sexta-feira, 28 de novembro de 2008

"Mês da Hotelaria e da Restauração"


Foi no dia 26 de Novembro que a Cidade das Profissões deu por encerrado mais um novo ciclo de actividades - "Mês da Hotelaria e da Restauração"- através da realização de um "Painel de Profissionais" de grande qualidade.



Este ciclo de iniciativas contou com a presença de oradores versados nas mais diversas áreas do ramo da hotelaria e da restauração, a saber:


Actividade

Orador(s) convidado(s)

Presenças

O Sexo das Profissões

Dra. Rosa Oliveira
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

20 participantes

Rumo ao Futuro

Dra. Ana Pereira
Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (AESBUC)
Dra. Catarina Canto Moniz
Portucalense
Dra. Emanuelle Pimentel
Instituto Politécnico do Porto (ESEIG)
Dra. Joana Bastos
Gestora de Marketing

31 participantes

Empreender

Dra. Marta Mucha
Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC)

22 participantes

Um dia com...

Um Profisional de Catering

Sr. António Amaral
Empresa de Catering

46 participantes

Um dia com..

Um Chefe de Restaurante/Bar

Chefe Herculano Pereira
Escola Profissional do I.D.Henrique

40 participantes

Um dia com...

Um Chefe de Cozinha

Chefe Gonçalves
Escola Profissional do I.D.Henrique

23 participantes

Painel de Profissionai

Sr. António Amaral
Empresa de Catering
Sra. D. Ana Barbosa
Empregada de mesa/bar
Chefe Gonçalves
Escola Profissional do I.D.Henrique

47 participantes

Para além das inúmeras oportunidades de contacto directo com os profissionais presentes, um dos principais objectivos foi o de orientar e informar todos os que procuram formas de financiamento para criar o próprio emprego nesta área, bem como apostar na formação académica e profissional com o intuito de facilitar a futura integração no mercado de trabalho neste sector de actividade.


À semelhança de actividades anteriores, promoveu-se um espaço dinâmico, interactivo e muito prático, onde os alunos tiveram oportunidade de experimentar a sensação de "um dia de trabalho".

As Escolas visitam a Cidade das Profissões



No decorrer do mês de Novembro, a escola E.B. 2,3 Frei Manuel de Santa Inês e a escola E.B. 2,3 Professor Óscar Lopes visitaram a Cidade das Profissões .


As escolas solicitaram à Cidade das Profissões a realização de sessões de promoção de Competências de Empregabilidade. Aceitando este convite, a Cidade das Profissões realizou sessões sobre Pesquisa Activa de Emprego, Como elaborar o Curriculum Vitae, Cartas de Apresentação e de Candidatura Espontânea, Provas de Selecção e Entrevistas de Emprego.


Procura-se com estas sessões alertar os jovens (em fase de transição para o mercado de trabalho) para o processo de recrutamento e selecção que irão experiênciar no futuro.

Semana do Emprego - Mostra de Oportunidades de Emprego e Formação




De 24 a 28 de Novembro decorre a Semana do Emprego - Mostra de Oportunidades de Emprego e Formação nas instalações da Junta de Freguesia de Vila das Aves.

Esta iniciativa foi organizada pela Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso e pela Associação Metropolitana de Serviços.

A Semana do Emprego surge devido à necessidade de alertar para os desafios que se colocam aos recursos humanos num cenário de crescimento e progresso do mercado de trabalho. A formação (escolar e/ou profissional) vem, de certa forma, dar resposta a estas exigências, sendo possível verificar o seu impacto em termos de produtividade, aumento de remunerações, progressão de carreira e, de uma forma mais ampla, no desenvolvimento das comunidades.

Os principais objectivos desta acção são: a) divulgar a oferta de emprego e de formação disponível; b) sensibilizar, informar e apoiar os indivíduos em situação de desfavorecimento no seu processo de integração no mercado de trabalho; c) evidenciar a importância da qualificação para uma integração no mercado de trabalho potencialmente mais inclusiva; d) sensibilizar e informar para o empreendedorismo; e) contribuir para a formulação de representações positivas sobre perfis profissionais qualificados; f) promover o trabalho em rede ao nível da promoção de empregabilidade de indivíduos em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho.

