primeiras entrevistas de selecção apresentam lacunas a vários níveis. Por esta razão, consideramos que foi realmente importante abordar temas, como: o curriculum vitae, as cartas de apresentação e os comportamentos a adoptar perante uma entrevista de selecção.

A forte participação da comunidade académica nesta iniciativa resultou no envolvimento de aproximadamente 50 alunos dos cursos do regime diurno e nocturno.

Para o próximo ano, fica a promessa da realização de mais iniciativas como esta no IPAM - Aveiro!

Aproveito para relembrar que dia 5 de Janeiro estaremos no IPAM - Lisboa.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Boas Festas!


Informamos os nossos utentes que a Cidade das Profissões encerra no dia 25 de Dezembro de 2008 e no dia 1 de Janeiro de 2009.

A Cidade das Profissões deseja a todos um feliz Natal e um próspero ano de 2009!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Emprego, para que te quero?


"Emprego, para que te quero?" foi o nome dado ao workshop dinamizado pela equipa da Cidade das Profissões junto das associações de estudantes das faculdades da Universidade do Porto.

Este workshop integrou o programa da International Conference on New Challenges of the Portuguese Higher Education e da "Fapform", eventos organizados pela Federação Académica do Porto que decorreram nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2008 no Resort Hotel Axis Ofir.

A participação da CdP enquadrou-se no seu amplo objectivo de promoção do desenvolvimento de competências de empegabilidade, desta feita junto dos dirigentes associativos estudantis - que podem e devem assumir um papel activo na preparação dos jovens do Ensino Superior para a transição para o mercado de trabalho.

Neste workshop, foram identificadas as dificuldades habitualmente sentidas pelos estudantes na integração e na manutenção no mercado de trabalho, foram auto e hetero-avaliadas as estratégias já utilizadas pelas associações de estudantes, e delineadas novas estratégias promotoras da empregabilidade.

Entre as preocupações dos estudantes do ensino superior em relação ao emprego, foram apontados:
1. O pessimismo com que o tema da empregabilidade é abordado logo nos primeiros momentos de contacto dos estudantes com a faculdade;
2. A existência de grandes tempos de espera entre a conclusão do curso e a integração no Mercado deTrabalho;
3. A falta de informação sobre a procura de emprego no estrangeiro, sobre estágios e sobre o Direito do Trabalho;
4. A dificuldade na redacção de cartas de motivação para a frequência de cursos de pós-graduação, mestrados, doutoramentos, entre outros.

Entre as estratégias já utilizadas pelas associações de estudantes representadas na sessão, destacam-se duas:
- A criação de oportunidades de contacto directo com profissionais;
- A informação sobre questões relacionadas com o Direito do Trabalho.

Os participantes consideraram que no futuro deverão desenvolver novas estratégias promotoras da empregabilidade, nomeadamente:
1. A implementação de formações modulares que permitam aos estudantes complementar e/ou reforçar as competências técnicas adquiridas ao longo do curso;
2. A realização de feiras de emprego em ambiente virtual (criação de um espaço online onde ofertas de emprego e candidatos possam cruzar-se);
3. O desenvolvimento, por parte de cada faculdade, da sua própria bolsa de emprego;
4. A criação de compêndios de informação sobre diversos temas (procura de emprego, estágios, de cursos, entre outros) - como "A entrada no Mercado de Trabalho - Um Guia para Recém-Graduados", instrumento concebido pela CdP e pela FAP;
5. A mobilização dos estudantes para a realização de estágios e de cursos de Verão;
6. O incentivo ao empreendedorismo, nomeadamente através da introdução deste tema no plano curricular dos cursos;
7. O conhecimento de estruturas e serviços existentes no Porto que podem dar resposta aos estudantes;
8. O estabelecimento de parcerias com empresas e associações;
9. A criação de oportunidades de exploração directa das saídas profissionais dos vários cursos;
10. O reforço da formação dos estudantes em áreas de conhecimento basilares (e.g., Filosofia), à semelhança do modelo educativo americano.

