sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cidade das Profissões visita Ajuda de Mãe


A Cidade das Profissões foi convidada pela Ajuda de Mãe (em Lisboa) a realizar um workshop sobre procura de emprego, elaboração do Curriculum Vitae e de cartas de candidatura, entrevistas de emprego e formação.

Sendo missão da Ajuda de Mãe informar, acolher e encaminhar grávidas, promovendo, entre outras coisas, a sua qualificação escolar e a sua reinserção profissional e social, a actuação da Cidade das Profissões verificou-se pertinente, tanto mais sendo o público-alvo jovens que atravessam um importante período de transição desenvolvimental, com implicações na sua relação com o trabalho e na construção dos seus projectos vocacionais e de vida.

Uma iniciativa em que se procurou clarificar as implicações da transição que as utentes estão a viver, contextualizá-la na sua interacção com a vida escolar e profissional, explorar os significados que lhe são atribuídos e antecipar os obstáculos (nomeadamente à integração profissional) com que poderão deparar-se, salientando, a propósito disso mesmo, a necessidade de desenvolver as chamadas "competências de empregabilidade".

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"Retratos de Trabalho"



De 9 de Outubro a 7 de Novembro, a Cidade das Profissões apresenta a exposição fotográfica “Retratos de Trabalho”, evento em que se dará a conhecer, por recurso a imagens (do acervo da Casa Alvão e do Centro Português de Fotografia), profissões existentes no início e em meados do século XX, algumas delas hoje em dia extintas.

No âmbito desta exposição, a Cidade das Profissões irá realizar workshops, conferências e diversas actividades pedagógico-culturais em que serão criados espaços de reflexão sobre o mundo do trabalho, das profissões e da formação.

Uma iniciativa da Cidade das Profissões e do Museu da Indústria do Porto.

Para conhecer o programa e inscrever-se, clique aqui!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Apresentação




A Cidade das Profissões (CdP) é um projecto inovador de apoio ao emprego e à qualificação dos recursos humanos e de promoção da acção empreendedora. Nasceu como um sub-projecto no âmbito do Porto Digital, enquadrando-se na missão mais ampla de contribuir para a evolução de uma sociedade da Informação e do Conhecimento e de tentar que essa sociedade possa estar ao alcance de todos.
A CdP assenta numa vasta parceria entre diversas entidades, tendo como principais promotores a Câmara Municipal do Porto, a Universidade do Porto, a Associação Empresarial de Portugal e a Metro do Porto e insere-se na rede internacional Reseau Cité des Metiers, criada em França na década de 90.

O contexto actual de acelerados processos de transformação do mundo do emprego e da educação caracteriza-se pela individualização crescente dos percursos profissionais, reflexo da mobilidade laboral e da multiplicidade de actividades laborais, por períodos alternados de formação e de actividade laboral e pela precariedade dos vínculos laborais. Caiem os conceitos tradicionais de trabalho, e se perante este cenário de incerteza, as cidades podem e devem promover activamente o desenvolvimento do seu capital humano, é igualmente da responsabilidade dos cidadãos saber integrar e manter-se num mercado em mudança.

No processo de adaptação à mudança do mundo do emprego e da educação é necessário qualificar alternativas e auxiliar nas escolhas. A CdP em como objectivos Informar, Aconselhar, Promover e Capacitar. Informar sobre oportunidades no mundo do trabalho e da formação, aconselhar nos processos de escolha escolar e formativa, aconselhar nos processos de reorientação profissional e de requalificação, promover a aproximação dos cidadãos ao tecido empresarial, promover a acção empreendedora, capacitar na procura activa de emprego, na manutenção do posto de trabalho e na adaptação à mobilidade laboral.

A CdP tem por base o apoio gratuito e especializado a estudantes do ensino básico ao ensino superior, a recém-licenciados, à procura do primeiro emprego, a trabalhadores desempregados de curta, média/longa duração em busca de emprego ou requalificação, a trabalhadores activos em busca de desenvolvimento e promoção de competências, a novas empresas resultantes de iniciativas de empreendedorismo, ou seja, apoia qualquer cidadão com necessidades nas áreas a que procurar dar resposta.

O apoio estrutura-se em quatro formas de actuação: 1) Atendimento individual e personalizado. São cinco os pólos de atendimentos: Profissões, Formação, Estágios, RVCC e Empreendedorismo; 2) Espaço Multimédia de Auto-informação, onde é facultado o acesso gratuito a computadores para consulta de Internet (exploração do Portal CdP, bases de dados, bolsas de emprego, bolsas de formação, contas de e-mail, etc.) e elaboração de CV's, cartas de apresentação, etc; 3) Sessões informativas, promovidas sob a forma de um ciclo de seminários e desenvolvidos pela equipa técnica da CdP e por entidades externas, convidadas, com perspectivas únicas sobre os temas; e 4) Projectos e iniciativas junto de entidades (públicas e privadas) que promovam parcerias estratégicas para a concretização de objectivos específicos no âmbito dos fins e objectivos da CdP.
A Cidade das Profissões situa-se na Rua das Flores, zona de acessibilidade facilitada pelo Metro e Estação de S. Bento, e enquadra-se no projecto mais amplo da revitalização da Baixa do Porto.