A Cidade das Profissões participou na Semana do Emprego mediando a sessão “O trabalho de ontem e de hoje...que mudanças?”. Com esta conferência pretendia-se sensibilizar e informar os destinatários para as mudanças no trabalho e emprego, apoiar e promover a pesquisa activa de emprego e salientar a importância da capacidade de adaptação dos indivíduos como forma de responder aos desafios impostos pelo mercado de trabalho. Estiveram representadas nesta conferência empresas muito importantes na região do Vale do Ave, nomeadamente, Bial (pelo Dr. Miguel Portela, Director de RH), Casfil, Lda (pelo Dr. José Carlos Alves) e Euveo – Trabalho Temporário (pelo Dr. Miguel Pereira). Contou-se, ainda, com o testemunho do Sr. Vitor Oliveira (APPACDM Maia), um jovem com um percurso de vida, escolar e profissional rico, capaz de fazer frente aos obstáculos que lhe foram colocados.

Não se pretendeu com esta sessão encontrar respostas para os dilemas transversais do mercado de trabalho (i.e., a dificuldade de integração no mercado de trabalho dos jovens licenciados, dos adultos com mais de 40 anos, a difícil gestão dos papéis de vida, entre outros); contudo, esta foi ocasião de reflectir sobre:

  • a importância da formação e da competência como resposta à progressiva especialização das empresas;

  • a pesquisa de emprego e a importância de assumir uma atitude activa de procura;

  • o processo de recrutamento e selecção e a importância de enviar candidaturas espontâneas e preparar as várias fases de selecção (entrevistas e provas de selecção);

  • o “desaparecimento” do emprego para toda a vida, pois hoje em dia os percursos profissionais já não são lineares, mas assumem-se como “voos de borboletas”, ziguezagueantes;

  • as competências transversais mais valorizadas no mercado de trabalho: força de vontade, iniciativa, pro-actividade, persistência, adaptação e aprendizagem contínua.

A Cidade das Profissões agradece às entidades organizadoras e, também, à UNIVA de Vila das Aves, o convite que nos foi endereçado e todo o apoio prestado.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal

No passado dia 1 de Novembro de 2008, a Cidade das Profissões (CdP) e a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) celebraram um acordo de colaboração.

Visando conhecer, integrar e mobilizar uma rede de recursos de apoio ao cidadão, a CdP perspectiva como essencial o estabelecimento de relações de proximidade com as associações de profissionais, que mantêm um contacto privilegiado com os diversos ramos de actividade do tecido empresarial português e portuense.

A AORP, uma associação de empresas que exercem a sua actividade no âmbito da Ourivesaria e/ou da Relojoaria, irá, doravante, encaminhar para a CdP os jovens e adultos à procura de formação, emprego ou (re)orientação profissional, disponibilizar informação sobre as actividades por si desenvolvidas para divulgação junto do público-alvo da CdP, e solicitar a colaboração de associados e/ou profissionais dos sectores da Ourivesaria e da Relojoaria nas iniciativas desta instituição (workshops,sessões de demonstração, seminários), por forma a divulgarem o seu trabalho e, simultaneamente, a proporcionarem ao público-alvo da CdP oportunidades de contacto directo com os profissionais da Ourivesaria.

A Cidade das Profissões irá: facultar à AORP informação sobre Competências de Empregabilidade, Modalidades Formativas e Empreendedorismo, sob a forma de fichas de informação e/ou de sessões informativas; informar, aconselhar e encaminhar os profissionais e/ou associados da AORP que se encontram em processos de procura activa de emprego, formação e/ou (re)qualificação profissional; encaminhar para a AORP os jovens e adultos que possam ter interesse pelos sectores profissionais da Ourivesaria e/ou da Relojoaria; e divulgar as iniciativas que irá realizar junto do seu público-alvo.