A grande quantidade de novas estratégias enumeradas parece mostrar que as dificuldades sentidas serão mais do que as que foram enumeradas pelos participantes. O facto de grande parte dos indivíduos que procuram a CdP em busca de soluções serem recém-licenciados ou finalistas de cursos superiores reforça a ideia anterior. É pois essencial a intervenção das faculdades, por intermédio, nomeadamente, das suas associações de estudantes. É expectativa da CdP que este workshop tenha constituído um motor de arranque para a implementação das estratégias sugeridas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Janeiro - Mês das Artes



Estava ansioso(a) para saber o que a Cidade das Profissões lhe reservava para o início de 2009? Vem aí o Mês das Artes!

A Cidade das Profissões será, mais uma vez, palco para uma exposição de trabalhos artísticos, que poderá visitar de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

No âmbito da sua actividade regular, serão proporcionadas ocasiões de descoberta e exploração de áreas artísticas e profissionais do teatro, música, cinema, artes plásticas, entre outros.
Para além da divulgação das profissões e dos cursos ligados às Artes, pretende-se tirar partido do potencial da Zona Norte do país ao nível da criação das chamadas Indústrias Criativas.
A Cidade das Profissões pretende, então, promover uma visão das Artes enquanto domínio inexplorado de investimento empresarial. Procurar-se-á não apenas divulgar “a Arte pela Arte”, mas antes a Arte enquanto percurso profissional/vocacional passível de investimento (e de retorno), por parte dos jovens.

Os seminários são de participação gratuita, mas limitada a 30 vagas e, portanto, sujeita a inscrição e confirmação (a inscrição será confirmada até um dia antes da realização da sessão). As sessões terão a duração média de duas horas.

Poderá efectuar a sua inscrição através do e-mail eventos@cdp.portodigital.pt.

Dados necessários à inscrição: Nome, Habilitação Literária, Contactos - email e contacto telefónico -, Indicação da sessão na qual se inscreve (designação, dia e hora).

Congresso do Ensino Superior


O Congresso do Ensino Superior é uma iniciativa da Federação Académica do Porto e do Instituto Português da Juventude que decorre de 5 a 7 de Dezembro e pretende proporcionar um momento de apresentação, discussão e formulação de conclusões sobre matérias relacionadas com política educativa no ensino superior em Portugal, considerando a implementação de políticas no sector e as principais tendências internacionais de práticas a adoptar.
Este evento será constituído por 2 sub-eventos distintos: a Conferência Internacional sobre Educação Superior (6 de Dezembro) e o FAP form (5 e 7 de Dezembro).
A realização deste congresso direcciona-se em especial para jovens líderes de estruturas representativas de associações de estudantes e associações académicas, responsáveis de instituições de Ensino Superior, professores do Ensino Superior, líderes políticos, representantes nos órgãos de gestão das Instituições de Ensino Superior, e todos aqueles que se interessam e por matérias relacionadas com politica educativa.
A Cidade das Profissões foi convidada pela Federação Académica do Porto a estar presente neste evento, realizando um workshop promotor de reflexão do que tem vindo a ser feito no âmbito da transição para o mercado de trabalho.
"Emprego para que te quero?" designa o workshop a ser dinamizado pela equipa da Cidade das Profissões (5 de Dezembro, pelas 18:30h) e tem como principais objectivos:
  • Dar a conhecer a Cidade das Profissões e os seus pólos de actuação;

  • Identificar as principais necessidades dos jovens universitários em fase de transição para o mercado de trabalho;

  • Explorar as estratégias promotoras de empregabilidade já levadas a cabo pelas Associações de Estudantes, apontando as mais eficazes;

  • Fomentar o desenvolvimento e a implementação de novas estratégias promotoras da empregabilidade.

Para mais informações consulte: www.congresso08.fap.pt