Esta parceria emerge do reconhecimento de que as duas instituições têm objectivos que se cruzam. A CdP e a AORP partilham a expectativa de que esta colaboração seja proveitosa para ambas as instituições e para a comunidade por elas abrangida.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sessões de (In)Formação e Atelier – Provas de Grupo

No âmbito das Sessões de empregabilidade desenvolvidas pela, Cidade das Profissões, as provas de grupo, destacam-se pela importância que possuem durante o processo de recrutamento e selecção de candidatos. A pertinência desta abordagem resulta da necessidade de informar e orientar os candidatos a emprego, sobre a utilização deste instrumento que permite ao empregador determinar capacidades, atitudes e uma melhor adequação ao posto de trabalho. Por outro lado, esta sessão tem como objectivo capacitar os participantes para enfrentar as diferentes fases de um processo de selecção, através de exemplos e exercícios práticos.

Provas de Grupo

Porque motivo as empresas utilizam as Provas de Grupo?

Numa envolvente tão competitiva quanto a actual, as empresas recorrem às provas de grupo, com o objectivo de seleccionar os melhores profissionais para atingir o sucesso empresarial.

O que é avaliado?

Normalmente os profissionais da área do recrutamento e selecção, utilizam as provas de grupo ou dinâmicas de grupo, para avaliar o comportamento dos candidatos perante determinadas circunstâncias concretas. Ou seja, analisar as características relacionais dos candidatos, tais como: a capacidade de argumentação, integração nos grupos de trabalho, liderança, tomada de decisão, relacionamento inter pessoal, de influenciar os outros , de aplicar experiências passadas a novas situações...

Como são organizadas?

Reune-se um grupo reduzido de candidatos a quem, sob o controlo de um ou vários supervisores, é sugerida a discussão de um tema apresentado, dentro de um certo limite de tempo.

Qual a sua importância?
Numa era em que a eficácia e a eficiência têm uma importância crescente, torna-se urgente a escolha da “pessoa certa para o lugar certo”. Neste sentido, as provas de grupo, permitem reunir feedback's tanto para as entidade empregadoras, no que diz respeito a uma escolha acertada, mas também para os candidatos, no desenvolvimento de competências que promovam o seu desempenho profissional. Este instrumento de selecção pode funcionar como uma oportunidade para os candidatos observarem e aprenderem com os candidatos seleccionados.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dezembro - Workshops de Empregabilidade


No decorrer do mês de Dezembro, a Cidade das Profissões irá realizar workshops sobre Empregabilidade. Com a realização deste evento, pretende-se dar a conhecer ao público informação pertinente e actualizada num formato dinâmico e interactivo.

Nesse sentido, planeámos a realização de actividades de facilitação do processo de Recrutamento e Selecção, a saber:
  • Pesquisa Activa de Emprego;
  • Como elaborar o Curriculum Vitae;
  • Como realizar Cartas de Apresentação;
  • Provas de Selecção - Provas de Grupo;
  • Entrevistas de Emprego.

Estas actividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrições limitadas.
Para mais informações ou para proceder às inscrições poderá utilizar o seguinte contacto de correio electrónico:eventos@cdp.portodigital.pt

Informação necessária para inscrição:
- Nome;
- Contactos (telefone e e-mail);
- Habilitações escolares/académicas;
- Evento no qual se inscreve (nome do evento; dia e hora).

Não é necessário o envio de documentação e no final de cada sessão será facultado um certificado de presença (quando solicitado) .

domingo, 9 de novembro de 2008

Um dia com...um Engenheiro de Moagem

"Um dia com...um Engenheiro de Moagem" foi a actividade que encerrou o ciclo de actividades "Retratos de Trabalho" a 7 de Novembro.
O engenheiro Rui Azevedo, representante do Grupo Cerealis, fez a ponte entre o moleiro de antigamente e o moleiro do século XXI. Ficou bem claro que antigamente as funções do moleiro eram bastante vastas, desde a moagem à comercialização da matéria-prima e produtos finais. Hoje em dia, o "moleiro" possui um leque de conhecimentos mais específicos.
Esta área profissional vive, actualmente, uma situação de "crise": não há formação específica em Portugal, sendo necessário recrutar formadores noutros países europeus e a sociedade em geral ainda não considera esta profissão dignificante.
O engenheiro Rui Azevedo propõe como possíveis estratégias para fazer face a esta situação, a valorização económica destes profissionais e uma maior comunicação e cooperação entre as empresas e as entidades de ensino e/ou formação, fomentando progressivamente a visão de que as profissões que envolvem um trabalho mais físico são igualmente dignificantes.

sábado, 8 de novembro de 2008

7 de Novembro: "O meu filho tem que ser Doutor"

No âmbito do ciclo de actividades "Retratos de Trabalho" a equipa da Cidade das Profissões preparou a actividades de exploração vocacional. Para além das inúmeras oportunidades de contacto directo com os profissionais presentes ao longo deste ciclo, foi proposto aos participantes que reflectissem acerca de algumas dimensões vocacionais.
"O meu filho tem que ser Doutor" é apenas uma das frases que ouvimos e dizemos no nosso dia-à-dia, muitas vezes sem reflectir no seu verdadeiro significado.
Com os cerca de 50 alunos e professores da Escola Bento Jesus Caraça e alguns participantes individuais, a equipa da Cidade das Profissões promoveu um espaço de reflexão acerca das crenças sociais que passam de geração em geração e que têm um impacto na nossa tomada de decisão vocacional, isto é, quando nos posicionamos face a uma determinada área profissional.
Foram vários os pontos focados nesta "conversa":
- a influência que os pais, colegas, amigos(as), namorados(as), profissores(as), psicólogos(as), meios de comunicação social, entre outros, têm na nossa escolha;
- o facto das profissões que envolvem trabalho físico e/ou manual serem profissões como as outras e não profissões "menores" e de hoje em dia as empresas sentirem grande dificuldade em recrutar este tipo de profissionais;
- a escolha que façamos não é um escolha definitiva e será sempre possível re-construir o nosso percurso;
- a gestão de papéis de vida;
- a importância da exploração das áreas profissionais do nosso interesse, enquanto promotora de escolhas mais conscientes;
- a importância da educação e formação contínua;
- entre outros.


A Cidade das Profissões agradece, desde já, aos jovens presentes pela visão crítica que apresentaram e compromete-se a realizar mais actividades que desafiem na nossa perspectiva sobre o mundo (das profissões).

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Novembro - Mês da Hotelaria e Restauração


De 10 a 28 de Novembro, a Cidade das Profissões irá realizar o “Mês da Hotelaria e da Restauração”, um mês temático que versará num domínio em franca expansão nacional e internacional.

Com a realização deste evento, pretende-se dar a conhecer ao público, informação pertinente e actualizada num formato dinâmico e interactivo, assim como contribuir para a exploração directa do mundo do trabalho e das profissões.

Nesse sentido, planeámos a realização de diversas actividades de carácter pedagógico-cultural e outras de facilitação do processo de Recrutamento e Selecção, a saber:

- (In)formação, Atelier e Simulação - Pesquisa Activa de Emprego (PAE); Como realizar Cartas de Apresentação (CA); Como elaborar o Curriculum Vitae (CV); Provas de Selecção - Provas de Grupo (PG) e Entrevistas de Emprego (EE);

- O Sexo das Profissões – sessão de debate acerca dos estereótipos de género associados a determinadas profissões;

- Empreender – sessão informativa com instituições promotoras do empreendedorismo e casos de sucesso;

- Um dia com ... – proporcionar o contacto directo com o profissional no desempenho das suas funções;

- Painel de profissionais da área da Hotelaria e da Restauração;

- Rumo ao Futuro - dar a conhecer áreas de saber em crescente expansão no âmbito da Hotelaria e Restauração.

Estas actividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrições limitadas.
Para mais informações ou para proceder às inscrições poderá utilizar o seguinte contacto de correio electrónico:eventos@cdp.portodigital.pt